Contato : +33 (0)4 42 26 40 34 WhatsApp : +33 (0)6 09 01 49 97

Casamento na França: a experiência da Natalia

“Entrei no seu blog por acaso, mas como sou recém casada, esse assunto me interessa e eu gostaria de compartilhar a minha experiência.

Vim para a França para fazer um curso de francês em 2010 e, para isso, tive que passar por todo o processo de demanda de visto do Brasil, com a embaixada e Campus France

Depois de um ano e meio de curso de francês eu fiz o teste DELF B2 para entrar na universidade e comecei um mestrado. Quando comecei o mestrado conheci meu namorado (atual marido) e nos decimos nos casar quando eu terminasse os meus estudos. Assim fizemos e, em agosto de 2013, eu dei entrada nos papéis para o casamento.

Na época, a mairie de Clermont-Ferrand me pediu :

  • Certidão de nascimento com menos de 6 meses de emissão traduzida por tradutor juramentado (42€),
  • Certidão de nascimento no noivo com menos de 3 meses de emissão (pq ele é francês e pediu a segunda via pela internet),
  • Certificat de Célibat (obtido no consulado), para o qual vc tb precisa apresentar a certidão de nascimento original,
  • Certificat de Coutume (obtido no consulado em Paris). Para esses 2 certificados eu paguei mais ou menos 90€, porque precisava registrar as assinaturas das minhas 2 testemunhas de solteiro no consulado,
  • A folha das testemunhas do casamento (podem não ser as mesmas do certificado de solteiro) com os nomes e endereços de todos (no minimo 1, no maximo 2 por cônjuge).

O site do consulado é bem completo em relação aos documentos e aos valores a serem pagos

Para quem esta querendo se casar e esta na França, a melhor maneira de obter as informações sobre os documentos exigidos é indo à mairie da sua cidade. Para que eles dêem o dossiê do casamento é preciso que os DOIS cônjuges compareçam e aproveitem para tirar todas as duvidas.

Meu casamento foi otimo e eu não tive maiores problemas para renovar o visto, que estava vencendo dia 28 /09 (eu casei dia 21/09 e não passei um dia sequer ilegal porque na segunda-feira depois do casamento enviei todas as peças pedidas para a mudança de visto e 3 dias depois eles me enviaram o recepissé, que é valido como um titre de séjour durante 3 meses se acompanhado do antigo).

Ja me informei sobre o pedido de naturalização, que pode ser feito em 2 hipóteses:

  • Após 4 anos de casamento, 
  • Após 5 anos de moradia na França, desde que esses 5 anos não tenham sido todos como estudante. Na prefeitura de Clermont o moço me disse que no meu caso, por exemplo, que ja tenho 4 anos na frança como estudante, posso pedir a minha naturalização quando completar 5 anos de estada porque o último eu fiquei com o visto de vie privée et familiale, ou seja, após 1 ano de casada.

Mas por enquanto a minha prioridade é validar o casamento no Brasil. Estou reunindo todos os documentos (que não podem ter mais de 6 meses de emissão) para enviar ao consulado e obter a transcrição do meu casamento para valida-lo no cartorio quando for ao Brasil em julho.

Meu comentário ficou imenso, mas como eu vejo que muitas pessoas tem dúvidas, acho válido compartilhar experiências para apaziguar os corações dos(as) noivos(as) de plantão.

Abraços a todos e boa sorte!”

Depoimento Natalia V. Caso queira participar do blog contando alguma experiência na França, envie um mail para site@naprovence.com

Mais informações sobre dúvidas jurídicas e traduções, clique aqui.

 


Instagram

Gostou? Siga o nosso Instagram para mais informações, fotos e vídeos diários sobre a França: @na_provence

Experiências personalizadas

Gostaria de viver uma experiência na França com um motorista-acompanhante que fala português? 

Clique aqui e saiba mais.

Procurando hospedagem ? 

Você é um cliente individual? Pode fazer a sua reserva diretamente com o nosso parceiro clicando aqui.

Caso precise de mais de um quarto, preencha esse formulário e entre em contato com o nosso serviço especial grupos.

Dúvidas sobre os nossos serviços?

Envie o seu mail para site@naprovence.com ou entre em contato pelo direct do Instagram.

Consultoria WhatsAPP

Serviço pago e disponível apenas para clientes com passagens aéreas compradas para o ano em curso.

