Contato : +33 (0)4 42 26 40 34 WhatsApp : +33 (0)6 09 01 49 97

Vida nova para Ana Carolina na residência estudantil de Cuques em Aix-en-Provence.

Com uma bolsa de estudos e o apoio fundamental dos pais – Joel e Eliane – para que a primeira travessia do Atlântico fosse tranquila e sem turbulências, Ana Carolina começou a nova experiência : estudar o francês vivendo os próximos cinco meses na residência universitária de Cuques, que ela mesma nos apresenta.

“Hoje, faz duas semanas e quatro dias que estou morando na Cite Universitaire de Cuques em Aix-en-Provence, uma das moradias estudantis da cidade. A cité é realmente uma cidade. São quatro pavilhões, cada um deles com dois prédios de 4 ou 5 andares e térreo, sendo que em cada andar há cerca de 36 quartos, ou seja, há vaga nas moradias para quase todos. Muito relevante, principalmente se comparado com o Brasil, onde apenas os mais pobres conseguem uma vaga depois de muita burocracia.

O alojamento, diferentemente do Brasil, é pago, e os “aluguéis” variam de acordo com o tipo de quarto: sem banheiro, com banheiro, ou studio com banheiro e cozinha.  Os gastos com água e a energia estão inclusos. O único inconveniente com relação ao pagamento é que este deve ser feito de uma vez no início do semestre.

O meu quarto quarto é o que eles chamam de chambre rénovée (entre 9 e 13m²). Dependendo do pavilhão o quarto é mobiliado com cama, armário, escrivaninha, cadeira e frigobar, além da cabine tri-fonction (douche, WC, lavabo). A cozinha é coletiva – pias, mesas, fogões e micro-ondas – e cada morador deve ter os seus próprios utensílios como panelas, pratos, talheres, etc. O pavilhão 2 onde estou alojada acabou de ser reformado e se encontra em ótimas condições. Tudo é novo e muito bonito.

Com relação à limpeza há uma pessoa responsável pelas partes comuns do prédio (escadas, cozinha, corredor) que vem quatro vezes por semana, segunda, terça, quinta e sexta-feira. A limpeza dos quartos é responsabilidade de cada estudante. Assim como as roupas, pois há uma única lavanderia no pavilhão 3, que no meu ponto de vista é muito pequena : três maquinas de lavar de 6 quilos cada, das quais uma está quebrada no momento, e uma de 10, e para secar as roupas há apenas duas secadoras. Não há varais nem tanque para lavar calçados ou “roupas de mão”. No caso da lavanderia há uma taxa para utilizar as máquinas.

Com relação à localização, Cite Universitaire de Cuques se situa a cerca de 10 ou 15 minutos a pé da fonte Rotonde e do centro da cidade. Com relação ao transporte, há um micro-ônibus (mini 2) que pára bem na entrada da moradia e vai em direção ao centro e outros pontos.

Devido aos programas de intercâmbio há muitos estrangeiros na residência. No meu pavilhão são quase todos europeus, mas no pavilhão 4, por exemplo, são quase todos de outros continentes (muitos chineses). A vida na moradia é amigável e muito interessante, pois a existência de partes comuns favorece o entrosamento dos estudantes, além de proporcionar oportunidades de treinamento da língua francesa no caso dos estudantes não francófonos. Essa convivência é também útil para o desenvolvimento do respeito mútuo.

Quanto a inconvenientes, consigo citar apenas 3 no momento:

1) Eu devo ser a única pessoa do meu corredor que limpa a cozinha após o uso, pois ela está sempre suja apesar da limpeza feita uma vez por dia,

2) Está havendo uma reforma meu pavilhão, resultando em muito barulho a partir da sete da manhã e muita fuligem no meu quarto,

3) O meu quarto está sempre com cheiro de fumaça de cigarro pois há pessoas que fumam nos quartos e no corredor.

Apesar disso, estou muito feliz em ter conseguido uma vaga aqui no Cuques e estou muito satisfeita com a moradia estudantil de Aix. Espero que minha estadia possa me acrescentar muitas coisas boas que talvez eu não pudesse adquirir no Brasil.”

Texto e Fotos Ana Carolina Rodrigues

Procurando hospedagem ? 

Clique aqui e veja com quem trabalhamos: Booking. 

A nossa assessoria é gratuita para todos os clientes que optam por se hospedar com os nossos parceiros. Além de contar com a consultoria de quem conhece e mora na Provence, você não paga mais nem um centavo por isso.

Aguardamos o seu mail caso tenha alguma dúvida de como funciona o nosso serviço: site@naprovence.com.

