Contato : +33 (0)4 42 26 40 34 WhatsApp : +33 (0)6 09 01 49 97

A gruta de Maria Madalena na Provence

O nosso destino fica a 41Km de Aix-en-Provence, logo depois da cidade de Saint-Maximin-de-la-Sainte-Baume.

Ao longo da estrada N560, vemos pinheiros, vinhas, algumas ruínas e a tradicional floresta mediterrânea com as plantas e os arbustos carecterísticos da região.

Seguimos na direção de Nans-les-Pins pela D80, passamos pelo clube de golfe, atravessamos a cidade e continuamos até Plan d’Aups, quando começamos a subir em uma estrada sinuosa e estreita, praticamente sem barreiras de proteção e sinceramente desaconselhada aos menos experientes ao volante.

Aos 700m entramos na Sainte-Baume (1147m, o ponto mais alto da Provence), a Santa Gruta em provençal. Na bifurcação você tem duas opções: estacionar imediatamente ou seguir no sentido centro da cidade para ir em direção à Hôtellerie de la Sainte-Baume, alguns metros mais longe.

Na entrada da floresta, uma árvore morta funciona como um totem de boas-vindas. Nesse momento você pode escolher entre dois caminhos: o chemin des Roys com subida íngrime e mais longo, cinquenta minutos para chegar na gruta, ou a opção mais curta – apenas  dez minutos – o chemin du Canapé que tem várias escadarias feitas na pedra e não é uma boa pedida para quem tem dificuldade de mobilidade, para quem está com um carrinho de bebê ou em cadeiras de rodas. Escolhemos o chemin des Roys (Caminho dos Reis), nome dado em consequência da peregrinação de reis e rainhas que passaram por aqui desde o século XV para orar na gruta onde, segundo a lenda provençal, Santa Maria Madalena teria vivido os últimos trinta anos de vida como eremita depois de fugir da Palestina.

Continuamos subindo e a cada metro andado nos damos conta das particuliaridades desse local, que além do clima – dentro da floresta é sempre muito mais fresco que do lado de fora e a vegetação é bem mais fechada do que a da floresta mediterrânea habitual – e das lendas, a Sainte-Baume também é uma curiosidade geológica. As camadas mais recentes estão no interior da montanha e não no exterior como acontece normalmente. Deixando as complexas questões geológicas de lado, passamos por oratórios, pela fonte dos anões, por turistas e peregrinos vestidos com roupas leves, sapatos pesados, chapéus e apoiados por bastões de caminhada.

O silêncio se instala naturalmente e a subida continua até chegarmos a uma vista excepcional. A gruta foi transformada em um local de culto, com altar, imagens e velas à disposição para quem quiser deixar um recado, um agradecimento, uma oração para a Santa.

Em um cofre transparente uma relíquia nos lembra que ela repousa hoje na basilica de Saint-Maximin-de-la-Sainte-Baume, depois que a tumba foi descoberta por Charles II. Fato histórico que nunca foi comprovado mas que recebeu as bençãos do Vaticano.

Verdade ou não a visita é mais do que um passeio é um momento para que cada um se dedique à sua crença, seja ela qual for.

Gostaria de viver essa experiência com um motorista-acompanhante em português? Clique aqui e saiba mais.

As informações foram úteis? Compartilhe com um amigo e siga o nosso perfil no Instagram para viajar para a França todos os dias com a NA PROVENCE.

Tags:, , , , , , , , , , ,

11 Replies to “A gruta de Maria Madalena na Provence”

Vanessa
1 outubro 2010
Olá! Estou retribuindo a sua visita! Adorei o seu blog e quando eu for a Aix com certeza vou achar um monte de informação aqui. Parabéns! bj! Vanessa
Responder
    AnaTe
    2 outubro 2010
    Oi Vanessa, obrigada pela visita! Volte sempre! Beijos.
    Responder
Helena
3 outubro 2010
É uma ótima dica da Provence. Estive lá em 2005, adorei a paisagem...
Responder
conceição freitas
16 outubro 2010
estive em setembro na Provence e fiquei encantada com a vida calma e tranquila. Conheci Aix, Arles, Baux, St Remy, Isle sur la Sorgue, Chateaunef du Pape, Menerbes, lacoste, Rousseilon e Gordes. Cada cidade mais linda que a outra com suas caracteristicas proprias. O clima estava otimo e pudemos caminhar pelas ruelas , parar para curtir cada local sem pressa. Obrigado pelas dicas, foram bem valiosas
Responder
    AnaTe
    17 outubro 2010
    Oi Conceiçao, setembro é mesmo uma das melhores época para se conhecer a Provence, ainda estamos no verao, mas podemos visitar tudo com muito mais calma. Que bom que gostou da sua viagem, espero que possa voltar à Provence para continuar conhecendo a regiao. Beijos e até breve!
    Responder
Pryscila Gashi
15 novembro 2010
Ana, desde que cheguei aqui procurava detalhes de como chegar a gruta. Fiquei muito feliz de ter encontrado aqui! Beijos
Responder
    AnaTe
    16 novembro 2010
    Um lindo passeio que recomendo sempre, mas evite ir no inverno, faz muito frio. A nao ser que decida acompanhar a missa de Natal, o que deve ser muito bonito. Beijos!
    Responder
Evangelina Sugimoto
14 novembro 2012
Gostaria de receber orientações de como chegar lá a partir de Paris. Há alguma empresa de turismo que organiza a viagem ? Como ir de trem ? Grata
Responder
    Anatê Merger
    15 novembro 2012
    Ola Evangelina, tudo bem? Acabamos de publicar um pacote que é exatamente o que procura: http://www.naprovence.com/category/pacotes/mercados-de-natal-e-santa-maria-madalena/. Caso esteja interessada, nos informe o numero de pessoas e fazemos a cotaçao para você. Um grande abraço!
    Responder
Maria Ester
12 outubro 2016
A floresta de Saint Baume é encantadora e chegar na Gruta e imaginar que ali viveu um ser tão iluminado faz desse momento algo inesquecível. Recomendo muito esse passeio, muita emoção. Obrigada Anaté ! Realizei algo que muito desejava fazer.
Responder

Deixe um comentário

Nota: Os comentários no site refletem as opiniões de seus autores, e não necessariamente as opiniões do portal de internet NaProvence. Você deve abster-se de insultos, palavrões e expressões vulgares. Reservamo-nos o direito de excluir qualquer comentário sem aviso prévio ou explicações.

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são assinados com *

error: O conteúdo está protegido !!