Tags:, , , , ,

80 Replies to “Casamento na França: a experiência da Natalia”

Natalia Vaz
29 janeiro 2014
Ola, querida. Obrigada por publicar o meu comentario como post. Espero que ele possa ajudar as pessoas assim como os seus posts esclarecedores. :) Abraços! Natalia
Responder
    Jacqueline da Silva
    22 setembro 2016
    Olá Leticia\Anaté! infinitos obrigados pela enorme ajuda. Gostaria de saber quando tempo antes é q deve se anunciar o casamento no "jornal oficinal" antes da data do casamento.
    Responder
    Sandra
    27 janeiro 2017
    Olá Natália me chamo sandra gostaria muito de lhe pedir uma imformacão se és possível por e-mail ? Brigada espero que me resoda.
    Responder
    Vanda Pereira
    24 abril 2019
    Oi Natália queria uma resposta sua eu estou aqui na França à um ano e dois meses vim para cá de Portugal pois estava lá como turista três meses,mas meu namorado mora aqui ele é francês e filho de português possui duas nacionalidades e nunca pessei nisso pacs pois meu namorado é desenformado disso e ele fala que tenho que ir ao Brasil buscar documentos novos para isso, sua informação foi ótima será que tenho direito a fazer isso e como faço para tirar estes documentos estando aqui. Pois tenho até mede de ir embora para o Brasil estando ilegal. Obrigado se puder me ajudar com informações.
    Responder
      Na Provence
      29 abril 2019
      Ola Vanda, Você pode optar pelo pacs ou pelo casamento. No pacs você tera que provar na Prefecture que esta junto ha mais de 12 meses com o seu companheiro e no casamento 6 meses. De qualquer forma tera que obter alguns documentos brasileiros (pelo correio) para dar entrada em um dos dois procedimentos. Att, Leticia
      Responder
Mayara
31 janeiro 2014
Natalia... muito legal seu post! Eu vou me casar em Maio e foi muito esclarecedor seu post! E muito bacana este blog! Não conhecia... estão de paragens!!!! Gostaria de fazer uma pergunta, eu vim como estudante também, após meu casamento (quando receber meu receprissé) já estarei liberada "legalmente" para arranjar algum emprego? Obrigada
Responder
    Anaté Merger
    31 janeiro 2014
    Oi Mayara, tudo bem? Sim, com o récipissé de vie familiale você ja vai poder trabalhar normalmente. Boa sorte! :-)
    Responder
    Natalia Vaz
    7 fevereiro 2014
    Ola, Mayara! Como a Anaté disse, você pode sim trabalhar legalmente tendo somente o récépissé. O problema é que tem empregadores que não entendem a função legal deste documento e que ficam com medo de contratar você e depois você não "conseguir" o visto (mesmo sendo ele automatico apos o casamento). Mas como o processo de conseguir trabalho é lento, se você ja tem o récépissé, pode começar a procurar um emprego. Se encontrar antes de receber o visto, é importante que você esteja bem informada para "convencer" o seu patrão, caso ele não esteja muito por dentro dos trâmites. Boa sorte e felicidades no casamento! :-) Abraços.
    Responder
Alessandra Mota
13 fevereiro 2014
Ola, gostaria de me desculpar caso esteja metendo os pés pelas maos, pq a ansiedade é tanta q nem me dei ao trabalho de ler os comentarios.Ai Jesus nao sei nem por onde começar, mas preciso de ajuda.estava tranquila até ontem, pq mesmo sabendo q iria p França em breve dependia da averbaçao do meu divorcio para poder me casar nos proximos meses na França .Entao digo, o doc saiu e agora vou começar a enlouquecer(rsrsrsrs).Estou de viagem marcada p França no final do mes de março, vou me casar c um frances, os doc p se casar até q nao sao complicados, mas o q ta me tirando o sono é o seguinte: Vou com minha filha caçula 14 anos, sei q poderei ficar 3 meses, decorridos esses 3 meses e mesmo q ja dado a entrada no casamento ou ate me casando,vou ficar ilegal, pq segundo informaçoes terei q esperar 6 meses após casamento para dar entrada no meu visto de sejour, ai pergunto, como ficar lá sem estar em condiçoes ilegais com a minha filha, escola e tudo mais, comoproceder, espero q vc possa me ajudar apesar de estar sendo um tanto confusa, peço desculpas por isso!!!!!!!!! e aguardo um email com as informaçoes se possivel.Muito obrigada
Responder
    Anaté Merger
    14 fevereiro 2014
    Oi Alessandra, tudo bem? Pelo que escreveu fiquei com uma duvida. Você procurou a embaixada ou o consulado para obter as informaçoes sobre o casamento? Esse visto - o que permite o casamento - deve ser obtido ANTES de sair do Brasil. A documentaçao para se casar na França nao é simples por isso você deve procurar um consulado urgentemente. Toda a documentaçao deve ser original, com menos de três meses e traduzida por um tradutor juramentado. Você deve proceder da mesma maneira em relaçao à sua filha: procurar a embaixada e o consulado mais perto da sua casa. Apenas as autoridades habilitadas para isso vao poder lhe dar a informaçao que precisa de uma forma segura e atualizada. Boa sorte com o casamento e a mudança! Um abraço!
    Responder
Alessandra Mota
16 fevereiro 2014
P dizer a verdade telefonei lá uma vez e falei com uma senhora cujo nome é Solange, e por sinal com uma enorme má vontade!Como nao fui bem atendida, solicitei ao noivo q ligasse pq soube q ela trata melhor os futuros maridos franceses(rsrsrsrsrsrs) deve ter algum preconceito com nós mulheres brasileira ;) enfim, apenas liguei pq moro muito longe do consulado, estou esperando as noticias por parte do noivo ;) mas mesmo assim muito obrigada!
Responder
elaine
19 fevereiro 2014
Oi tudo bem Natalia que otimo que vc postou sobre ese tema aqui eu preciso saber como eu consigo o certificat de coutume et celibat.eu liguei na enbaixada en paris e eles nao resolven nada por telefone disserao que tenho que entrar no site consulado geral do brasil na francia;mas la no site eu nao vejo nada de coutume ou de celibat.Si vc puder me ajudar en algo eu ficaria super agradcida
