O castelo onde Picasso viveu na Provence, reabre neste verão

Picasso liga para o seu marchand Daniel-Henry Kahnweiller e diz :
— “Comprei a Sainte-Victoire de Cézanne !”
— “Qual delas?” — Pergunta o amigo pensando em um quadro.
— “A verdadeira!” — Responde Picasso.

A conversa realmente aconteceu e a montanha à qual se referia Picasso – e que foi representada mais de 80 vezes por Cézanne – fica no “quintal” do castelo provençal que Picasso comprou em Vauvenargues e onde o mestre espanhol viveu de janeiro de 1959 a junho de 1961. Castelo que vai reabrir as portas definitivamente à partir deste verão.

O local que foi deixado como herança à filha da última esposa do pintor – Jacqueline Roque com quem ele se casou em segredo em 1961, em Vallauris – foi aberto pela primeira vez durante a exposição do mestre no museu Granet no ano passado.

Para essa abertura excepcional foram necessários três anos e seis milhões de euros para as obras de renovação e de adaptação ao público.

O castelo, que foi um sítio romano – Vallis Vernica – e um forte medieval, foi quase que completamente reconstruído entre 1644 e 1654, mas sem perder o estilo rústico e severo ainda bem presentes na fachada e nas quatro torres. Dentro da construção, podemos visitar a suíte e o banheiro onde Picasso pintou um fauno, a cozinha onde ainda está o buffet em madeira escura Henry II e a mandolina (também pintados pelo mestre em várias ocasiões), a grande sala com os cavaletes, os potes de pintura e os pincéis e a tumba onde ele foi enterrado em abril de 1973.

O castelo de Picasso fica a 15 minutos de Aix-en-Provence e o acesso pode ser feito em ônibus ou carro. As visitas duram uma hora, são guiadas e devem ser reservadas com antecedência pelo site. Château de Vauvenargues, 04-42-38-13-10, aberto do 30/06/10 ao 02/10/10, qua/dom, 10h/17h, fechado entre 12h/14h, 8€, gratuito para crianças até seis anos, especificar durante a reserva.

As informações foram úteis? Compartilhe com um amigo e siga o nosso perfil no Instagram para viajar para a França todos os dias com a NA PROVENCE.

Tags:, , , , , , , , ,

10 Replies to “O castelo onde Picasso viveu na Provence, reabre neste verão”

neleto
10 outubro 2010
moro em Manaus sou aartista gostaria de visitar o castelo
Responder
    AnaTe
    10 outubro 2010
    Oi Neleto, basta entrar em contato com a associaçao responsavel pelo castelo: http://www.chateau-vauvenargues.com/index.php?P=3&action=afficher&type=art&menu=36 A reserva dos bilhetes é orbigatoria. Beijos e boa viagem!
    Responder
Luciana
12 outubro 2010
AnaTe, Parabéns pelo seu blog são ótimas as dicas da Provence! Meu marido e eu estamos pensando em viajar em janeiro (único período de férias possível).Vimos em um dos post do seu blog que seu marido presta serviços de turismo, podendo nos pegar no hotel e levar, de carro, até algumas das cidades que pretendemos conhecer. Estamos pensando ficar baseado por 4 noites em Marseille (check in 19/01 e check out 23/01) e no período conhecer Marseille, Aix-en-Provence, Luberon, Roussilon, Lourmarin, Gordes, Arles, Avignon e se possível Carcassone, e, nos quatro dias seguintes, ficando sediado em Nice (check in 23/01 e check out 27/01) visitar Mônaco, Cannes, St-Paul de Vence, Saint Tropez, etc, além de Nice. Primeiramente, gostaria de saber se as pretensões são viáveis em face do tempo disponível e se estas são, de fato, as melhores escolhas na região. Por fim, gostaria de receber (em meu email pessoal) o orçamento dos serviços de seu marido para o período e programa acima. Obrigada, Luciana
Responder
    AnaTe
    14 outubro 2010
    Oi Luciana, muito obrigada pela visita e pelos elogios. Vou lhe mandar todas as respostas que me pediu por mail. Estarei por aqui para o que precisar. Beijos.
    Responder
Inah
16 outubro 2010
oi, eu também tento pintar umas mentiras em arte, e amo os artistas todos que desenham pintam gravam esculpem etc. mas o picasso eu amo demaisssssssssssssss, lindo seu blog, coloca mais cousas sobre picasso, pra gente ficar de queixo caidooooooooooo, mas de felicidade compartilhada, abraços e beijos do brasil
Responder
    AnaTe
    17 outubro 2010
    Oi Regina, os mestres da pintura vinham muito à Provence - por causa da luz da regiao - sao tantos registros que você pode fazer o seu roteiro de viagem pela regiao seguindo os passos de : Cézanne, Chagal, Van Gogh, Picasso e muitos outros. No blog vc encontra um texto sobre isso. Beijos.
    Responder
Tina Lombardi
17 fevereiro 2012
Olá! Entrei para ver as dicas da riviera francesa e os posts de vocês são sempre muito informativos, obrigada! Eu escrevi algumas coisas sobre os caminhos de picasso pela frança e também espanha. Se vcs puderem dar uma passadinha, ia ser muito legal! http://blog.localnomad.com/pt/2012/02/17/seguindo-os-passos-de-pablo-picasso/ Valeu! Abs
Responder
    AnaTe
    29 fevereiro 2012
    Oi Tina, tudo bem? Visitei o seu site e também achei muito informativo. Quem sabe nao trocamos os links? Um grande abraço!
    Responder
Filipe Porto
6 novembro 2012
Olá AnaTe, terei 5 dias na provence em fins de dezembro ou início de janeiro. Nessa época os museus estão abertos? O que vcs nos recomenda visitar? Pensamos em les baux-de-porvence para visitar a fortaleza e o carriere de lumiére. abs Filipe
Responder
    Anatê Merger
    7 novembro 2012
    Ola Filipe, tudo bem? Os museus continuam abertos, mas com horarios diferentes. Posso lhe ajudar com o seu roteiro com o maior prazer. Você ja escolheu onde vai ficar? No http://www.temporada.naprovence.com você encontra uma série de opçoes, até mesmo em Les-Baux: http://temporada.naprovence.com/2012/10/le-mas-de-loulivie-em-les-baux-de-provence/ Aguardo o seu retorno por mail caso queira que façamos a reserva para você. Um grande abraço!
    Responder

Deixe um comentário

Note: Comments on the web site reflect the views of their authors, and not necessarily the views of the bookyourtravel internet portal. You are requested to refrain from insults, swearing and vulgar expression. We reserve the right to delete any comment without notice or explanations.

Your email address will not be published. Required fields are signed with *

error: O conteúdo está protegido !!