Alugue o seu carro conosco. Saiba como aqui!
“Saímos de Aix-en-Provence animados para passar o ano novo curtindo a neve pela primeira vez. A estrada estava linda com o fim da tarde se aproximando. A medida que avançamos a paisagem pitoresca do sul da França muda e aos poucos começamos a ver as montanhas dos Alpes provençais cobertas de neve, que mais parecia açúcar de confeiteiro. Enquanto seguíamos pela estrada outra mudança foi observada dentro do carro: a temperatura só abaixava, 6°, 3°, 1°, – 1°, -3°…
Com esse frio e um vento cortante chegamos a um vilarejo chamado Vars, às 17h e já estava escuro. Do centre ville as ruazinhas levavam aos chalés e apartamentos alugados pelos turistas que frequentam a estação de esqui, muito charmosa e aconchegante. Ficamos em um chalé mais afastado, com as montanhas brancas ao fundo cercando todo ambiente, o que foi ótimo, por que a paisagem era muito mas bonita do que a do centro movimentado. A noite não deu para ver a beleza do lugar, chegamos cansados e dormimos logo. Mas pela manhã, ao ver aquelas montanhas de cartão postal ou propaganda de chocolate suíço, o céu azul sem uma nuvem e o silêncio absoluto foi como se eu tivesse acordado para um sonho, como eu acho que deve ser o céu ou pelo menos um paraíso na terra. O momento foi único e de muita paz.
Depois de tomarmos café fomos para o centro. Eu iria esquiar pela primeira vez, estava muito animada e com medo ao mesmo tempo. Eu não sabia exatamente o que me esperava, mas depois de observar a movimentação do lugar e as pessoas com as suas roupas de esqui – que pareciam mais fantasias – uma mais bonita que a outra, fui ficando cada vez mais entusiasmada, não sabendo direito o que fazer, mas querendo me jogar no meio do que parecia ser uma bagunça: esquiadores por todo o lado, pistas de esqui de diversos níveis, teleféricos que subiam e desciam, teleféricos e gente, muita gente, por todos os cantos. Uma loucura maravilhosa!
A primeira parada foi em uma loja para alugar o esqui e as botas, estava determinada a esquiar de qualquer jeito e tentando me preparar mentalmente para não ficar com medo de cair de bunda no chão o que tinha certeza de que iria acontecer uma hora ou outra. Fui com um amigo, também iniciante, e alugamos todo material ao qual tínhamos direito.
Saímos da loja depois de meia hora, equipados e montados, tentando ficar em pé em cima daquela bota estranha e pesada própria para o esporte. Sem conseguir andar direito e completamente atrapalhados segurando os esquis enormes, fomos fazer uma aula inicial de uma hora para pelo menos aprender a andar (!) na neve. Quando finalmente conseguimos ficar em pé e a caminhar a diversão começou, mas foi difícil, complicado mesmo. Quando vemos pessoas de todas as idades esquiando tão bem, passando zunindo, parece tão fácil, parece… Mas eu estava tão maravilhada com a experiência que queria logo descer a pista do jeito que desse. Fomos para rampa de iniciantes, a “baby”, e ficamos olhando aquelas criancinhas de 4, 5 anos esquiando perfeitamente, passando na nossa frente e sorrindo. No fim do dia eu estava conseguindo descer a pista “baby”, mais freando do realmente esquiando, claro! Mas sentir aquele vento gelado no rosto e a sensação de leveza ao descer a pista foi indescritível e nos deixou com vontade de quero mais.
Quando o fim de semana acabou eu também estava acabada, toda dolorida e sem conseguir andar direito. Precisei de uma semana para me recuperar, mas com o coração leve em uma paz sem igual. Com certeza quero voltar e fazer tudo de novo!”
Texto e fotos Raquel Policastro Ribeiro.
Procurando hospedagem ?
Clique aqui e veja com quem trabalhamos: Booking.
A nossa assessoria é gratuita para todos os clientes que optam por se hospedar com os nossos parceiros. Além de contar com a consultoria de quem conhece e mora na Provence, você não paga mais nem um centavo por isso.
Aguardamos o seu mail caso tenha alguma dúvida de como funciona o nosso serviço: site@naprovence.com.
Achei seu blog superlegal, cheio de idéias e com excelente design. Olha tornei-me seguidor de seu blog, e claro se vc quiser me dar a honra, ficarei muitíssimo lisongeado de ter vc seguindo também o meu blog. Inclusive o tema central, se dedica lamentávelmente a tragédia no Rio. Onde tem a relação de desaparecidos e lamentavelmente das pessoas mortas.Abraços e até o próximo comentário.
Oi Fernando, o link foi feito. Obrigada e até a proxima visita. Beijos!
Anatê,
Adorei o seu relato da neve! Nunca esquiei tb e imagino que vou passar por tudo isso que vc relatou tão brilhantemente!
Ab,
Cinthia.
Oi Cinthia, tudo bem? Pois é, também tenho que experimentar. Na realidade, como indicada a assinatura do texto, quem viveu esse fim de semana inesquecível foi a Raquel. De vez em quando publico os passeios de leitoras, claro que com um ajuste aqui e acolá, mas que sempre trazem algo de interessante. Se quiser participar é so me avisar. Beijos!
Ola querida!
Precisamos marcar o nosso chocolate quente em Aix junto com outros tantos brasileiros que ja encontrei aqui. Na distancia do nosso pais, precisamos nos unir para minimizar o efeito da saudade cronica e aguda.
Bisous!
Oi Cinthia, vai ser um prazer, é so me ligar e marcamos. Beijos!
Olá. Estaremos visitando a França em maio, e nos interessamos muito pelas localizações perto dos alpes. Será q nessa época do ano dá pra eskiar, ou só tem mais chuva? Obrigado
Oi Acid, tudo bem? É um pouco tarde para esquiar por aqui. A neve é boa até meio-dia, em seguida ela é mole e perigosa (por isso chamada “soupe”). Se o seu objetivo é esquiar venha entre dezembro até o fim e março. Em maio você deve aproveitar da Provença! No nosso site dedicado à hospedagem – http://www.temporada.naprovence.com – você encontra dicas de hotéis, casas de hospedes e apartamentos. Se precisar da nossa equipe, a reserva com um dos nossos parceiros é gratuita. Um grande abraço!