Responder
    Anaté Merger
    20 fevereiro 2014
    Oi Elaine, tudo bem? O Consulado nao resolve nada por telefone, envie um mail e solicite o documento. O CERTIFICAT DE Cotume é simples de obter, eles enviam pelos Correios. Mas você deve estar misturando dois documentos, esse e um certificado que prova que é solteira. Caso tenha sido casada você deve apresentar o documento do divorcio. Evidentemente, traduzido. Fale com o consulado, eles vao lhe explicar o que precisa saber. Contei com eles quando cheguei e nao tive nenhum problema. Boa soret e um abraço!
    Responder
    Natalia Vaz
    20 fevereiro 2014
    Ola, Elaine Como disse a Ana, você pode enviar um e-mail com todas as suas duvidas para o CONSULADO. Eu vi que você ligou para a embaixada, mas não confunda. E' ao consulado que você deve pedir. Se você quiser algumas informações, pode encontrar no site deles http://cgparis.itamaraty.gov.br/pt-br/atestados_e_certificados.xml (copie e cole o link no seu navegador). Os dois ultimos links podem lhe ser uteis. Eu, particularmente não pedi informações por e-mail porque eles foram extremamente imprecisos quando eu precisei de informações para outro problema. Mesmo podendo pedir o certificat de coutume pela internet, eu preferi ir a Paris porque de qualquer maneira, precisaria ir pessoalmente para pedir o certificat de célibat (são dois documentos diferentes) e eu tinha tempo livre para me dedicar a isto. Agora eu estou na fase de "registro" do meu casamento no consulado para que ele seja valido no Brasil, e ja recebi uma carta dizendo que eu vou ter que ir assinar o termo de registro num consulado honorario perto da minha casa. Um pouco chato, mas... uma vez que esta feito, esta feito, né? Quando o processo terminar, escrevo sobre isso também para ajudar a quem precisar. Se precisares de outras informações, estou às ordens. :) Abraços. Natalia
    Responder
      Anaté Merger
      20 fevereiro 2014
      Oi Natalia, tudo bem? Querida, muito obrigada pelas informaçoes. Estou amando contar com a sua ajuda. Como ja disse, essa casa é sua, sempre que quiser mandar um texto sera muito bem-vindo! E aproveitando: por que nao conta como foi o casamento? A festa? Poderia mandar as fotos. ADORO CASAMENTOS! Beijo! :-)
      Responder
      elaine
      6 março 2014
      MUITO OBRIGADO POR VCS RESPONDER CON CARINHO MINHA PERGUNTA.MAS EU TENHO OTRA PERGUNTA O CERTIFICAT DE CELIBAT EU POSSO PEDIR NO BRASIL NA NOTARIA DE ONDE EU TENHO MEU RESGISTRO?EU ACHO QUE SERIA MAS FACIL PEDIR NO BRASIL PORQUE MINHA MAE PODE FAZER ISSO POR MIM.
      Responder
Alessandra Mota
22 fevereiro 2014
Natalia Vaz, vc ja se casou? e como vai proceder para pegar a carta de sejour? tera q retornar ao Brasil?obrigada
Responder
    Natalia Vaz
    3 março 2014
    Ola, Alessandra. Desculpe a demora na resposta. Eu ja casei sim e ja troquei o meu visto. :-) Não precisei voltar ao Brasil porque ja tinha um titre de séjour de estudante, valido por um ano, porque ja estudo aqui ha 4 anos. O processo de renovação/troca foi relativamente tranquilo. Passado o casamento eu enviei todos os documentos pedidos pela prefeitura e na mesma semana recebi o récépissé. Mas lembro que é importante dar uma ligadinha la na prefeitura pra eles não deixarem muito pra depois. No meu caso, eu casei 7 dias antes da expiração do meu visto e quando eu liguei pra saber se eles tinham recebido meu dossiê, 2 dias depois de ter ido deixar na caixa de correio deles, eles aproveitaram e trataram logo de me enviar meu papelzinho. :-) Abraços e boa sorte! Natalia
    Responder
Bruna Arruda
11 março 2014
Natalia, Muito obrigada pelo post. Vou me casar em breve na França e o seu post foi bem esclarecedor. Bjus
Responder
    Natalia Vaz
    21 abril 2014
    Por nada, Bruna. Muitas felicidades e vida longa ao seu casamento! ;) Abraços a você também, Ana!
    Responder
Claudia Pelegrini
17 junho 2014
Oi Natalia, como vai? Dia 4 de julho 2014 estou indo para França para me casar com um paquistanês que vive lá há 12 anos. Gostaria de saber se os procedimentos para o casamento são os mesmos e se esse casamento me dá o direito de viver legalmente na França? Sou divorciada. Neste caso quais os documentos necessários? Se possível me esclareça. Beijos e desde já obrigada.
Responder
Patrícia
5 setembro 2014
Boa noite! É tudo muito complicado. Meu noivo e eu tentamos nos casar no Brasil, mas por ele ser divorciado ficou difícil. Ele casou na França e não legalizou no Brasil. Depois de 2 anos de divorcio nos conhecemos e resolvemos nos casar. Ele preparou todos os papéis dele, trouxe para o Brasil, traduziu e depois ficamos sabendo que tinha que homologar seu papel de divorcio no Supremo Tribunal de Justiça que fica em Brasília. Pra começar ele já tinha gasto quase 2 mil reais. Conseguimos um advogado e ele nos aconselhou que a dificuldade era o divorcio e eu sendo solteira seria mais fácil nos casar na França. Estou no Brasil e ele voltou para França. Em outubro ele vai começar agilizar os papéis. Ele já levou um certificado com 2 testemunhas comprovando que sou solteira, minha certidão e a xerox da minha identidade. O certificado de Coutume tentei pegar no Itamaraty ou no frances, mas ninguém sabia o que era e o seu significado. Todas as pessoas que trabalham no consulado são extremamente frios. Mais meu noivo disse que eles são assim porque precisamos deles e nos tratam como uma M. Planejamos casar em janeiro, pois estarei de férias. Não ficaremos juntos ainda, pois juntaremos dinheiro para comprar uma casa no Brasil e se eu for morar agora lá será muito gasto. Ele gosta muito daqui, como ele fala o povo aqui é muito animado. Deus nos uniu, e vem nos dando força para conseguirmos ficar separados. Nos amamos muito e todo sacrifício vale! Gostaria da ajuda de vocês em relação aos papéis. Não quero que falte nada. Já sei bastante coisa, mas sempre tenho dúvida em tudo. Obrigada!
