Michel de Notre-Dame, que latinizou o nome e ficou conhecido como Nostradamus, o célebre escritor das Centúrias, nasceu nessa cidade.
A casa onde ele veio ao mundo continua no mesmo lugar desde 1503, mas Saint-Rémy-de-Provence, no coração dos Alpilles, tem muitas outras atrações.
Para começar programe a sua visita para uma quarta-feira, dia de mercado na Place de la République.
O centro abriga ruas estreitas e vestígios de castelos da Idade Média. Casarões, fontes, terraços e lojas de produtos provençais também fazem a alegria de qualquer vistante.
Em uma delas – Le Petit Duc, 7 bd Victor Hugo – encontramos doces artesais que são feitos à partir de receitas antigas. Para quem gosta da arqueologia, a um quilômetro de Saint-Rémy fica Glanun, uma cidade romana abandonada desde o século III em consequência das invasões dos bárbaros. Além das ruínas da cidade restam dois magníficos monumentos, o mausoléu e o arco municipal. Uma visita que deve ser feita com tempo e calma para aproveitar cada minuto do que a Provença pode oferecer. Conte pelo menos duas horas para passear e curtir a cidade e mais meia hora para visitar o site de Glanun.