Tel: +33 44 226 4034 • Cel: +33 60 901 4797 • Fax: +33 44 227 2862 site@naprovence.com
Horário local: 15:11 hrs • Atendimento em horário comercial (das 9:00 às 17:00 hrs)

Agência de Viagem

 
Escolha uma Página

Paul Cézanne é o filho ilustre de Aix-en-Provence.

O nome dele está por todos os lados, em praças, em todas as livrarias, em passos deixados pela cidade, em lembranças de viagem. Não podemos passar por Aix-en-Provence sem ouvir falar de Cézanne, o pintor, o artista, o inconformista, o talentoso e não compreendido Paul Cézanne.

Paul nasceu em Aix-en-Provence no dia 19 de janeiro de 1839. O pai dele ainda não era banqueiro, mas já mostrava tino para os negócios com a loja de chapéus Cézanne que funcionava cada vez melhor. Paul e a irmã Marie, nascida em 1841, freqüentaram a escola primária da Rue des Epinaux e aos 10 ans ele entra no pensionato Saint Joseph. Três anos mais tarde, em 1852, Paul se torna aluno do Collège Bourbon – atual Collège Mignet – onde ele conhece Emile Zola e Baptistin Baille. Durante as férias eles eram inseparáveis nos longos passeios pelos arredores da cidade. Em 1858, Zola parte à Paris deixando Paul desorientado, é o começo de uma longa amizade (que termina com o lançamento do livro “A Obra” de Zola que conta a história de um pintor genial, mas sem reconhecimento que se suicida).

Em 1859, depois de terminar o segundo grau Paul se inscreve no curso de direito – como desejava o pai dele – ao mesmo tempo ele acompanhava as aulas da Escola Municipal de Desenho. Cézanne continua a faculdade na marra e a pintura começa a ganhar terreno. Em 1861, Paul chega à Paris, não passa no exame para entrar na Ecole des Beaux Arts e volta decepcionado para Aix onde começa a trabalhar no banco do pai. A princípio, contra o desejo do filho de virar pintor, o pai de Cézanne vai terminar cedendo à vocação e começa a lhe pagar uma mesada. Nos primeiros anos que se seguem Cézanne divide seu tempo entre Paris e Aix. Ele trabalha na Académie Suisse onde começa uma amizade com Pissaro, Monet e Renoir. Nesse mesmo período ele encontra Hortense Fiquet que se torna sua companheira e mãe do seu único filho, que também ganha o nome de Paul.

De 1863 à 1880 suas telas são sistematicamente recusadas pelo júri do Salon de Paris. Finalmente ele pára de mostrar seu trabalho aos mestres da arte clássica e oficial. No dia 28 de abril de 1886, Cézanne se casa com Hortense Fiquet depois de 17 anos de vida em comum. Em outubro do mesmo ano o pai dele morre. Cézanne mora na Provence e começa aos poucos a ser reconhecido. Ele explora e pinta os arredores de Aix, aluga uma cabana à Bibémus (parque de falésias de cor ocre) e tenta comprar, sem sucesso, o Château Noir.

Com a morte da mãe e a venda da mansão du Jas de Bouffan em 1899 ele se instala em um apartamento na Rue Boulegon. A partir de 1902 ele trabalha no atelier do caminho do Lauves onde jovens artistas como Emile Bernard vêem vê-lo. No dia 15 de outubro de 1906 Cézanne é pêgo de surpresa por uma tempestade quando pintava no exterior.

Ele é levado pra casa e morre no dia 23 de outubro em consequência de uma pneumonia. Paul Cézanne partiu aos 67 anos, mas antes de ir embora abriu a porta do que seria considerado – bem mais tarde – o começo da arte moderna. E caso você conheça o último quadro pintado por Cézanne – Le Cabanon de Jordan – vai entender bem do que estou falando…

Procurando hospedagem ? 

Clique aqui e veja com quem trabalhamos: Booking. 

A nossa assessoria é gratuita para todos os clientes que optam por se hospedar com os nossos parceiros. Além de contar com a consultoria de quem conhece e mora na Provence, você não paga mais nem um centavo por isso.

Aguardamos o seu mail caso tenha alguma dúvida de como funciona o nosso serviço: site@naprovence.com.

Compartilhe o encanto da Provence!Share on Facebook
Facebook
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Pin on Pinterest
Pinterest
0Email this to someone
email

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.