Responder
    Anaté Merger
    8 setembro 2014
    Ola Patricia, Apos o casamento voce vai ficar aqui na Franca? Aonde vocês querem casar? O certificado de coutume você pode consegui rno Consulado francês em Paris. Verifique no site do Consulado d (cgparis.itamaraty.gov.br) as instruções para solicitar tal documento pelo correio ou pessoalmente. Me mande um email no lecardosogra@gmail.com para verificarmos com mais detalhes a sua situação. Atenciosamente, Leticia GRA
    Responder
      marcia dos anjos
      29 setembro 2014
      sou Márcia dos Anjos e estou com dúvida em relação ao casamento com um cidadão francês. Meu caso é um pouco diferente pois meu namorado reside e trabalha em uma ilha francesa chamada Mayotte, ele mora em um vilarejo chamado Sada. Ele foi na mairie da lá para obter informações sobre as documentações para o casamento. Até onde entendemos vamos precisar dos seguintes documentos: - Passaporte - Certidão de nascimento (traduzida por um tradutor juramentado) - certificat de coutume ou certificat de capacidade matrimonial: Este documento só tenho como obter no consulado Brasileiro em Paris aqui no Brasil não tem um órgão onde posso ir para obtê-lo? - certificat de publication et de non opposition (este já temos, só estou aguardando chegar no consulado francês aqui no Brasil para retirar). Minha dúvida é com relação ao Certificat de coutume, será que a sra. poderia nos ajudar? Este documento só tenho como obter no consulado Brasileiro em Paris aqui no Brasil não tem um órgão onde posso ir para obtê-lo? Em caso de não ter nenhum órgão aqui no Brasil/São Paulo, como posso proceder para solicitar este documento ao Consulado Brasileiro na França?
      Responder
        Anaté Merger
        30 setembro 2014
        Olá Márcia, Com relação as suas dúvidas para o casamento: Pelo meu conhecimento o "certificat de coutume" (exigência da legislação francesa) somente pode ser obtido no Consulado brasileiro em Paris. Porém existe um procedimento para solicitar este documento pelo correio. Verifique no site do Consulado www.cgparis.itamaraty.gov.br. Se precisar de tradução de documento, permaneço a disposição. Atenciosamente, Letícia GRA
        Responder
Patricia Azevedo
12 novembro 2014
Boa Noite! Muito legal esse post, esta me ajudando em algumas coisas! Tenho uma duvida que esta me matando...nao consigo essa informacao em lugar nenhum sobre isso e as pessoas que ja se casaram me disseram que nao precisaram fazer isso, mas na prefeitura do meu noivo eles disseram que sera isso que vai atrasar nosso casamento em até 40 dias. Enfim...estou falando da publication de bans. Eles disseram que o casamento pode demorar pra se realizar porque eles precisam enviar essa publication pro Brasil pra saber se aqui alguém se opõe ao casamento e somente depois que eles obtiverem o documento é que o casamento pode ser marcado. O problema é que estamos com pressa porque eu vou ficar na franca entre o dia 7 de dezembro o dia 17 de janeiro. Queriamos conseguir realizar nesse periodo porque depois eu volto pro brasil e aqui eu teria que fazer o pedido pro visto. Se agente nao conseguir fazer o casamento agora, eu vou precisar voltar la de novo pra casar e a passagem é muito cara. Enfim, alguem pode me dizer se tem como eu conseguir a publication de bans aqui e levar pra eles pra ganharmos tempo! Desde ja obrigada!
Responder
    Anaté Merger
    13 novembro 2014
    Oi Patricia, O prazo legal para a publicação de bans é de dez dias, porém cada prefeitura acaba tendo o seu procedimento próprio. Porém, existe um procedimento para um eventual pedido de dispensa de tal prazo. Sugiro explicar a sua situação para a prefeitura naqual vocês irão casar aqui na França. Letícia Gra
    Responder
Allan
10 março 2015
Olá! Bela postagem. Parabéns pelo site. Eu estou programando uma ida a Paris e estava pensando em realizar meu casamento lá com minha namorada. Ambos somos brasileiros. Pelas buscas que eu fiz, parece que preciso apresentar um comprovante de residência de pelo kenos 1 ano na frança. É isso mesmo? Grato!
Responder
    Anaté Merger
    10 março 2015
    Olá Allan, Trabalho com a Anate no site Naprovence e sou tradutora na França e advogada no Brasil. . Se vocês não têm relação nenhuma com a França a legislação francesa só autoriza se for em um dos territórios franceses e não na França metropolitana. Porém, se um dos dois puder ter uma prova de residência de no mínimo 1 mês ( deverá ter uma continuidade) na França este casamento pode ser celebrado. Porém, é bom lembrar que como no Brasil, o pedido administrativo de casamento é um procedimento longo e oneroso (com tradução de documentos e obtenção de documentos no consulado, etc.). Boa sorte. Letícia Gra
    Responder
fernanda
25 janeiro 2016
Ola pessoal.. Eu ja fui casada no Brasil (com brasileiro) e me divorciei. Já foi averbado e tudo mais. Tem alguma particularidade em relação a documentação? Pois, li nos comentarios aqui que uma menina teve dificuldade de casar no Brasil, pois o noivo Francês ja tinha sido casado na França. Preciso oficializar meu divorcio na frança também?
Responder
    Anaté Merger
    25 janeiro 2016
    Ola Fernanda, Aonde voce quer casar? Na França ou no Brasil? Atenciosamente, Leticia
    Responder
Patrícia Morais
19 fevereiro 2016
