Como encontrar um apartamento na Provence?

Morar no sul da França não é barato. Mas depois de anos de forte alta (+9,1% em média em 2003 e +6% em 2004 e 2006) o mercado de Marselha se estabilizou no segundo semestre de 2008 e o preço do aluguel parou, em média, em 11,70 euros o metro quadrado.
Mas antes de assinar qualquer contrato é preciso entender os termos das agências imobiliárias por aqui. 
A descrição do imóvel não tem nada a ver com o que conhecemos no Brasil onde as dependências aparecem com todas as letras no anúncio, por exemplo : apartamento com sala, cozinha, quatro quartos e um banheiro.
Os franceses decidiram resumir e simplificar todas essas informações.
Continuando com o exemplo, o mesmo apartamento na França seria anunciado simplesmente como un T5.
Os profissionais usam a letra T (type – “tipo”) + un número para designar o plano da habitação :
– Studio – Apartamento formado por uma só peça qui funciona como quarto, sala, cozinha…O banheiro é independente, com ou sem vaso. Na maioria das construções francesas o vaso fica em outro espaço separado por uma porta do local da ducha ou da banheira.
– T1 – A cozinha é separada da peça principal.
– T1 ou T1 bis – A cozinha é aberta para a sala, mas o espaço é grande o suficiente para que tanto como uma como outra possam ser delimitadas visualmente.
– Studio/ T1 ou T2 cabine – Nesse caso, existe uma parte independente ou um canto extra (3m² em média) que permite a instalação de um beliche.
– T2 – Apartamento com uma cozinha, um quarto, uma sala e um banheiro.
– T3 – Uma cozinha, dois quartos, uma sala e um banheiro.
– T4 – Nesse caso várias configurações são possíveis : uma cozinha, 3 quartos, uma sala e um banheiro; uma cozinha, 4 quartos e um banheiro; uma cozinha, 2 quartos, uma sala, uma sala de jantar e um banheiro,
 T5 – Uma cozinha, 4 quartos, uma sala, um banheiro, etc.
Não sei se reparou mas em nenhum dos exemplos aparecem dois banheiros, o que é considerado um luxo.
Quanto ao espaço da lavanderia isso é uma extravagância brasileira, ou seja, nem vale a pena procurar.
Mais um detalhe : muitos imóveis antigos – séculos XVII ou XVIII – quando são restaurados ficam charmosos, mas não dispõem de elevadores. Ou seja, antes de alugar um studio no quarto andar pense bem se não vale pena pagar um pouquinho mais pour um T2 no térreo. Muitas bastides (casarões de séculos anteriores) também são transformadas em “apartamentos”.
Nesse caso,verifique se as instalações do aquecedor estão em ordem para não passar um inverno inesquecível…no mau sentido!

Tags:, , ,

Deixe um comentário

Nota: Os comentários no site refletem as opiniões de seus autores, e não necessariamente as opiniões do portal de internet NaProvence. Você deve abster-se de insultos, palavrões e expressões vulgares. Reservamo-nos o direito de excluir qualquer comentário sem aviso prévio ou explicações.

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são assinados com *

error: O conteúdo está protegido !!