Contato : +33 (0)4 42 26 40 34 WhatsApp : +33 (0)6 09 01 49 97

Saint-Cirq Lapopie é uma das cidades mais bonitas da França.

Uma estrada cheia de curvas nos leva a essa cidade com um nome longo e estranho: Saint-Cirq Lapopie. Considerada um dos mais belos vilarejos da França, e com razão, a cidadezinha que fica no departamento do Lot, se abre em um verdadeiro espetáculo assim que deixamos o carro no estacionamento.

De um mirante, vemos o esplendor das construções que ficam no topo de uma falésia com mais de 100m, embaixo, um rio e um vale deixam a atmosfera com cara de contos de fadas. Andamos sem pressa até o centro da cidade. Mas antes da visita, um pouco de história.

Durante a Idade Média, Saint-Cirq Lapopie foi dividida entre três dinastias feudais: os Lapopie, os Gourdon e os Cardillac. Por causa disso inúmeros castelos e casas fortes foram construídas na região. Dos castelos restam apenas ruínas, mas para o prazer dos turistas que se acumulam nas ruas estreitas e cheias de sobe-e-desce em ruas pavimentadas com seixos roliços e escorregadios, muitas casas do centro velho foram preservadas.

Protegido por portas fortificadas, o centro nos dá a impressão de um local parado no tempo. Só temos certeza de que estamos no século XXI por causa das lojas e restaurantes que dominam as praças e avenidas principais vendendo lembranças e produtos regionais.

As casas com fachadas em pedra e cruzamentos em madeira foram classificadas entre os séculos XIII e XVI. Estreitas, elas têm como características um teto pontudo com forte inclinação.

Hoje, a cidade abrita 217 habitantes, e apenas 30 deles moram na cidadezinha durante o inverno. Mas não se preocupe porque pelo movimento eles não me pareceram tão sozinhos. Segundo o Office de Tourisme, mais de 400 mil turistas passam por aqui todos os anos. No coração do Parc Naturel Régional des Causses du Quercy, Saint-Cirq Lapopie faz parte do prestigiado clube dos Grands Sites Midi-Pyrénées.

Para não se perder nas ruas estreitas, siga o plano:

1-) Porte de la Peyroterie – vestígios de uma porta medieval,

2-) Casas burguesas medievais – casas com arcadas e detalhes em madeira dos séculos XIII ao XVI no ângulo da praça principal,

3-) Maison de la Fourdonne – espaço cultural com teatro ao ar livre, jardim e escada em caracol dos séculos XVI e XVII,

4-) O rochedo de Lapopie – no cume do rochedo dormem as ruínas do forte do século X. A vista para o vale é espetacular,

5-) O castelo de Cardaillac – cosntruído usando as bases do forte, do castelo construído vizinho à igreja também chegou aos nossos dias em ruínas,

6-) Casa Daura – casa medieval do século XIII com janelas à colunas e arcos, hoje uma residência internacionl de artistas,

7-) Igreja de Saint-Cirq Lapopie – Dedicada a Santo Cyr (daí o nome da cidade) e a mãe dele. Saint Cyr é considerado o mártir cristão mais jovem, ele tinha cerca de três anos quando foi executado. A igreja gótica construída em 1522, usou como base a capela romana com as relíquias dos santos. Entre as maravilhas: vestigios da decoração do século XII e afrescos do XIII.

😎 Rua da Pelissaria – casas com andares feitas em madeira entre os séculos XV e XVI,

9-) Porta da Pelissaria – na extremidade da rua da Pelissaria, chamada de porta de Rocamadour, ela é a mais bem conservada das portas fortificadas que protegiam a cidade,

10-) Château de Saint-Cir Lapopie – essa casa que fazia parte do antigo forte abriga uma exposição de obras contemporâneas aberta durante todo o verão,

11-) Musée Rignault – antiga casa do século XV, na margem da falésia, depois de uma restauração bem sucedida, ela abriga exposições permanentes e temporárias de abril a outubro.

Procurando hospedagem ? 

Clique aqui e veja com quem trabalhamos: Booking. 

A nossa assessoria é gratuita para todos os clientes que optam por se hospedar com os nossos parceiros. Além de contar com a consultoria de quem conhece e mora na Provence, você não paga mais nem um centavo por isso.

Aguardamos o seu mail caso tenha alguma dúvida de como funciona o nosso serviço: site@naprovence.com.

Tags:, , , ,

2 Replies to “Saint-Cirq Lapopie é uma das cidades mais bonitas da França.”

RITA MARIA
17 julho 2018
Vindo da Provence como se chega à Saint-Cir Lapopie?
Responder
    Na Provence
    18 julho 2018
    Bom dia Rita, fomos de carro e acho que usamos mapas e GPS. Um abraço.
    Responder

Deixe um comentário

Nota: Os comentários no site refletem as opiniões de seus autores, e não necessariamente as opiniões do portal de internet NaProvence. Você deve abster-se de insultos, palavrões e expressões vulgares. Reservamo-nos o direito de excluir qualquer comentário sem aviso prévio ou explicações.

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são assinados com *