Parabéns pelo blog. Informações muito úteis. Me aliviou bastante saber que posso pedir a mudança de status no visto aqui mesmo, após o casamento, sem precisar voltar ao Brasil. Infelizmente, eu e meu companheiro temos que esperar o seu divórcio (que aconteceu no Brasil) ser reconhecido aqui, onde ele casou. Por isso o casamento vai demorar e portanto terei que voltar ao Brasil para não ficar ilegal. Já estava desanimada em pensar que teria que voltar lá novamente, após casar, para obter o visto. Vi algo nos posts sobre vocês oferecerem serviço de tradução, então gostaria de saber se estão aptos a traduzirem essas peças que eles pedem para o casamento traduzidas ''par un traducteur agrée et assermenté", de acordo com o dossier de mariage?
Responder
    Anaté Merger
    22 fevereiro 2016
    Ola Patricia, Agradeço o seu contato. Sou tradutora "agrée et assermentée" português francês junto à Cour d'Appel de Grenoble podendo traduzir e "juramentar" documentos para a Franca inteira. Qualquer duvida pode entrar em contato por este email ou pelo telefone 0682732951. Atenciosamente, Leticia Gra
    Responder
Jordane
23 fevereiro 2016
Boa tarde gente,eu estou buscando algumas informações sobre como fazer depois do casamento na frança,preciso realmente voltar pro brasil pra pedir o visto,nao tenho visto de estudante,vou entrar como turista. Sobre o certificado de celibataire,posso fazer no brasil? ou tem que ser feito somente no consulado em paris ? To muito confusa com tudo isso :(
Responder
    Anaté Merger
    24 fevereiro 2016
    Boa tarde Jordana, O procedimento correto é você voltar ao Brasil apos o casamento para solicitar o visto de long séjour. Porém existe a possibilidade de apos o casamento voce ficar na Franca e pedir o visto apos 6 meses de casada. Isto implica ficar um tempo em situação irregular. Em relação ao certificado de solteira geralmente você pode obter uma declaração em um cartorio brasileiro juntamente com duas testemunhas, de que voce é solteira. Somente verifique se a mairie que da cidade aonde voce vai casar aceita tal declaração. (geralmente sim). Sou também tradutora juramentada (agrée) aqui na França se precisar de tradução fico à disposição. Atenciosamente, Leticia
    Responder
Cláudia Cilene santos de Santana
25 abril 2016
É muito importante esses comentários. Gostaria de saber, se é possível me casar na França, com um frances, sem está presente na entrega dos documentos. Só no casamento. E quais são os documentos pedidos por eles na prefeitura da França. Obrigada !
Responder
    Anaté Merger
    29 abril 2016
    Ola Claudia, Aqui na Franca geralmente eles pedem para o casal estar presente no momento da entrega dos documentos para o casamento. Podem haver exceções. Solicite ao seu noivo verificar esta questão na mairie do domicilio de vocês na Franca. Quanto ao documentos geralmente eles pedem a certidão de nascimento traduzida, o certificado de costume, o certificado de solteiro. Porém voce deve confirmar na mairie do seu domicilio na Franca aonde voces vão casar. Fico à disposição. Atenciosamente, Leticia Gra
    Responder
Bruna
12 maio 2016
Bom dia Anaté, Eu tenho algumas dúvidas também. Moro na França há alguns meses, sou au pair com uma família próxima à Paris. Bom, meu namorado me pediu em casamento e estamos vendo toda essa parte de documentação e etc. A prefeitura da cidade onde os pais dele moram (eles querem que nos casemos lá) nos pediu: a minha certidão de nascimento (copie intégrale) e a tradução, certificat de celibat e de coutume. Parecido com os outros comentários que vi por aqui. A minha dúvida na verdade é quanto ao meu visto. Meu visto como estudante vai até o dia 07/09 e nós pretendemos nos casar antes, mas eu devo pedir um rendez-vous na prefeitura antes para a mudança do visto? Para a renovação eu sei que eles dizem que é preciso que seja feito o pedido de 2 à 3 meses antes do final do visto atual, mas no caso do casamento eu não encontrei informações claras. Outra dúvida também é que eu estarei de férias em agosto, minha famille d'accueil vai me liberar um pouco antes do final do nosso contrato e eu pensei em ir para o Brasil antes do casamento. Eu teria algum problema se fosse em agosto e voltasse em setembro, antes do dia 07/09 que é a data final do meu visto? Eu penso que estaria ainda no meu "prazo", mas não sei se isso causaria problemas. Espero que eu tenha sido clara, estou um pouco perdida ainda. Obrigada!
Responder
    Bruna
    12 maio 2016
    Ops, acho que Anaté não é o seu nome. Me desculpe Letícia.
    Responder
      Anaté Merger
      12 maio 2016
      Oi Bruna, aqui é a Anaté. :-) Passei o seu mail para a Leticia, ela vai entrar em contato com você. Um abraço.
      Responder
    Anaté Merger
    17 maio 2016
    Ola Bruna, Relamente não ha muita inforamção sobre a mudança do visto de estudante para o vie privée e familiale. Existe este procedimento sim porém é um pouco trabalhoso. Se você esta realmente planejando ir ao Brasil, o ideal para voce seria ir para o Brasil logo em seguida do seu casamento pois ai voce poderia solitar o visto de la e evitar todo este procedimento complicado. Qualquer duvida, pode me ligar no 0682732951. Atenciosamente, Leticia
    Responder
    Anaté Merger
    23 maio 2016
    Ola Bruna, Vamos à sua duvida em relação ao visto: - Sim você deve solicitar um rdv na Prefecture competente para solicitar a mudança de estatuto porém somente apos o casamento. Se voce puder ainda renovar o seu visto de estudante é melhor pois você ganha tempo para o casamento. A obtenção de um RDV nas prefectures ultimamente estão cada vez maiores. No seu caso seria a mudança de visto de estudante para visa de vie privée et familiale. - Não acredito que a sua viagem ao Brésil, com retorno previsto antes do dia 7 de setembro, complique o seu pedido de mudança de visto. Se for apos o seu casamento, você até pode solicitar o visto de conjoint de français no Brasil, que é mais rapido que aqui na Franca. Se precisar de tradução também sou tradutora juramentada aqui na Franca e fico à disposição. Atenciosamente, Leticia