Tags:, , , ,

11 Replies to “Vida nova para Ana Carolina na residência estudantil de Cuques em Aix-en-Provence.”

Joel e Eliane
20 setembro 2010
Foi realmente uma travessia e chegada tranquila da nossa filha em Aix en Provence. Agradecemos a Deus por termos achado o "Persa Brasileiro" e consequentemente Ana Merger e Nícolas. Fomos orientados por eles nos mínimos detalhes para que tudo fosse bem elaborado; na preparação, durante a viagem e chegada da Aninha em Aix. Não houve mesmo nenhuma turbulência. Ela nos conta sobre o último trecho "No aeroporto de Marselha assim que desembarquei vi uma pessoa sorrindo para mim.Perguntou...Ana? Era o Nícolas. Me ajudou em tudo, fez muito mais que um trabalho; cuidou paternalmente de mim". Por isso, nós, pais da Ana Carolina, recomendamos a todos que pretendam viajar para Aix, principalmente aos pais que no futuro viverão as mesmas experiências que estamos vivendo, que recorram ao "Persa Brasileiro" e a inestimável ajuda que Ana Merger e Nícolas podem oferecer. Aos quais novamente agradecemos e desejamos sucesso dia após dia Um grande abraço Joel e Eliane
Responder
    AnaTe
    20 setembro 2010
    Joel e Eliana, muito obrigada pelo carinho e gentileza. Contem sempre conosco. Um grande beijo e até breve.
    Responder
Tio Jonas e Tia Marcia
20 setembro 2010
Ana. Que bom ver você aí no seu novo cantinho. Muito sucesso prá você. Muita alegria. Muita paz. Seja firme, seja constante. Sempre abundante. Abraços e beijos. tio Jonas, tia Marcia, Davi e Ludmila.
Responder
Angela Arten-Meyer
23 setembro 2010
Olá, quando vc vier à Alemanha, o meu blog é ideal para fazer um belo roteiro!!! Gostei muito de seu blog, bem informativo!!! Vou recomendá-la!!! Abraços!!
Responder
Vanessa
14 outubro 2010
Olá Ana Te ! Posso te chamar assim? Descobri seu blog hoje através do Viagem na Viagem e tenho que dizer que ele é ótimo, cheio de informações úteis e sempre com uma pitada de simpatia. Gostei especialmente deste post da Ana Carolina pois pretendo passar 1 mês estudando Françês aí, mas a idéia de ficar em casa de família não me agradava pois já tenho 32 anos e gosto de privacidade. Saber que existe essa opçào me deixou bem animada .
Responder
    AnaTe
    14 outubro 2010
    Oi Vanessa, que bom que encontrou o que procurava! Espero que volte mais vezes e que em breve você possa realizar esse desejo de estudar fora. O que recomendo para todo mundo. Beijos e até breve.
    Responder
Helena
12 novembro 2010
Muito bom! Importantes estas informações. abs
Responder
Leticia Queiroz
8 novembro 2011
Ola Ana, tudo bem? Parabens pelo Blog...isto é bastante incentivador para quem esta pensando em estudar fora.... Estou me programando para passar dois meses estudando frances por ai e não quero ficar em casa de familia... Tenho 26 anos e gostaria de um pouco de privacidade, Mas estou com uma grande dificuldade para encontrar alojamento ou studios Consegue me indicar alguma coisa? Obrigada.
Responder
    AnaTe
    14 novembro 2011
    Oi Leticia, tudo bem? Encontrar um local para ficar em Aix nao é mesmo uma missao simples, eles nao sao muitos, sao caros e se alugam muito rapidamente. O que lhe aconselho é procurar entre os apartamentos que temos em linha, alguns sao mais baratos justamente por que sao para estudantes. Se nao encontrar nenhum fique de olho no site, vamos aumentar o numero de imoveis com o tempo e quem sabe você nao encontra o que esta procurando. Um abraço e até breve!
    Responder
JOEL/ELIANE
24 dezembro 2011
Ana e Nícolas, tudo bem? Nossa Ana Carolina terminou o curso de Letras Tradução na UNESP São José do Rio Preto. Dos quatro anos de estudo, seis meses ela esteve em Provence, e nunca esqueceremos o quanto voces foram importantes durante todo o período que a Aninha esteve na França, principalmente nos primeiros dias. Desejamos a voces e as crianças, um bom Natal e um bom início de Ano Novo. Deus vos abençõe.
Responder
    AnaTe
    26 dezembro 2011
    Ola Joel e Eliane, muito obrigada pela lembrança e votos. É sempre muito bom receber esse tipo de carinho e reconhecimento. Espero que possamos dar o mesmo apoio a outros estudantes de passagem pela Provença. Lhes desejo um excelente 2012 e mandem um grande beijo para Ana. Até breve!
    Responder

Deixe um comentário

Nota: Os comentários no site refletem as opiniões de seus autores, e não necessariamente as opiniões do portal de internet NaProvence. Você deve abster-se de insultos, palavrões e expressões vulgares. Reservamo-nos o direito de excluir qualquer comentário sem aviso prévio ou explicações.

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são assinados com *