A primavera na Europa dura do primeiro de março ao fim de maio e é um dos momentos mais complexos do ano.
Calor e frio se alternam tanto quanto os dias de sol, vento e chuva e nessa montanha-russa típica da estação fica difícil saber como se vestir. Se os nativos penam, imagine a complicação para quem não conhece a Europa ou nunca esteve por aqui nesse período.
A falta de experiência não é um drama em si, mas pode virar um problema de peso: a mala!
Depois de catorze anos morando em Aix-en-Provence, percebi alguns erros que podem ser evitados para que você aproveite melhor a sua viagem sem carregar tanto peso.
São eles: achar que faz frio o ano todo na Europa e por isso vai precisar de uma mala gigantesca, com coisas demais que provavelmente não vai usar; trocar de roupa todos os dias (pode parecer estranho, mas você vai poder repetir a mesma camiseta ou vestido sem nenhuma culpa); sem falar do exagero nos cosméticos, cremes, shampoo e pares de sapatos.
Mas se o clima temperado e instável da primavera é um mistério diário para os nativos, o que levar na mala?
A bagagem ideal não existe, mas no meu ponto de vista o fator mais importante é que você deve ser capaz de carregá-la sozinha sem a ajuda de alguém para colocá-la em cima do carrinho, ou subir uma escada, por exemplo.
Para chegar em um peso razoável, pensei em lhe ajudar a selecionar o que seja suficiente para um período de duas semanas ou mais (lembre-se de que vai poder lavar o que for preciso nas inúmeras lavanderias locais), levando em consideração: o que uso por aqui, que a Provence é abençoada com 300 dias de sol por ano, que a temperatura local é sempre superior ao do norte da França e que como diz o ditado provençal: en avril, ne te découvre pas d’un fil et en mai, fais ce qu’il te plaît (em abril, não se descubra imediatamente, em maio faça o que quiser).
O que trazer:
- um ou dois cachecóis ou lenços ajudam a variar as roupas e esquentam a garganta durante as manhãs mais frias,
- três camisetas com alças finas,
- três camisetas com mangas curtas,
- um pulôver,
- um “twin set” (adoro!),
- um short, bermuda ou saia,
- três vestidos,
- um casaco leve que combine com tudo e que possa amarrar na cintura ou jogar no ombro,
- uma calça jeans,
- uma calça larga em malha, seda ou linho,
- uma sandália baixa,
- um tênis ou bota de cano baixo (dependendo do seu estilo),
- uma chinela de praia que pode ser usada no hotel e até na rua se o calor apertar,
- meias curtas (uma ou duas meias mais longas e quentes se vier no começo da estação),
- um biquini (vai que no hotel tenha piscina aquecida ou que dê vontade de conhecer a praia!),
- uma saída de praia que pode ser um dos vestidos ou lenços,
- um chapéu em tecido que possa ser amassado,
- uma camisola ou pijama,
- calcinhas e sutiãs.
Antes de fechar a mala, olhe com calma e veja se as cores das peças se coordenam entre si, tenha certeza de que não está trazendo materiais pesados (lã, veludo, etc.), resista à tentação das botas e dos saltos altos, opte por produtos de beleza em frascos pequenos (100ml, no máximo), esqueça joias e outros acessórios vistosos. Menos é sempre mais e o melhor: garanta espaço para uma sacola vazia no fundo da mala para voltar para casa com muitas lembranças da Provence.
Boa viagem!