Tel: +33 44 226 4034 • WhatsApp: +33 60 901 4797 site@naprovence.com
Horário local: 08:42 hrs • Atendimento em horário comercial (das 9:00 às 17:00 hrs)

by Anatê Merger

 
Escolha uma Página

Provença: 10 coisas que todo mundo precisa saber antes de vir.

A minha amiga Rachel Verano está de malas prontas para voltar ao Brasil. Ela, o Marcos e o “Google” vão deixar saudades. Nesse período na Provence foram muitos os momentos pra lá de agradáveis com velhos e novos amigos e várias dicas preciosas registrados no blog Viajar Bem e Barato, como  essa lista sobre o que você precisa saber antes de desembarcar na Provence.

1) O aeroporto de Marseille é superbem servido de cias aéreas low-cost:
Apenas a gigante Ryanair voa para 26 destinos diferentes, entre Paris, Bruxelas, Madri, Marrakesh e Porto. A Pegasus voa para Istambul, A Jet4You voa para Casablanca, a Germanwings voa para Colônia, na Alemanha, a Easyjet voa para Londres… Ou seja, tanto os vizinhos da África quanto da Europa está a poucos euros de distância (e pode ser mais barato chegar de avião, por exemplo, do que de TGV).

2) Carro é fundamental (Alugue o seu carro conosco. Saiba como aqui!):
É a única maneira de chegar nas cidades mais encantadoras e se embrenhar pelo interior. A região não é bem servida de trens e nem de qualquer outro tipo de transporte público.

3) Alugar uma casa é uma experiência genial:
Assim você pode viver dias como um autêntico provençal e ir às feiras, cozinhar delícias fresquinhas, curtir um vinho na varanda e ver a vida passar mais devagar. Detalhe: é mais barato do que ficar em hotel.

4)  Você nunca estará sozinho nas cidades mais fofas:
É assim nos melhores lugares do mundo, fazer o que… Fato é que as vilinhas mais famosas já têm até estacionamento antes da entrada. Mas, com exceção dos meses do verão, o volume de turistas é bem razoável.

5) No auge do verão (julho, agosto), os congestionamentos são incontornáveis (e insuportáveis):
Aí a coisa muda de figura. As estradas mais estreitas ficam congestionadas, os guichês de pedágio das autoestradas param, é quase impossível conseguir uma boa vaga. É o preço que se paga pela alta temporada… Mas não pense em desistir jamais! É também uma das estações mais deliciosas.

6) No inverno pode fazer muito, mas muito frio:
O inverno é a estação chuvosa. E pode nevar. Muito.*

7) Campos de lavandas floridos? Só em junho, julho e, no máximo, em agosto:
No resto do ano, o máximo que você vai ver são pequenos arbustos verdinhos. Aquela foto clássica, dos campos roxos, das abadias cênicas, das ondulações recheadas de alfazemas, só por algumas poucas semanas.

8 )  Os restaurantes estrelados têm preços superacessíveis na hora do almoço:
Palavra mágica na hora do almoço na França: formule midi, a fórmula-mágica-obrigada-senhor do meio-dia. E até os restaurantes estrelados pelo Guia Michelin contribuem para o bolso do gourmet. Resultado: se no jantar uma pessoa gasta facilmente € 150, no almoço o menu degustação pode sair a menos de € 50, por exemplo.

9) Muitas vezes os preços das etiquetas não incluem os impostos:
Mesmo em lojas como a Fnac o preço em exposição pode não incluir o imposto de quase 20%. Não custa perguntar antes de encher a sacola.

10) É perfeitamente possível conjugar dias no campo com bate-voltas nas praias da Côte D’Azur:
Cannes está a uma hora e meia de Aix-en-Provence. Nice, uns 15 minutinhos mais. Dá para ir e voltar no mesmo dia sem pressa.

Texto de Rachel Verano do Viajar Bem e Barato

* Como a minha querida amiga passou apenas um ano por aqui, vou melhorar essa resposta com relação ao clima. Os períodos chuvosos na Provença são a primavera e o outono. No inverno, faz frio, evidentemente, mas muito menos do que no norte do país. E a neve é coisa rara por aqui, em oito anos vivendo na França, experimentei em apenas um ano – em 2009 – uma semana debaixo de muita neve. Fora isso, neva um dia ou dois, tempo suficiente para fazer algumas fotos. Nota do Editor.

Procurando hospedagem ? 

Clique aqui e veja com quem trabalhamos: Booking. 

