Castelo de Vauvenargues: refúgio provençal de Picasso

O Château de Vauvenargues, situado na charmosa vila de Vauvenargues, no sul da França, foi residência de Pablo Picasso. Construído no século XVII, o castelo ostenta uma arquitetura provençal clássica, com paredes de pedra calcária, telhados vermelhos e uma torre imponente.

O castelo passou por várias mãos ao longo dos séculos, servindo como residência senhorial, convento e até mesmo um centro de férias para marinheiros. Em 1958, buscando um refúgio mais tranquilo que sua casa anterior em Cannes, Picasso adquiriu o Château de Vauvenargues. O artista e sua esposa, Jacqueline Roque, realizaram reformas no local, modernizando algumas áreas e preservando o charme rústico original.

Ele instalou seu ateliê no segundo andar, com vista para a Montanha Sainte-Victoire, que tanto o fascinava.

Em um desejo expresso em seu testamento, Picasso foi enterrado no jardim do Château de Vauvenargues, sob uma oliveira centenária. Uma lápide simples, com seu nome e data de morte, marca o local de descanso final do artista.

Em 2009, o castelo foi aberto ao público por um período limitado (durante a exposição Picasso-Cézanne), oferecendo visitas guiadas que permitiam aos visitantes conhecer o interior da propriedade, o ateliê de Picasso e seu túmulo. Infelizmente, o castelo está fechado ao público desde 2012, devido a questões de segurança e preservação.

As informações foram úteis? Compartilhe com um amigo e siga o nosso perfil no Instagram para viajar para a França todos os dias com a NA PROVENCE.

Tags:, , , , ,

Deixe um comentário

Note: Comments on the web site reflect the views of their authors, and not necessarily the views of the bookyourtravel internet portal. You are requested to refrain from insults, swearing and vulgar expression. We reserve the right to delete any comment without notice or explanations.

Your email address will not be published. Required fields are signed with *

error: O conteúdo está protegido !!