Contato : +33 (0)4 42 26 40 34 WhatsApp : +33 (0)6 09 01 49 97

Conheça o calendário escolar na Provence

Chloé acordou com dificuldade, mas foi só lembrar que era o primeiro dia de aula para que ela pulasse do berço.

Com uma saia rosa de babado, blusa listrada, maria-chiquinha e a “marmota” nas costas estava pronta para descobrir a “escola”. Fomos à pé, na companhia dos colegas do condomínio.

Cinco minutos depois, encontramos uma fila de pais ansiosos na porta na sala e várias crianças chorando. Chloé entrou comigo, tímida. Enquanto ela tentava entender o que estava acontecendo, eu escutava a explicação de outra mamãe sobre o ano letivo na França, regido pelos mesmos princípios nacionais que determinam o número de semanas de trabalho.

Na Provence, o ano escolar começou no dia 2 de setembro e vai terminar no dia 3 de junho.

Um calendário é definido a cada três anos pelo Ministério da Educação : pelo menos 36 semanas divididas em cinco períodos de trabalho separados pelas férias da Toussaint (em novembro), do Natal, de fevereiro, da Páscoa e do verão – julho e agosto.

Nas escolas maternal e primária os alunos têm 24 horas de aula, na segunda, terça, quinta e sexta-feiras. Os professores também consacram duas horas por semana de ajuda personalizada às crianças com dificuldade. No colégio, são de 25 a 28 horas de curso e no segundo grau, de acordo com o ano e as opções escolhidas, o número de horas varia entre 30 e 40 por semana.

O primeiro contato com a escola foi meio barulhento, Chloé chegou em casa exausta. Amanhã, a aula começa para valer, das 8h30 às 17h30, com cantina e soninho depois do almoço. Acho que Chloé vai estar bem adaptada antes mesmo da hora do lanche. Já a mamãe vai precisar de mais um tempinho…

As informações foram úteis? Compartilhe com um amigo e siga o nosso perfil no Instagram para viajar para a França todos os dias com a NA PROVENCE.


Tags:, , , ,

6 Replies to “Conheça o calendário escolar na Provence”

cleuma
4 setembro 2008
AIAIAI...não imagino a ansiedade de Chloe... tenho certeza que a sua era maior!!!!bjos mama Ana!
Responder
Anatê/Quiquinho
4 setembro 2008
Nem me fale, Cleuma, ela prometeu que nao ia chorar, enxugou discretamente uma lagrimazinha na porta da sala, me deu um beijo e entrou. Pense em uma mamae orgulhosa na saida da escola!
Responder
Ciça Donner
4 setembro 2008
Até ano passado se tinha aula no sábado de manha tb... agora nao mais... isso vale até para o segundo grau tb??? Bom, que seja, já passam o dia na escola mesmo.

E tem cantina da escolinha da Chloe ou ela se desloca pra outro lugar??? Eu tenho de buscar Manrique pra almocar e lvear de volta!!!
Responder
Ana Tereza Merger
4 setembro 2008
Oi Ciça,
A escolinha da Chloé tem uma cantina e um dormitorio, onde os pequenininhos dormem depois do almoço. Mas em algumas escolas, as mamaes que nao trabalham precisam ir buscar as crianças na hora do almoço. Nao sei se é uma regra geral ou uma opçao dessas escolas. Por Chloé estou tranquila.
Beijos
Responder

Deixe um comentário

Nota: Os comentários no site refletem as opiniões de seus autores, e não necessariamente as opiniões do portal de internet NaProvence. Você deve abster-se de insultos, palavrões e expressões vulgares. Reservamo-nos o direito de excluir qualquer comentário sem aviso prévio ou explicações.

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são assinados com *

error: O conteúdo está protegido !!