Contato : +33 (0)4 42 26 40 34 WhatsApp : +33 (0)6 09 01 49 97

O que é o Certificat de Coutume e como obtê-lo?

“Olá, Anaté, adorei as informações aqui postadas.

Nos ajudam muito porque são tantas questões e documentações exigidas!

Bom, sou carioca e no ano passado conheci o meu namorado e futuro esposo no Rio quando ele estava a trabalho. Nos apaixonamos e blá-blá-blá. Ele teve de retornar à Nice e em dezembro eu fui pela primeira vez à França passar férias e passarmos um tempo juntos. Depois tive de ir para Hamburgo na Alemanha pois trabalho como modelo.

Ou seja, fiquei do dia 09/12/2013 até 20/01/2014 em Nice e depois completei os dias que restavam em relação ao prazo de 90 dias. Eu realmente me apaixonei por Nice, entramos em um consenso e ele me pediu em casamento! Voltei da Europa dia 04/03/2014 faltando quatro dias para vencer meu prazo. Estamos resolvendo toda documentação para fazermos o PACs em Nice. São tantos documentos que nos deixa loucos!Um deles é o Certificate de Coutume que pelo que li acima, você disse que é obtido na Embaixada Brasileira na França, certo?

Eu fui ao consulado no centro do Rio de Janeiro, pedir informações, mas a francesa era um pouco ignorante e não me exclareceu muitas coisas. Quero voltar o mais rápido possível para fazermos o PACs, mas ela disse, quando perguntei, que eu deveria esperar o prazo de 3 meses antes de voltar para a França novamente. Outra questão: nos disseram que depois do PACs (temos que provar com contas de luz, telefone, que moramos no mesmo teto no período de um ano). Queria saber se durante esse ano eu poderia conseguir algum documento dizendo que eu poderia trabalhar. Vou agora em abril por volta do dia 17 mas não vou para França, primeiro vou para outro país porque tenho amigo lá e depois vou para França. Teria algum problema já que eu já estaria na Europa? Obrigada e tenha ótimo dia. Bea Fortunato.”

“Prezada Beatriz, realmente a burocracia para casar ou fazer um PACs aqui na Franca não é fácil, principalmente porque nem sempre o Consulado brasileiro pode providenciar o que a prefeitura solicita.

Quanto ao “Certificat de Coutume” em teoria é um documento que vai atestar a legislação relativa ao casamento do país de origem da noiva (ou noivo) estrangeira (o). O país do casamento, no caso a França vai querer saber como é a legislação brasileira sobre o casamento e em teoria, qual o seu estado civil no país de origem. Assim, é normal que a pessoa do Consulado francês no Rio não possa te fornecer mais informações. Verifique no Consulado brasileiro em Paris pois ele tem um formulário tipo e o pedido pode ser feito pelos Correios.

A legislação brasileira não tem este tipo de exigência mas pede duas testemunhas para atestarem que os noivos não têm impedimentos.  Ao mesmo tempo veja se o PACs vai poder ser reconhecido no Brasil uma vez realizado na França. 

Mais informações sobre questões jurídicas, clique aqui.  

 


 

Instagram

Gostou? Siga o nosso Instagram para mais informações, fotos e vídeos diários sobre a França: @na_provence

Experiências personalizadas

Gostaria de viver uma experiência na França com um motorista-acompanhante que fala português? 

Clique aqui e saiba mais.

Procurando hospedagem ? 

Você é um cliente individual? Pode fazer a sua reserva diretamente com o nosso parceiro clicando aqui.

Caso precise de mais de um quarto, preencha esse formulário e entre em contato com o nosso serviço especial grupos.

Dúvidas sobre os nossos serviços?

Envie o seu mail para site@naprovence.com ou entre em contato pelo direct do Instagram.

Consultoria WhatsAPP

Serviço pago e disponível apenas para clientes com passagens aéreas compradas para o ano em curso.

Tags:, , , , ,

Deixe um comentário

Nota: Os comentários no site refletem as opiniões de seus autores, e não necessariamente as opiniões do portal de internet NaProvence. Você deve abster-se de insultos, palavrões e expressões vulgares. Reservamo-nos o direito de excluir qualquer comentário sem aviso prévio ou explicações.

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são assinados com *

error: O conteúdo está protegido !!