Contato : +33 (0)4 42 26 40 34 WhatsApp : +33 (0)6 09 01 49 97

Dia de Mistral. Normalmente o melhor a fazer é ficar em casa bem protegido, ou no máximo, ir ao cimena. Nem uma opção nem outra. O programa do dia seria ao ar livre e nem o vento forte e frio não nos impediria de continuar com o projeto de ver o maior espetáculo medieval realizado na França : o ataque ao castelo de Les-Baux-de-Provence, a 64km de Aix. Nos preparamos e começamos a viagem que durou apenas uma hora pela autoroute du Solei, a mesma que pegamos para ir à Avignon, Barcelona e Arles, também conhecida como A7. Continuamos os últilmos 36km pela A54, pagamos 2,40€ de pedágio na saída oeste de Salon de Provence e em pouco mais de vinte minutos – seguindo sempre as indicações para Arles e atravessando pomares e fazendas – chegamos ao nosso objetivo.

Deixamos o carro no estacionamento a três quilômetros do centro da cidade  e pegamos o ônibus colocado à disposição do público. O vento soprava ainda mais forte e o frio, apesar dos casacos, incomodava.

Chegamos na hora para assitir a primeira apresentação, às 11h. Colocamos os breceletes de plástico e subimos as escadas em pedra que dão acesso à arquibancada montada em frente às ruínas do castelo. Trinta minutos antes do espetáculo principal, um show com àguias, falcões e um cavalo treinadíssimo explicava a importância desses animais na Idade Média. Mais precisamente em 1350 quando aconteceu de verdade o fato que estava sendo recriado por voluntários apaixonados pela época.

O contexto histórico é explicado com música, efeitos sonoros e muita ação. Vemos tudo em detalhes : a invasão do castelo, o jovem que consegue fugir e vai até Aix-en-Provence (!) contar à rainha Jeanne o que tinha acontecido, a reação da rainha e o contra-ataque violento do proprietário que retoma o castelo com arqueiros, cavaleiros e canhões. O espetáculo termina com muitos aplausos e o passeio pela Idade Média continua nas animações preparadas na cidade : menestréis, comidas e bebidas típicas, barracas dos soldados e catapultas, arietes e outras armas em exposição mostram a dureza daqueles tempos.

Uma pausa para o almoço e em seguida continuamos o passeio pela cidade que tem uma vista deslumbrante da região dos Alpilles e é cheia de lojinhas charmosas repletas de  produtos da Provence e artigos derivados do espetáculo: espadas em madeira, vestidos, escudos, roupas, elmos, etc. Les-Baux-de-Provence, l’assaut du château, no último fim de semana de setembro com dois espetáculos por dia às 11h e às 16h. Os ingressos custam : 30€ por adulto e 25€ para as crianças à partir de 4 anos.

O ataque do castelo de Baux deixou de ser realizado, mas as Medievales de Baux continuam no programa.

As informações foram úteis? Compartilhe com um amigo e siga o nosso perfil no Instagram para viajar para a França todos os dias com a NA PROVENCE.

Tags:, , , , , , , , ,

5 Replies to “Revivendo a história da Provence com o “ataque do castelo” em Les-Baux-de-Provence”

Amanda Mesquita
8 outubro 2010
OLá AnaTe! AMEI esse post!! Pricipalmente por conta de todos os detalhes do roteiro e porque eu finalmente consegui ver as fotos do teu site (rs)... Só fiquei triste porque irei à Provence numa época em que não terá o Dia de Mistral (em janeiro) mas, com certeza verei outras coisas tão interessantes quanto. Obrigada por compartilhar esses teus momentos!! Abração!
    AnaTe
    11 outubro 2010
    Oi Amanda, Que bom que gostou. Tento fazer o possivel para mostrar o que acontece de melhor por aqui. Volte sempre. Beijos!
Luciana
12 outubro 2010
AnaTe, Parabéns pelo seu blog são ótimas as dicas da Provence! Meu marido e eu estamos pensando em viajar em janeiro (único período de férias possível).Vimos em um dos post do seu blog que seu marido presta serviços de turismo, podendo nos pegar no hotel e levar, de carro, até algumas das cidades que pretendemos conhecer. Estamos pensando ficar baseado por 4 noites em Marseille (check in 19/01 e check out 23/01) e no período conhecer Marseille, Aix-en-Provence, Luberon, Roussilon, Lourmarin, Gordes, Arles, Avignon e se possível Carcassone, e, nos quatro dias seguintes, ficando sediado em Nice (check in 23/01 e check out 27/01) visitar Mônaco, Cannes, St-Paul de Vence, Saint Tropez, etc, além de Nice. Primeiramente, gostaria de saber se as pretensões são viáveis em face do tempo disponível e se estas são, de fato, as melhores escolhas na região. Por fim, gostaria de receber (em meu email pessoal) o orçamento dos serviços de seu marido para o período e programa acima. Obrigada, Luciana
    AnaTe
    17 outubro 2010
    Oi Carlos, obrigada pela visita e volte sempre! Beijos!