A velha fábrica de telhas, as suas torres em tijolo vermelho e um vagão isolado a alguns metros a apenas alguns quilômetros de Aix-en-Provence fazem parte da história de um dos piores momentos vividos pela Europa.
Durante a Segunda Guerra, entre os anos de 1939 e 1942, esse local foi o um dos maiores campos de deportação do sul da França, o único do país que sobreviveu ao conflito e ao tempo. A propriedade privada era uma usina vazia quando foi requisicionada para receber os estrangeiros, judeus e outros considerados contrários ao regime.
Dez mil pessoas de 38 nacionalidades passaram por aqui, mais de duas mil saíram do bairro des Milles apertadas em vagões para o destino final em Auschwitz. Entre os internos do campo, vários artistas como Max Ernst, Hans Bellmer ou Lion Feutchwanger deixaram as suas marcas no lugar onde eram realizadas peças de teatro ou nos muros do refeitório (“Aidez-mois, faites la chaine en me tendant la main.”*). Outras marcas, anônimas, como a estrela de David ou a suástica nazista, também fazem parte do acervo do lugar aberto ao público neste ano.
Descobri o local com alguns amigos. Apesar do trabalho de restauração, dos profissionais que deram um “sentido” cronológico à visita e da formalidade do guia ao explicar as péssimas condições de vida de milhares de pessoas no meio da poeira, doenças e violência, a emoção que senti não teve nada a ver com a descoberta de uma obra de arte em um museu.
Imaginar homens, mulheres e crianças amputadas da liberdade e dignidade, forçadas a abraçarem uma situação completamente absurda e a tentarem sobreviver ao inimaginável é a mensagem que o Memorial du Camp des Milles quer passar. Uma lembrança, mas também um alerta para que nunca mais em nenhum outro lugar do mundo esse cenário se repita.
Camp des Milles, aberto de terça a domingo das 10h às 19h. Tarifa: 9,50€.
Site-Mémorial du Camp des Milles:
40, chemin de la Badesse
13547 Aix-en-Provence
Tél. : + 33 (0) 4 42 39 17 11
A 10 min do TGV,
A 15 min do aeroporto Marseille-Provence,
À 5 km de Aix-en-Provence pela D9,
À 15min de Marseille (pela A51).
ônibus: Linhas 4, 18 e 14 de Aix (Rotonde) até o bairro des Milles.
* Me ajude, me estendendo a mão e criando uma corrente.