Château de la Tour d’Aigues é uma das mais belas ruínas da Renascença em Provence

O castelo da Tour d’Aigues foi construído entre os séculos XI e XVI e à partir de 1550, o barão Jean-Louis-Nicolas transformou completamente o edificio com o objetivo de modernizar e embelezar a propriedade medieval. Toda a parte sul foi demolida para dar lugar a uma magnífica fachada. Ainda hoje, podemos admirar os dois pavilhões dos ângulos e o portão da entrada que se abria para uma cour d’honneur enquadrada à este e a oeste por duas alas decoradas por colunas. A parte de trás do prédio foi conservada, mas inteiramente recoberta por uma camada de “maquiagem” – assim como o donjon – para ficar em harmonia com a nova construção. As obras duraram até 1571 (data inscrita no alto do portão), ou seja, 21 anos! E eu incomodada com o fuça-fuça no jardim aqui de casa que já dura duas semanas! Voltando ao castelo: o resultado é soberbo e o prédio se torna um dos mais belos exemplos da Renascença na Provence, tão bonito, que em 1579, Catherine de Médicis passou uma temporada aqui.

O fim do século XVIII foi fatal ao castelo. Em 1780, um incêndio acidental destruiu a ala norte causando um enorme prejuízo. A obra de reconstrução não tinha terminado quando a Revolução explode. No dia 14 de setembro de 1792, um grupo de “revolucionários” atacou o edifício, o último barão Jean-Baptiste-Jérôme de Bruny não estava no local, mas o castelo foi pilhado e incendiado, queimando por cinco dias. Em ruína, ele caiu no abandono e as pedras foram usadas pelos habitantes da cidade por todo o século seguinte. Por isso, quando foi comprado pelo Conseil Général de Vaucluse em 1897, não restava muita coisa.

Durante todo o século XX o prédio recebeu cuidados, mas só em 1974 começou efetivamente a restauração. Mais de 1000m2 de salas subterrâneas foram transformadas em espaços para exposições e espetáculos. O pavilhão e o terraço foram reconstruídos e mais recentemente os três níveis do donjon e a fachada foram restaurados. Em 1985, o castelo – onde estão instalados o Musée des Faïences e o do Pays d’Aigues – foi reaberto ao público, e no verão, são realizados festivais de música lírica e bailes populares.

E se não for para ir ver uma exposição ou participar de uma festa a visita vale pela possibilidade de viajar no tempo, imaginando a decoração, as roupas dos nobres, o movimento, o corre-corre das crianças, as intrigas, os amores e se deixar levar pelo energia de tudo o que esse local viveu. Château de la Tour d’Aigues, BP 48 (a vinte minutos de Aix-en-Provence), 04 90 07 50 33.

As informações foram úteis? Compartilhe com um amigo e siga o nosso perfil no Instagram para viajar para a França todos os dias com a NA PROVENCE.

Tags:, , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Note: Comments on the web site reflect the views of their authors, and not necessarily the views of the bookyourtravel internet portal. You are requested to refrain from insults, swearing and vulgar expression. We reserve the right to delete any comment without notice or explanations.

Your email address will not be published. Required fields are signed with *

error: O conteúdo está protegido !!