Feriado de finados, bebê na cadeira especial e la fomos aproveitar uma deliciosa e ensolarada tarde de outono. O destino? Le Castellet, uma cidade medieval a 62Km de Aix-en-Provence.
Para chegar até ela o acesso se faz pela auto-estrada A50, saída 11 entre Toulon e Marseille, exatamente por onde a viagem começa.
Nas duas margens e por quilômetros somos presenteados com vinhedos em diversos tons de dourado, caramelo e vermelho. No ritmo dos Strokes o carro avança docemente como deve ser quando o intinerário prevê a Provença.
Depois de dar algumas voltas inúteis – culpa do GPS segundo o meu marido – chegamos ao nosso objetivo apenas quarenta minutos depois de termos saído de Aix.
Existem dois grandes estacionamentos pagos (tarifa única por todo o dia) perto da cidade, mas é possível estacionar (gratuitamente) nas margens das estradas que dão acesso se estiver disposto a andar um pouco. Foi o fizemos simplesmente por que não encontramos vaga em nenhum dos dois. A próxima surpresa? Esquecemos o carrinho e o meu fofo de três anos precisou encarar a caminhada e as escadas como papai e mamãe.
Escarpada no alto de uma colina, Le Castellet nos lembra os romances de capa e espada. Na entrada da cidade uma placa informa que o filme “La femme du boulanger” de Marcel Pagnol usou a cidade como cenário.
Levamos cerca duas horas – sinceramente não prestei muita atenção ao relógio – para nos “perder” sem pressa pelas ruas estreitas e pavimentadas com paralepípedos. Entramos e saímos das inúmeras lojas com produtos provençais, aproveitamos para nos deixar levar pela beleza do terraço com vista para os vinhedos e passamos pela igreja em pedra.
Visitar cidades como essa sempre me emocionam, talvez pela criatividade dos nativos aos nos receber com janelas e portas decoradas como se fosse dia de festa ou pela impressão de estar em um lugar onde o tempo deixou as suas marcas.
Quando estiver no Le Castellet observe tudo com calma, os detalhes estão em toda parte e são eles a alma dessa cidade. Mais uma dica: se optar por visitá-la no verão evite os dias muito quentes ou você corre o risco de encontrar uma multidão.
O Le Castellet pode ser visitado durante o ano todo.
Descrição dos principais pontos a serem visitados:
- a entrada do Castellet se faz por duas portas fortificadas, uma de 1323 embaixo da cidade e a outra de 1659 na parte mais alta,
- em todas as pequenas ruas estreitas se encontram lojas de produtos provençais,
- perto do castelo, que abriga depois de 1969 os escritórios da prefeitura, atravessando o “Le trou de Madame” temos uma linda vista do campo e da cadeia de montanhas da Sainte-Baume,
- visitar a igreja do St Sauveur, do século XII vai lhe trazer um pouco de ar fresco durante os meses mais quentes,
- nas praças, embaixo da cidade, você vai encontrar terraços sob as sombras de árvores para curtir um café sem pressa de ser feliz.