A nossa assessoria é gratuita para todos os clientes que optam por se hospedar com os nossos parceiros. Além de contar com a consultoria de quem conhece e mora na Provence, você não paga mais nem um centavo por isso.

Aguardamos o seu mail caso tenha alguma dúvida de como funciona o nosso serviço: site@naprovence.com.

7 Comentários

  1. lais

    Adorei as dicas!!!

    Responder
  2. katya

    Adorei seu site, parabéns…Gostaria de saber qual o melhor roteiro para fazer a Provence e outros lugares em 10 dias, queria que me desse uma orientação quanto a distribuição dos dias e onde melhor dormir. Primeiro chegaria por Paris e pegaria um trem para Avignon ou Marseille e outro para Aix Provence onde pretendo ficar como base por uns dias. No segundo dia iria fazer os campos de lavanda alugando um carro. Tenho um pouco de receio pois não falo frances, acha que a estrada é complicada para visitar os lugares de carro sem domínio da língua? Entao faríamos Luberon, Gorge du Verdon e MOustier Saint Marie, domindo lá uma noite para no dia seguinte seguir para Nice ficando mais uma noite em Nice depois Cannes Monaco Saint Tropez, Depois voltaríamos a Aix dormindo um dia la e no dia seguinte faríamos , Avignon, Airles e Marseille para fazer o passeio Cassis nas falanques, voltamos a Aix.para dormir e no dia seguinte iríamos Montpellier e Carcassone dormindo la para depois seguirmos ou para Toulouse e Vale do Luar ou Lyon para deixarmos o carro e voltarmos para Paris de trem a fim de seguir para Strasburgo. Está muito confuso o roteiro? Acha que daria para fazermos isso tudo neste período? Obrigada

    Responder
    • Anatê Merger

      Ola Katya, tudo bem? Vou lhe mandar um mail com as minhas sugestoes. Um abraço!

      Responder
  3. PATRÍCIA FERREIRA

    Olá, como vão? meu marido está em Paris fazendo seu doutorado sanduíche e ficará até setembro. Programei uma visita entre os dias 12 e 26 de junho, pra matar as saudades. A estadia é curta, eu sei… mas também faço pós, temos um bebê de menos de 2 anos (que ficará com os avós) e preciso concluir minha dissertação. Sei que no dia 21 de junho acontece la Fête de la Musique e estava pensando em ir para a região da Provence (como sugeriu uma amiga, uma lua-de-mel), creio que tão logo eu chegue à Paris para poder voltar a tempo de curtir la Fête e depois Paris… então seriam 7 dias (do dia 13-14 ao dia 20 de junho), isto é, uma semana no sul da França. Seria tempo suficiente? Imagino que a resposta é não… talvez o tempo de uma vida não o seja! Mas… o que vcs me sugerem? Ambos somos estudantes bolsistas, portanto, estamos interessados nas opções mais baratas… Alugar um carro já está nos planos (nosso francês, modéstia à parte, dá pro gasto!), mas quanto a alugar uma casa por 7-8 dias, seria o mais adequado? São muitas perguntas… mas muita vontade de ver os campos de lavanda floridos e o mar azul da Cotê… Abraços a todos! Au revoir!

    Responder
    • Anatê Merger

      Ola Patricia, tudo bem? Obrigada pelo seu mail. Uma semana é um tempo razoavel para fazer um condensado de Provence, vou lhe ajudar com o roteiro nao se preocupe co isso. Em vez de uma casa, um apartamento em Aix ou Avignon seria mais recomendado em junho. Os preços das casas nesse periodo sao altos, por volta dos 3mil euros a semana. Vou lhe enviar um mail com algumas sugestoes. Vamos nos falando. Um abraço!

      Responder
  4. Elma Braga

    Estou com vontade de ir com um amigo agora em setembro, fiquei animada com a possibilidade de alugar uma casa ou apartamento, quanto seria mais ou menos? Você poderia informar qual cidade ficaria mais central para que nos visitássemos outras…Que programas seriam interessantes para sentirmos o coração da provence…Obrigada

    Responder
    • Anatê Merger

      Ola Elma, tudo bem? Você pode ficar em Aix ou Avignon. Veja no nosso site http://www.naprovence.com as opçoes nas duas cidades. A assessoria e o roteiro sao gratuitos para todos os clientes que reservam a hospedagem conosco. Um abraço!

      Responder

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comece sua viagem por aqui!

Comece sua viagem por aqui!

Download gratuito de um manual com dicas simples e informações que respondem as principais dúvidas sobre a Provence. 
Sua viagem começa agora! É só preencher o formulário abaixo.

Muito obrigado!