Para os amantes da Idade Média ou apenas curiosos o castelo de Les-Baux-de-Provence é uma viagem no tempo. Depois de subirmos a escarpa e darmos a volta na cidade parando de vez em quando nas lojinhas que são uma atração à parte chegamos à bilheteria do castelo. Se você deu uma olhadinha nas fotos deve estar se perguntando por que alguém pagaria para ver um castelo em ruínas.
Na realidade, além da grandiosidade do local e da vista espetacular da cadeia de montanha dos Alpilles diversos espetáculos são organizados durante a primavera e o verão, do 1° de abril até o 30 de setembro.
Um deles apresenta uma das armas medievais mais conhecidas: a catapulta. São três delas: o trébuchet, o couillard e a bricole, todas elas originais, que os próprios espectadores fazem funcionar depois de uma aula rápida, prática e divertida, principalmente para quem está na platéia.
Por falar nisso, o animador explica que na época muitas vezes o tiro saia mesmo pela culatra o que acontece ainda hoje e exige que os expectadores se afastem realmente dos gigantes em madeira (apesar das balas atuais não pesarem toneladas lançadas a 200 metros ainda podem fazer estragos).
A última das catapultas, a bricole, menor e mais delicada era usada por mulheres e são mulheres que a fazem funcionar mais uma vez e com sucesso. Terminado o espetáculo podemos ver ainda arietes, arcos e outras armas usadas durante o período. Boa pedida para as crianças.
2 Replies to “O que acha de fazer uma catapulta funcionar de novo?”
15 março 2012
16 março 2012