    Responder
Graciele
1 junho 2016
Ola! Anaté/Letícia, estou com uma situação um pouco complicada e queria saber se podem me dar umas dicas. Entrei na França como turista no dia 13/04 e me caso dia 18/06 com meu noivo brasileiro que tem dupla cidadania francesa.Entrei em contato com o pessoal da Prefecture onde emite o titre na minha região, e disseram que temos que comprovar que moramos juntos a mais de 6 meses. Na verdade a mulher ligou no celular do meu noivo e disse isso pra ele, mas não disse se era 6 meses na França ou desde o Brasil, vocês sabe algo sobre? Ela disse também que se não tivermos documentos para comprovar, eu terei que sair da França para "zerar" o meu tempo (e voltar depois de 3 meses), mas quem está irregular também pode solicitar o titre certo? Vi em algum lugar que além da taxa para emiti-lo há uma multa no caso de estar irregular, vocês sabem se procede e de quanto é essa multa aproximadamente? Desde já obrigada!
Responder
    Anaté Merger
    2 junho 2016
    Ola Graciele, Pela legislação, o tempo que você morou com o seu noivo no Brasil pode ser considerado para comprovar os seus meses de convivëncia, porém você tera que provar com documentos. De qualquer jeito, mesmo você estando irregular você pode solicitar o visto na Prefecture com fundamento no casamento com francês. Ha uma multa para pagar em torno de 200/300 euros, mas o valor correto depende de cada Prefecture. Para informação, algumas prefectures não concedem a autorização para trabalho no primeiro récépissé, somente na entrega do titre de sejour. Qualquer duvida fico à disposição. Atenciosamente, Leticia
    Responder
Claudia Avelino
6 junho 2016
Ola Anater Minha duvida é sobre o reconhecimento d efirma das tesemunhas de solteiros, a duvida é se as minhas duas testemunhas tambem precisam de estar aqui com o registro de nascimento ou se pode fazer so com o passaporte? desde ja muito obrigada
Responder
bia
11 janeiro 2017
Minha dúvida é: vou casar com um francês, na frança. é viável fazer um visto long sejour visitante para entrar na frança com visto, e pois tentar mudar para visto vie privée et familiare? ou seria melhor entrar como turista sem visto, e retornar ao brasil após o casamento para solicitar o visto viee privée et familiare? principalmente por questões de trabalho.. porque o visto de visitante não permite trabalhar. Obrigada
Responder
    Anaté Merger
    12 janeiro 2017
    Ola Beatriz, O melhor e mais indicado pela legislação francesa é você vir como turista (se você não tiver outro visto, como estudante por exemplo), casar aqui e depois voltar ao Brasil para solicitar o seu visto de conjuge de francês (que geralmente ja te da o direito de trabalhar) no Consulado francês no Brasil (uma das três jurisdições compétentes do consulado). Fico à disposição. Atenciosamente, Leticia
    Responder
      Bia
      12 janeiro 2017
      Muito obrigada pela sua resposta. Mais uma dúvida, quando você diz 'geralmente' ja te dá o direito de trabalhar, quer dizer que não é um direito digamos automático de quem obtem este visto? Achei que uma vez com esse visto valendo titre de sejour ja era possível trabalhar legalmente. Onrigada!
      Responder
Ana Claudia
5 março 2017
Olá, depois da entrega dos documentos na prefeitura quanto tempo demora para podermos marcar a data do casamento?
Responder
    Anaté Merger
    6 março 2017
    Oi Ana Claudia, tudo bem? Os funcionários da prefeitura onde entrou com os papéis podem responder essa pergunta melhor do que eu. Beijo. :-)
    Responder
diogo
22 maio 2017
Boa tarde! Estou em um relacionamento homoafetivo com um frances que mora ha 20 anos na Inglaterra. É muito custoso e complicado casar na Inglaterra ou no Brasil. Moro no Brasil e ele na Inglaterra. Nos conhecemos quando estive estudando ingles lá. Gostaria de saber se, ele sendo fraçês, a gente poderia ir lá (em algum lugar da França) apenas para casarmos? Nesse caso os documentos seriam os mesmos, ou teria alguma especificidade por ser um casamento homoafetivo? Você tem alguma estimativa de custos, em euros ou reais, de quanto custa um casamento na França, sei que pode variar de região para região, mas gostaria de apenas uma estimativa mesmo. Obrigado
Responder
    Anaté Merger
    28 maio 2017
    Bom dia Diogo, Para casar na Franca, voce devera ter um comprovante de endereço do seu companheiro ou ainda de parentes dele (se na Prefeitura local for aceito). Apos, voce devera obter o certificado de costume, a certidão de celibato (que pode ser obtida no Brasil e traduzida na Franca) e a certidão de nascimento traduzida. O valor depende se voce vai obter a sua certidão de celibato no Brasil ou no Consulado brasileiro na Franca. Atenciosamente, Leticia
    Responder
Neila Correia
29 junho 2017
Olá Anaté, Seu blog é maravilhoso, muito esclarecedor. Gostaria de aproveitar o seu conhecimento para tirar algumas dúvidas. Vou me casar com um francês, estou no Brasil com tudo certo para meu retorno a França para casar. Minha dúvida é além da documentação necessária que já li acima, tem algum procedimento que eu possa fazer junto ao consulado aqui no Brasil. Porque estive na França e muitos órgãos como a prefeitura disse que eu teria que retornar ao Brasil para pegar uma autorização para casar, fiquei muito confusa com as informações e acabei de fato retornando ao Brasil por questões familiares. Se puder ajudar agradeço muito.
Responder
Vitor Ribeiro
25 julho 2017
