Contato : +33 (0)4 42 26 40 34 WhatsApp : +33 (0)6 09 01 49 97

Bolo de lavanda.

Que a lavanda é um bom adstringente todo mundo sabe, mas essa planta também funciona muito bem como um tempero delicioso. A prova: esse bolo para doze pessoas feito com lavanda fresca prerado em apenas quinze minutos.

Ingredientes:

3/4 xícara (180 ml) de leite
3 colheres (sopa) de lavanda fresca bem picada
6 colheres (sopa) de manteiga, amolecida
1 xícara (200 g) de açúcar
2 ovos
2 xícaras (250 g) de farinha de trigo
1 1/2 colher (chá) de fermento em pó
1/4 colher (chá) de sal

Modo de fazer:

Preaqueça o forno a 170 ºC. Unte e polvilhe com farinha de trigo uma forma para bolo inglês de 23×13 cm. Numa panela pequena misture o leite e a lavanda. Ponha a panela no fogo médio e deixe-a até que o leite comece a ferver. Em seguida, tire a panela do fogo e deixe o leite esfriar um pouco. Em uma tigela média, bata a manteiga e o açúcar até ficarem homogêneos. Acrescente o ovo e continue batendo até formar um creme de cor clara e liso. Separadamente misture a farinha, o fermento e o sal. Alternadamente ponha a farinha peneirada com os outros ingredientes e o leite com a lavanda na tigela com o creme preparado. Misture bem e despeje a massa na forma untada e polvilhada. Asse o bolo no forno preaquecido por 50 minutos, ou até que um palito saia seco depois de enfiado no meio da massa. Deixe o bolo esfriar na forma.

Procurando hospedagem ? 

Clique aqui e veja com quem trabalhamos: Booking. 

A nossa assessoria é gratuita para todos os clientes que optam por se hospedar com os nossos parceiros. Além de contar com a consultoria de quem conhece e mora na Provence, você não paga mais nem um centavo por isso.

Aguardamos o seu mail caso tenha alguma dúvida de como funciona o nosso serviço: site@naprovence.com.

