As torres e as muralhas podem ser vistas da estrada e do hotel onde ficamos. Uma visão espetacular que me surpreende. Carcassonne, patrimônio mundial desde 1997, era uma das cidades que estava na minha lista de prioridades neste ano.
Escolhemos um hotel vizinho ao monumento, deixamos o carro no estacionamento e fomos conhecer essa maravilha medieval com mais de 2000 anos de história. Se para um adulto atravessar a Porte Narbonnaise e passear pelas ruas estreitas descobrindo lojinhas e casas de outrora é uma experiência única, para uma criança a impressão é ainda mais forte.
A nossa filha ficou procurando princesas e dragões durante todo o passeio.
Com o entardecer fomos jantar a tradicional boudin blanc (uma linguiça molinha servida com purê de maçãs) e deixamos a visita mais completa para o dia seguinte.
Em Carcassonne se cruzam dois axos de circulação desde a mais alta antiguidade: do Atlântico ao Mediterrâneo e do Massif Central à Espanha. A cidade se divide em duas partes distintas : a Cité é situada sobre um planalto na margem direita do rio Aude. A Bastide Saint-Louis, o velho bairro da Trivalle e a célébre Pont Vieux ocupam a margem esquerda.
Pela manhã, depois de um bom café com sucos e geléia feitos com frutas locais, começamos a visita pela cidade que fica em torno da muralha. Depois de visitar o centro e alguns mercados atravessamos a velha ponte para voltar ao nosso foco de interesse : a cidade medieval. O dia de sol deixou a visita ainda mais agradável.
Andamos com calma, demos a volta na imensa muralha, subimos e descemos diversas escadarias. E a cada passo gostava ainda mais do que via. Precisamos de uma meia hora para visitar a catedral e mais duas horas para conhecer o castelo. Um raro exemplo de fortificação dentro de uma fortificação. Mas isso vai ficar para outro post…
One Reply to “Descobrindo Carcassonne!”
9 setembro 2013