Olá, Anaté/Leticia. Estou em um relacionamento com um francês há um ano e agora vamos nos casar. Porém, ele já voltou para a França e eu pretendo chegar lá em Outubro para nos casarmos. A minha dúvida é: vou chegar como turista e em quanto tempo em média demora o processo de casamento na frança? pretendo voltar para o Brasil para pedir o visto de long séjour por aqui, você sabe me dizer quanto tempo em média consigo obter esse visto aqui no Brasil? em relação ao certificado de costume, eu consigo obter ele no Brasil? Em relação as traduções juramentadas dos meus documentos, qual é o custo? e o tempo médio para a tradução? desculpe estar insistindo nessa questão do tempo, mas é que não quero ficar em situação irregular em solo francês. Desde já, grato pela atenção
Responder
    Na Provence
    26 julho 2017
    Ola Vitor, Os documentos mais demorados para obter são : - certidão de nascimento com menos de 6 meses de expedição obtida no Brasil + tradução na Franca; - certificado de celibato - pode ser obtido em um cartorio no Brasil e traduzido aqui na Franca; - certificado de costume - solicitado perante o Consulado brasileiro em Paris - se voce precisar posso pedir para voce com a copia da certidão de nascimento e do passaporte brasileiro para adiantar. Com relação ao visto no Consulado francês no Brasil, não poderia dar garantia, porém sei que geralmente eles levam de 2 a 3 semanas apos o pedido para o recebimento. Com relação ao custo das traduções juramentadas eu precisaria ver os documentos para transmitir o valor correto, porém por exemplo a tradução de uma certidão de nascimento simples é mais ou menos 35 euros. O tempo médio para a tradução é de 1 a 2 dias utéis dependendo da época. Fico à disposição. Atenciosamente, Leticia
    Responder
Wilson Abreu
14 agosto 2017
Olá, boa tarde! Primeiro gostaria de parabenizar pelo blog. Muito boas as informações. Mas li tanto que fiquei perdido e por isso gostaria de compartilhar minha história para se você puder me ajudar. Ficarei muito grato! ? Somos um casal homoafetivo, meu namorado é legitimo francês e mora em beatrix. Ele fará uma faculdade em Aix em Provence e vou acompanha-lo. Resolvemos morar juntos! Porém para isso pretendemos no casar, por que nos amamos e também pq assim tenho chances de poder trabalhar. E ai que está a duvida. Onde é o melhor lugar para nos casarmos. No Brasil ou na frança? Estamos pesquisando para que façamos isso no lugar que seja melhor e mais barato para tirarmos o meu visto. Quero me casar no lugar que me permita tirar o visto de forma mais rápida e fácil. Ele vem pro Brasil em setembro e caso vejamos que é melhor casar aqui para dar entrada nos papeis, assim o faremos. Me ajuda!!!! Rs Eu realmente fico um pouco perdido com tatas informações. Duvidas como: Preciso esperar 6 meses para conseguir visto de trabalho, caso case na frança? Preciso mesmo voltar ao brasil para solicitar o visto de trabalho ou se casar aqui antes de viajar já me adiantaria. Me mudo em janeiro. Desde já te agradeço muito!!!!!!
Responder
    Na Provence
    20 agosto 2017
    Boa tarde Wilson, Agradeçemos os seus comentarios sobre o blog. Quanto à casar na França ou no Brasil é uma escolha pessoal. De todo jeito se voce casarem na França , voce tera que retornar ao Brasil para solicitar o seu visto de longa duração no Consulado francês perto do seu domicilio. Se vocês casarem no Brasil, o casamento precisa ser registrado no Consulado e apos voce podera solicitar o seu visto no proprio consulado francês no Brasil. Veja em um cartorio perto do seu domicilio no Brasil o que vcs precisam para casar, que tipo de documento e o que deve ser traduzido. No França ha alguns documentos que são pedidos e o certificado de celibato (se for feito em cartorio no Brasil) e a certidão de nascimento devem ser traduzidos. . Duvidas como: Preciso esperar 6 meses para conseguir visto de trabalho, caso case na frança? SIM Preciso mesmo voltar ao brasil para solicitar o visto de trabalho ou se casar aqui antes de viajar já me adiantaria. Sim, precisa voltar ao Brasil ou esperar os 6 meses. Fico à disposição. Atenciosamente, Leticia
    Responder
Josi
18 agosto 2017
Oiie, tou querendo me casar Rsr, queria saber quanto tempo leva pra chegar os papéis que eles pedem, os certificado de celibato e o de coutume após o pedido ?
Responder
    Na Provence
    22 agosto 2017
    Bom dia Josi, O certificado de celibato (se voce ja não tiver do Brasil) e o certificado de costume voce deve solicitar ao Consulado brasileiro em Paris. O certificado de celibato voce deve pegar o formulario no site do Consulado e seguir as instruções e apos de preenchido e reconhecido firma junto com as testemunhas mandar no Consulado. De todo jeito, acredito que eu um mês voce consegue obter os documentos. Fico à disposição. Atenciosamente, Leticia Gra
    Responder
Isadora Rubin
28 setembro 2017
Olá, esse blog está sendo muito esclarecedor para mim. No ano de 2014 fiz um doutorado durante 1 ano na França onde conheci meu namorado. Meu visto terminou em 2015, retornei ao Brasil e desde então entro na França como turista para nos vermos. Temos vontade de nos casar, ele é de origem guineana mas possui a carta de séjour de 4 anos, reside, trabalha e estuda lá. Minha dúvidas são: eu posso entrar como turista, realizar o casamento lá e depois pedir a minha carta de séjour? É preciso que eu retorne ao Brasil de volta para pedir o visto ou tenho direito de pedir la da França? Letícia vou precisar do teu serviço de tradução e orientação com os documentos do casamento.
Responder
    Na Provence
    29 setembro 2017
    Bom dia Isadora, Primeiramente voce saberia dizer qual o tipo de titre de sejour que o seu namorado tem aqui na Franca ? Atenciosamente, Leticia
    Responder
      Isadora Rubin
      30 setembro 2017