Tags:, , , , ,

20 Replies to “Bolo de lavanda.”

SILVIA REGINA (Syssi)
6 janeiro 2013
Por gentileza, vcs tem receita de sorvete de lavanda, se sim, poderiam enviar para o meu email... Grata. Syssi
Responder
    Anatê Merger
    6 janeiro 2013
    Ola Silvia, tudo bem? Nao tenho a receita do sorvete de lavanda. Vou dar uma pesquisada, se encontrar lhe mando por mail. Beijos!
    Responder
SILVIA REGINA (Syssi)
6 janeiro 2013
Amei este blog. Meu genro e frances, Mathieu. Ele, minha filha e meu netinho se encontram na Franca a passeio. Ano que vem pretendo viajar para conhecer muito deste pais maravilhoso. Syssi
Responder
Cláudio Miguel
3 fevereiro 2013
Olá Ana, você poderia nos indicar um guia da região, que fale português, para o mês de setembro? Grato.
Responder
    Anatê Merger
    3 fevereiro 2013
    Ola Claudio, tudo bem? O seu grupo conta com quantas pessoas? Vou lhe enviar as respostas por mail. Um abraço!
    Responder
Carolina Labbate
17 março 2013
Olá Ana, como vai?? Fiquei cm muita vontade de fazer esse bolo porém tenho algumas duvidas: a lavanda picada tem que ser inteira ou somente os brotinhos??? Estarei indo para Provance agora em Maio e gostaria de dicas de passeios. Um abraço e muito obrigada Carol
Responder
    Anatê Merger
    17 março 2013
    Ola Carolina, tudo bem? A lavanda nesse caso é a flor sequinha propria para receitas comestiveis. Nao sei se vai encontrar no Brasil, mas como vem à Provence você compra por aqui. Dicas de passeios e roteiro persoanlizados sao oferecidos gratuitamente para todos os clientes que optam por se hospedar com um dos nossos parceiros com o apoio da nossa equipe. No http://www.temporada.naprovence.com você encontra uma série de opçoes. Se precisar de algo vou estar por aqui. Um abraço!
    Responder
Maria Teresa D. Valente
6 setembro 2014
Oi Anatê, como na receita pede lavanda fresca, achei que eram as folhinhas do pé de lavanda, eu tenho 2 pés. Ainda bem que você explicou, não dá para fazer, tenho que esperar florescer. Gostaria, se puder, de receber a receita do picolé. Agradeço por sua atenção e por todas as informações lindas, abraços carinhosos Maria Teresa
Responder
Eliana
23 setembro 2015
Oi Ana este bolo pode ser feito com flores frescas de lavanda .
Responder
    Anaté Merger
    23 setembro 2015
    Oi Eliana, tudo bem? Nunca usei flores frescas, apenas as destinadas ao consumo. Normalmente, usamos as flores frescas para enfeitar. :-) Beijo!
    Responder
Keylla
23 junho 2016
Olá, Fiz essa receita hoje e ficou deliciosa! Deu certinho. Coloquei alguns blueberries que tinha e ficou maravilhoso. Obrigada :)
Responder
Ana Maria Tecles
10 setembro 2018
Conheci esse site delicioso só hoje qdo procurei p/ comprar lavanda p/ fazer uma receita que tenho. Sou apaixonada pela França, e pela Provence, claro... A ultima vez que estive lá alugamos uma casa em Devène e qdo ia embora, a dona da casa me deu uma braçada de lavanda colhidas no jardim dela. Não consegui trazer e como me arrependo disso!!! Deveria ter tirado qualquer coisa da mala p/ acomodá-las mas... Enfim, agora preciso delas e não encontro aki no Brasil. Só encontrei óleo essencial e vi receitas com ele mas confesso que fiquei na dúvida; será que posso usar em bolos? só sei que ele é bem concentrado. Vejo a alfazema e no Brasil dizem que é a mesma coisa, será?
Responder
    Na Provence
    10 setembro 2018
    oi Ana Maria, tudo bem? Obrigada pelo carinho! :-) O óleo essencial não deve ser usado na culinária, o que poderia fazer é cozinha algumas flores para obter um pouco da essência diluída. Alfazema e lavanda são a mesma planta. Procure por lavanda comestível (essa você nao precisa diluir, pode usar a flor mesmo), em especiarias e lojas especializadas você deve encontrar. Um abraço!
    Responder
      Ana Maria
      11 setembro 2018
      Pois é, eu não consegui encontrar a flor de lavanda comestível e em um site vi receitas variadas usando o óleo essencial de lavanda. Usa 2 ou 3 gotinhas. Qdo estive em uma loja de produtos naturais aki, vi o óleo e perguntei sobre o uso dele na culinária e tb foi aconselhado não usar. Enfim, vou continuar minha procura...rsrs Obrigada,
      Responder
        Na Provence
        11 setembro 2018
        Oi Ana Maria, vou enviar o seu mail para um contato meu, quem sabe ela tem uma solução? Um abraço.
        Responder
beatriz troiano
12 junho 2019
olá! fiz a receita e ficou divino!! ja fiz varias receitas de bolo de lavanda... mas essa foi a melhor!!! vc teria receita de sorvete de lavanda?
Responder
    Na Provence
    12 junho 2019
    Oi Beatriz, que maravilha! Depois manda uma foto para a gente. :-) Não temos uma receita de sorvete, mas vamos der uma olhada. Se acharmos alguma coisa, publicamos aqui. Um abraço!
    Responder
      beatriz
      12 junho 2019
      como mando foto? não acho o link para anexar arquivo... acabei de fazer o bolo ( de novo, terceira vez que faço essa receita!)
      Responder
        Na Provence
        14 junho 2019
        Oi Beatriz, tudo bem? Que delícia! Se puder mandar uma foto e até um video seria ótimo. Pode nos enviar por mail: site@naprovence.com Estamos de olho na receita de sorvete. :-)
        Responder
    Ana Maria
    14 junho 2019
    Beatriz, aonde vc conseguiu a lavanda?????? Não encontro por nada aqui no Brasil... ano passado fui p/ EUA e lá procurei a essência pelo menos mas não consegui. Trouxe semente de papoula que é outra coisa que aqui não consigo.
    Responder

Deixe um comentário

Nota: Os comentários no site refletem as opiniões de seus autores, e não necessariamente as opiniões do portal de internet NaProvence. Você deve abster-se de insultos, palavrões e expressões vulgares. Reservamo-nos o direito de excluir qualquer comentário sem aviso prévio ou explicações.

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são assinados com *