Luberon em Bicicleta
Circuito feito em liberdade.
Desde 1995, um itinerário em bicicleta bem sinalizado entre Cavaillon, Apt e Forcalquier, faz com que você atravesse o parque do Luberon, pelas agradáveis estradinhas de terra do interior da Provence. Esse circuito, acessível a todos, passa por alguns dos vilarejos mais bonitos da região: no topo de colinas, com um castelo aqui e acolá e por onde rebanhos de carneiros pastam livremente e tudo isso com a luminosidade e o clima excepcionais da Provence.
- 7 dias/6 noites – 6,5 dias de bike
- Grupos de 2 a 7 pessoas em carros ou vans, à partir de 8 passageiros em minibus ou dois veículos
Para quem quiser ver os campos de lavanda floridos: venha entre o meio de junho e o meio de julho.
Dia 1 – De Cavaillon à Lauris (27 km, 60m de inclinação positiva)
Chegada à Cavaillon no começo da tarde, no pés da colina Saint-Jacques, ponto de partida para a descoberta do Luberon. Etapa de Cavaillon à Lauris passando por Cheval-Blanc, Mérindol, e Lauris. Jantar e pernoite.
Dia 2 – Castelos do Luberon, de Lauris à La Bastide des Jourdans (30 km, 280m de inclinação positiva)
Pelas pelas pequenas estradas pouco frequentadas, você vai de cidade em cidadecom pracinhas cercadas por árvores imensas, flores nas janelas e fontes agradáveis. Algumas delas forasm escolhidas para filmes como “Manon des Sources” ou ainda “Le hussard sur le toit” : Vaugines, Cucuron, Cabrières d’Aigues. Refeição e e pernoite na Bastide des Jourdans.
Dia 3 – Da Bastide des Jourdans à Manosque (30 km, 300m de inclinação positiva)
Você vai atravessar o coração da Haute-Provence, os seus grandes espaços, montanhas e colinas, os seus campos de trigo e lavanda e as suas florestas que se aproximam dos Alpes ou do vale do rio Durance e as cidades de La Bastide des Jourdans, Beaumont de Pertuis, Pierrevert. Pernoite em Manosque.
Dia 4 – De Manosque à St. Michel l’Observatoire (25 km, 300m de inclinação positiva)
Podemos chamar esse passeio de Rota da Lavanda onde vai passar por Village de Volx e Villeneuve. É difícil imaginar esse local, durante o verão, sem os seus azuis infinitos que se ondulam no horizonte e nos emlama com o seu perfume acidulado e doce que lembra velhos armários e o carinho da avó. Pernoite em Forcalquier.
Dia 5 – De Forcalquier (ou St Michel L’Observatoire) à Céreste (38 km, 450m de inclinação positiva)
Nesse percurso, você vai passar por Saint-Maime ou Dauphin, sem esquecer St. Michel l’Observatoire. Na estrada, um belo mirante para descobrir Vachères, ponto mais alto desse passeio: 707m. À tarde, descida por Reillanne antes de visitar o Prieuré de Carluc. Refeição e pernoite em Céreste.
Dia 6 – De Céreste para Apt (36 km, 180 m de inclinação positiva)
Na estrada para Apt, você vai passar pelas famosas pedreiras de extração de ocre de Rustrel, conhecido como o Colorado Provençal. Descoberta do centro histórico de Apt. Pernoite em Apt.
Dia 7 – De Apt para Cavaillon (38 km, 250m de inclinação positiva)
Traversia das cidades de: Bonnieux, Lacoste (e é claro, as ruínas do famoso castelo do Marquês de Sade), Ménerbes, Oppède-le-Vieux. Passeio por caminhos de pedra e vestígios do passado. Retorno para Cavaillon.
Informação útil
Importante: em alguns períodos, o plano « Alarme contra incêndio" pode ser ativado pela prefeitura limitando o acesso às forestas. Nesse caso, um intinerário substituto será proposto.
Informações Práticas:
- Nível: de fácil a médio,
- Bagagem: apenas o que é necessário para o dia,
- Hospedagem: hotéis e casas de hóspedes.
- Traslado: O grupo deve chegar de TGV em Avignon ao mesmo tempo para que o traslado para o local do começo do pacote possa ser feito no mesmo trajeto.
Opcionais durante o meio de junho e julho: campos de lavanda (passeios de 8h de carro com parada na l'Occitane, campos de lavanda e Moustiers-Sainte-Marie) e ingressos para o Festival de Opera de Aix (apenas em julho).
Fotos ilustrativas sem nenhum compromisso comercial.