Contato : +33 (0)4 42 26 40 34 WhatsApp : +33 (0)6 09 01 49 97

Classificação dos vinhos franceses

Para entender melhor a classificação e a legislação dos vinhos franceses, é bom saber:
 
1-) A maioria dos vinhos franceses tira o seu nome dos locais de produção (definidos pela lei francesa). Quando falamos de um vinho francês e da região de origem, o vinho e a região normalmente têm o mesmo nome.
 
2-) Existe uma hierarquia na classificação dos vinhos. Alguns têm mais prestígio do que outros.
 
3-) Em geral, quanto menor a superfície do local de produção, mais bem cotado é o vinho.
 
4-) O fato de que um vinho seja cotado melhor do que outro não significa que ele é mesmo melhor, mas apenas que deveria ser melhor. A partir da origem controlada, a lei define o potencial de qualidade do vinho, mas isso não significa que esse potencial vai existir em todas as garrafas.
 
5-) A categoria do vinho deve ser indicada na etiqueta, geralmente em letras menores logo abaixo do nome.
 

Os vinhos franceses são divididos em quatro categorias.

Veja quais são, da mais para a menos importante:

 
1-) Appellation d’origine contrôlée – AOC (apelação de origem controlada): na etiqueta da categoria superior, o local de produção aparece entre as palavras Appellation e Contrôlée, como na Appellation Bordeaux contrôlée.
 
2-) Vin délimite de qualité supérieure – VDQS (vinho delimitado de qualidade superior): no rótulo, essa indicação aparece imediatamente logo depois do nome.
 
3-) Vin de pays (vinho regional): essa informação é seguida do nome de uma região ou local, como Vin de Pays du Jardin de France. Esses lugares são mais vastos que vinhedos de categoria superior.
 
4-) Vin de table (vinho de mesa): corresponde ao vinho ordinário sem indicação geográfica mais específica do que “France”. A lei proíbe informar o tipo de uva ou do millésime nesse tipo de vinho.
Deixe o seu comentário e compartilhe com um amigo que precisa dessas informações.

Tags:, , , , , , ,

2 Replies to “Classificação dos vinhos franceses”

Simone Sophie Sierakoski
1 abril 2020
Matéria super interessante!
Responder

Deixe um comentário

Nota: Os comentários no site refletem as opiniões de seus autores, e não necessariamente as opiniões do portal de internet NaProvence. Você deve abster-se de insultos, palavrões e expressões vulgares. Reservamo-nos o direito de excluir qualquer comentário sem aviso prévio ou explicações.

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são assinados com *