Contato : +33 (0)4 42 26 40 34 WhatsApp : +33 (0)6 09 01 49 97

Pegando a estrada para conhecer as montanhas dos Alpes-de-Haute-Provence

Os alpes na Provence ? Exatamente, a Provence pode se tornar uma boa surpresa atrás da outra, ou melhor, uma boa surpresa ao lado da outra. Mar e montanha fazem parte da paisagem que seduziu pintores como Van Gogh e Picasso e que continua seduzindo quem passa pela região seja um fã da praia ou do esqui.

Para conhecer a montanha – confesso que ainda preciso me preparar psicologicamente para encarar de verdade um esporte de inverno – escolhi um período mais tranquilo, quando o frio, a neve e a muvuca foram embora.

Com menos gente e trânsito no horizonte pegamos o carro pela A51, direção Gap e Sisteron. Dica para quem nunca dirigiu por aqui : as auto-estradas são indicadas por placas azuis e nelas estão instaladas os pedágios. Pagamos 11,90 quando saímos da auto-estrada para continuarmos em uma estrada nacional. Essas, que são indicadas com placas verdes, são gratuitas. Outras duas placas às quais você deve prestar atenção são as de cor branca (com informações sobre as distancias e onde ficam as estações de gasolina, por exemplo) e as marrons (que indicam com desenhos o que há de interessante para se ver na cidade ou no local por onde estamos passando). Além das placas, todas do mesmo padrão e sem terem sido alvo de nenhum vandalismo, outro sinal de que estamos em um país civilizado está nas áreas de serviço. Nas primeiras fotos você vê uma. Dentro dela, além da escultura, havia um restaurante, uma estante com guias, panfletos e revistas sobre as atividades e atrações de inverno, um quiosque para informações e banheiros, limpíssimos.

Aliás, se o respeito ao turista faz parte da paisagem, o meio ambiente também não tem do reclamar dos arquitetos que pensaram nesse viaduto inspirado nas montanhas. E quanto mais a gente se aproxima delas, mais muda o cenário.

No lugar das casas provençais vão aparecendo chalés, as vinhas dão lugar aos “campos” de painéis solares e pomares tomam conta das margens da estrada. Amexeiras, macieiras, pessegueiros floridos, como esses que registrei pra você, se mostram sem vergonha, sem pudor, sem medo de fazerem parte de uma estrada tão bonita, um bom começo para qualquer viagem. Mesmo se ela dure duas horas e meia, contadas as pausas para as crianças, como essa entre Aix-en-Provence e Barcelonnette.

As informações foram úteis? Compartilhe com um amigo e siga o nosso perfil no Instagram para viajar para a França todos os dias com a NA PROVENCE.

Tags:, , , , , ,

2 Replies to “Pegando a estrada para conhecer as montanhas dos Alpes-de-Haute-Provence”

Martina Knoll
7 fevereiro 2011
Adorei o blog!! delicioso viajar com vcs pela Provence, já que estou me preparando para apreciar as lavandas de perto, observar as paisagens, caminhar e trabalhar nos meus livros! também sou pintora! tenho ido a Paris e a Bordeux, em breve será a vez da Provence alimentar minhas sensações!!bjs!
Responder
    AnaTe
    7 fevereiro 2011
    Oi Martina, escritora e pintora...nao vai faltar inspiraçao para você por aqui. Seja bem-vinda!
    Responder

Deixe um comentário

Nota: Os comentários no site refletem as opiniões de seus autores, e não necessariamente as opiniões do portal de internet NaProvence. Você deve abster-se de insultos, palavrões e expressões vulgares. Reservamo-nos o direito de excluir qualquer comentário sem aviso prévio ou explicações.

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são assinados com *