Os mais belos vilarejos da França é um selo de autenticidade dados aos locais mais bonitos do pais. A Provence conta com 18 deles. Apenas vilarejos com menos de dois mil habitantes e uma paisagem única e pitoresca podem tentar entrar para a seleção.
Veja quais são os vilarejos da Provence que podem ostentar o título.
Ansouis
No sul do Vaucluse, a 30Km de Aix-en-Provence, Ansouis, o seu castelo com mais de mil anos e os seus vinhedos ficam no parque do Grand Luberon.
Bargème
A 1.097 m de altitude, Bargème é a cidade mais alta do Var com uma vista excepcional do vale.
Gassin
Depois de subir as ruas estreitas nos deparamos com uma vista espetacular do golfo de Saint-Tropez. Momento de pausa para curtir um café ou um sorvete em um dos terraços da cidade.
Coaraze
A 650 m de altitude, perto do Parc National du Mercantour, Coaraze é a conhecida como a cidade do sol por suas ruas estreitas, passagens em arcos, casinhas coloridas e praças floridas.
Gordes
Encravada no planalto do Vaucluse, dominando a planície de Cavaillon, Gordes se estende aos pés do imponente castelo da Renascença. Cidade de artistas, Marc Chagall, Victor Vasarely ou ainda Pol Mara, passaram por aqui, Gordes é uma etapa incontornável na Provence.
Gourdon
No topo de uma falésia de 760m de altitude, Gourdon é um balcão aberto para as “Gargantas do Lobo” e o mar Mediterrâneo.
La Grave
No coração da cadeia de montanhas dos Ecrins, em frente ao pico de la Meije e os seus 3.983 m de altitude, a cidade de La Grave e as suas casas de pedras se tornaram um lugar para o alpinismo de alto nível.
Les-Baux-de-Provence
O segundo local mais visitado da Provence, Les Baux-de-Provence é um vilarejo encravado no topo de uma colina. Com o seu castelo em ruínas, catapultas e lojas incríveis é uma parada obrigatória para quem visita a Provence.
Lourmarin
Cercada por oliveiras e vinhedos, Lourmarin conta com o seu belo castelo construído no século XV pela família Agoult (ele guarda no seu interior uma bela coleção de móveis e objetos). Entre outros artistas, o vilarejo seduziu Henri Bosco e Albert Camus que repousam no cemitério local.
Ménerbes
Do alto de uma colina, com vista para os vinhedos do Luberon, o vilarejo de Ménerbes e seu castelo vigiam seus vizinhos: Gordes e Roussillon. As ruas estreitas revelam um rico patrimônio: antigas residências, praça da Câmara Municipal com o seu campanário do século XVII.
Moustiers-Sainte-Marie
Perto do lago de Sainte-Croix e do Gorges du Verdon, Moustiers tem as suas casas e ruas na reentrância da rocha. Conhecida e reconhecida pela produção de faiança, a vila conta ainda com várias oficinas dedicadas à sua criação.
Roussillon
Localizado no coração da maior mina de ocre da Europa, Roussillon proclama sua singularidade mineral com uma paleta surpreendente de cores extravagantes. Caminhando por suas vielas e escadarias, contemplando suas fachadas, muitas vezes simples e naturalmente belas, você admirará um vilarejo com mais de mil anos de História.
Saint-Véran
No coração do Parque Natural Regional de Queyras, a 2042 m de altitude, Saint-Véran orgulha-se de ser a cidade habitada mais alta da Europa. Os chalés de madeira e pedra com telhados de ardósia, as fontes, os fornos de pão e os relógios de sol são típicos do património local, enquanto as numerosas capelas testemunham a fé dos habitantes.
Sainte-Agnès
Situado a quase 800m, este antigo posto de defesa da fronteira franco-italiana na linha Maginot tem sido um local militar cobiçado. Hoje, o vilarejo oferece aos visitantes ansiosos por autenticidade suas ruas de paralelepípedos, sua vista deslumbrante da Côte d’Azur e seu clima ensolarado.
Séguret
No sopé das “Dentelles de Montmirail”, no vale do Ródano numa paisagem de vinhas, Séguret é dominada pela torre do seu antigo castelo medieval. Você vai descobrir: a Porte Reynier, vestígio das fortificações, a fonte dos Mascarons, o lavadouro e o campanário, bem como a igreja de Saint-Denis.
Seillans
A poucos quilómetros de Fayence, Seillans tem tudo o que se espera de um típico vilarejo provençal: as casas geminadas na encosta, as ruas empedradas, as passagens abobadadas e as praças onde cantam as fontes, o clima agradável e as paisagens com vinhas e oliveiras. O lugar seduziu o pintor Max Ernst que viveu os últimos anos de vida e cuja obra pode ser admirada na Donation Tanning-Ernst.
Tourtour
Com uma altitude de 635m, Tourtour é justamente apelidado de “a vila no céu da Provence”. As casas de pedra têm telhas redondas, a Place des Ormeaux e as suas oito fontes, as passagens abobadadas e as vielas ensolaradas. Está tudo lá! A cerca do castelo medieval e do castelo do século XVII contam a história de vários séculos.
Venasque
No sopé do Mont Ventoux, com vista para vinhedos, matagais e cerejeiras, Venasque é uma antiga cidade medieval da qual ainda hoje existem vestígios de muralhas e três torres sarracenas. No coração do vilarejo, descobrimos ruas íngremes, casas de pedra dourada, mas também a igreja-catedral de Notre-Dame e um magnífico batistério do século XI.