      Bom dia Letícia A carte de séjour dele é "vie privée et familiale" tem validade de 4 anos e autoriza a trabalhar.
      Responder
        Isadora
        2 outubro 2017
        Letícia muito obrigada pela atenção, nós temos muitas dúvidas com esse assunto, não sabemos se nos casamos (mariage) ou se fazemos PACS, você sabe nos explicar a diferença, e se algum deles pode ser mais rápido para me dar o titre de séjour? Muito muito obrigada!
        Responder
          Na Provence
          28 maio 2018
          Muito muito obrigada! Boa tarde Isadora, o casamento é muito mais fácil para a obtenção do titre de séjour. Att, Letícia.
        Na Provence
        1 junho 2018
        Bom dia Isadora, o seu noivo terá que fazer o pedido para você uma vez o casamento realizado. Att Letícia
        Responder
Isabela
26 outubro 2017
Olá, eu e meu noivo somos brasileiros, ele tem cidadania italiana e está morando na França. Em dezembro irei para lá e iremos casar. Já estou com todos os documentos em mãos, exceto o certificado de coutume e tenho algumas dúvidas sobre o mesmo: 1- é necessário um certificado pra mim e um para o meu noivo, ou somente um basta? 2- ele pode fazer esse pedido por mim de lá? Pois só conseguimos agendamento para janeiro, então achamos melhor pedir por correio. Você cuida dessa parte de documentação de casamento? Quais os valores? Obrigada
Responder
    Na Provence
    7 novembro 2017
    Bom dia Isabela, Como o seu noivo é italiano ele deve pedir o certificado de coutume no Consulado italiano e você no Consulado brasileiro. O pedido pode ser feito pelo correio sim com uma copia da sua certidao de nascimento brasileira. Posso pedir o certificado de coutume no Consulado, porém como falei é necessario a sua certidao de nascimento. O outro documento que a mairie pede para o casamento é o certificat de celibat, voce ja tem? Atenciosamente, Leticia
    Responder
Sandra Duprat
1 novembro 2017
Olá meninas! Posso aproveitar o bate-papo sobre casamento e me apresentar? Quando vocês estiverem com a papelada pronta e precisarem de um assessoria de casamento na França, contem conosco! Organizamos casamentos na França. Veja nosso site: www.lajolietta.com, Instagram @lajolietta Beijos!
Responder
    Na Provence
    3 novembro 2017
    Oi Sandra, tudo bem? Avise se uma parceria lhe interessar. Um abraço!
    Responder
Marina
13 novembro 2017
Boa tarde! Estou indo para a França com visto de turismo para realizar meu casamento. Gostaria de saber se posso permanecer lá por alguns dias além dos 90 dias de turismo após o meu casamento. O consulado me disse que não, que eu já estaria irregular, mas pelas regras da União Europeia, assim que eu me caso com um cidadão da UE, eu tenho o direito a permanência em todo o território. Eu sei que terei que voltar para pegar o visto, mas como não tenho a data certa para o casamento, gostaria de ficar lá um prazo maior para fazer tudo com segurança. Em resumo, casei com um francês na franca, posso automaticamente permanecer lá por mais de 90 dias antes de voltar ao Brasil para pegar o visto?
Responder
    Na Provence
    14 novembro 2017
    Oi Marina, seria tão lindo e simples se bastasse o casamento para poder ficar legal na Europa, mas como o Consulado a informou não é suficiente. O casamento é apenas a primeira etapa em direção da obtenção de um visto de vida familiar, mas isso não é obtido automaticamente. Vou encaminhar você à Léticia para ver se ela pode lhe ajudar com a papelada. Um abraço e boa sorte com o casamento.
    Responder
elana
12 março 2019
ola , sou elana , eu tenho uma duvida , depois do casamento se eu permanecer na frança ate obter um visto de conjugue de um cidadao françes, ja estarei ilegal , eu queria saber , sera preciso pagar uma multa ou tera outras complicaçoes?
Responder
    Na Provence
    13 março 2019
    Boa tarde, Depende da Prefecture, tem algumas que pedem a multa quando você solicita o visto. Teoricamente, você esta ilegal e corre o risco de receber uma OQTF (Obrigação de sair do territorio francês). Atenciosamente, Leticia
    Responder
Antonio
29 agosto 2019
Ola! Sou gay e quero me casar, já estou com todos os documentos que trouxe do Brasil, falta o certificado de costume. Quais documentos preciso? O costume não preciso de testemunhas isso?
Responder
    Na Provence
    4 setembro 2019
    Olá, O certificado de costume é solicitado diretamente através de RDV no Consulado do Brasil em Paris. No certificado de costume não há necessidade de testemunhas. Você tem o certificado de celibato do Brasil? Atenciosamente, Leticia
    Responder
Marina
22 agosto 2022
Oi me casei na França estou voltando para o Brasil quero solicitar o visto de casamento para voltar para a França e ficar com o meu marido eu preciso validar o meu casamento no Brasil antes de solicitar o visto no consulado francês do Brasil ou posso fazer a solicitação assim que eu chegar com os documentos francês do meu marido e a certidão de casamento emitida na França?
Responder
Priscila
17 janeiro 2023
Olá tudo bem? Quanto tempo levou para o certificado de célibat ficar pronto no consulado do Brasil? E você teve que ir lá pessoalmente buscar e pagar na hora? Ou eles enviem pelo correio e a gente paga pela internet?
Responder
    Na Provence
    11 março 2024
    Boa tarde Priscila, por favor, entre em contato diretamente com o Consulado.
    Responder

Deixe um comentário

Nota: Os comentários no site refletem as opiniões de seus autores, e não necessariamente as opiniões do portal de internet NaProvence. Você deve abster-se de insultos, palavrões e expressões vulgares. Reservamo-nos o direito de excluir qualquer comentário sem aviso prévio ou explicações.

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são assinados com *