Ao atravessar o elegante portão você não vai conter a surpresa desse encontro com o melhor do século XVIII.
Hôtel de Caumont
O Hôtel de Caumont, nunca foi um hotel, mas uma mansão.
Com 2.500m2, ele foi restaurado por dois anos e 12,6 milhões de euros com todo o cuidado e o amor que um projeto como esse precisa. Reabilitado, voltou a ser o local que foi construído em 1715 com as suas salas repletas de gypseries, jardins e escadarias monumentais.
A história conturbada do novo centro de arte
Depois de servir à várias famílias nobres, à resistência durante a Segunda Guerra e ao conservatório de música de Aix-en-Provence, a mansão começa uma nova vida como centro cultural: o Caumont Centre d’Art vai ser inaugurado em maio, mostrando logo a que veio com uma exposição de Canaletto, Rome – Londres – Venise. O triunfo da luz, do 6 de maio ao 13 de setembro de 2015.
Uma excepcional seleção de obras-primas da printura veneziana do século VIII, telas de grande formato e desenhos minuciosos, foram reunidos pela comissária da exposição Bożena Anna Kowalczyk com o apoio da Royal Collection, da Courtauld Gallery e da National Gallery de Londres, do Metropolitan Museum de New-York, da Galerie des Offices de Florence e ainda da Ca’Rezzonico de Veneza.
Documentário sobre Cézanne
Além da pintura, outras artes vão estar presentes no centro cultural. Um filme inédito – «Cézanne au pays d’Aix » – vai ser projetado continuamente no auditório, concertos, eventos e palestras também vão estar no programa. E se você está se perguntando se também vai haver um espaço para um café ou restaurante, não se preocupe, ele faz parte do projeto e vai estar esperando por você.
As crianças menores de 7 anos e os jornalistas entram gratuitamente.
3, rue Joseph Cabassol, Aix-en-Provence.
3 Replies to “Hôtel de Caumont, um novo centro de arte em Aix-en-Provence”
13 fevereiro 2015
13 abril 2015
14 abril 2015