Contato : +33 (0)4 42 26 40 34 WhatsApp : +33 (0)6 09 01 49 97

Festa dos vizinhos causa insônia no Sucrilhos.

“O meu condomínio tem treze casas e um bloco com dezesseis apartamentos e normalmente é um lugar calmo. O único barulho que incomoda, e raramente, é o trem que passa por perto em alguns momentos do dia. Mas no sábado passado, à partir das sete horas, bem em frente à minha casa, começou a Fête des Voisins.

Ana, Nicolas e Chloé saíram para fazer parte da comemoração como a maioria dos outros moradores, entre eles umas quarenta crianças. Como no Brasil cada família participou da organização do aperitivo e do churrasco. Pelo que entendi durante à tarde quando Ana estava preparando as bebidas, a festa, de origem francesa, tem como objetivo o que o nome já indica : aproximar quem mora perto, e até divide os muros, mas que muitas vezes não se conhece.

O projeto foi uma iniciativa da Associação Paris de Amigos criada em 1990, com vários objetivos : apadrinhamento dos vizinhos em dificuldade, Natal para os sem-família, ajuda à domicílio para pessoas com a mobilidade reduzida, reforço na busca pelo emprego e guarda de crianças. Em 1999, a associação lançou a Festa dos Vizinhos no 17° arrondissement – bairro de Paris, 800 imóveis e 10.000 habitantes disseram oui para a idéia. Em 2000, com o apoio da Associação das Prefeituras da França 30 municípios participaram da operação e em todo o país 500.000 pessoas festejaram a vizinhança.

Em 2003, a festa ganhou terreno na Bélgica e em 10 cidades européias e a primeira Festa dos Vizinhos na Europa atingiu três milhões de pessoas. Em 2004, o “Dia Europeu dos Vizinhos” reuniu em torno do tema 150 cidades na Europa, no Canadá, na Turquia e no Azerbaïdjan. Na edição deste ano, segundo a Amigos de Paris, mais de 7,5 milhões de europeus, desses cinco milhões de franceses, se mobilizaram.

O objetivo da Paris de Amigos para o ano que vem é de que 9 milhões de pessoas em 27 países da Europa dêem o primeiro passo para serem mais do que vizinhos. A festa na França é realizada na última terça-feira do mês de maio, fica a sugestão para os brasileiros. Por aqui, vou ficar torcendo para que no próximo ano os gatos da vizinhança também sejam convidados, melhor participar da festa do que esperar até as três da manhã em casa para voltar a dormir tranqüilo.”

Texto do Sucrilhos, o Gato.

Procurando hospedagem ? 

Clique aqui e veja com quem trabalhamos: Booking. 

A nossa assessoria é gratuita para todos os clientes que optam por se hospedar com os nossos parceiros. Além de contar com a consultoria de quem conhece e mora na Provence, você não paga mais nem um centavo por isso.

Aguardamos o seu mail caso tenha alguma dúvida de como funciona o nosso serviço: site@naprovence.com.

Tags:, , , , , ,

Deixe um comentário

Nota: Os comentários no site refletem as opiniões de seus autores, e não necessariamente as opiniões do portal de internet NaProvence. Você deve abster-se de insultos, palavrões e expressões vulgares. Reservamo-nos o direito de excluir qualquer comentário sem aviso prévio ou explicações.

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são assinados com *