Os 18 vilarejos provençais entre os mais belos da França

Os mais belos vilarejos da França é um selo de autenticidade dados aos locais mais bonitos do pais. A Provence conta com 18 deles. Apenas vilarejos com menos de dois mil habitantes e uma paisagem única e pitoresca podem tentar entrar para a seleção.

Veja quais são os vilarejos da Provence que podem ostentar o título.

Ansouis

No sul do Vaucluse, a 30Km de Aix-en-Provence, Ansouis, o seu castelo com mais de mil anos e os seus vinhedos ficam no parque do Grand Luberon.

Bargème

A 1.097 m de altitude, Bargème é a cidade mais alta do Var com uma vista excepcional do vale.

Gassin

Depois de subir as ruas estreitas nos deparamos com uma vista espetacular do golfo de Saint-Tropez. Momento de pausa para curtir um café ou um sorvete em um dos terraços da cidade.

Coaraze

A 650 m de altitude, perto do Parc National du Mercantour, Coaraze é a conhecida como a cidade do sol por suas ruas estreitas, passagens em arcos, casinhas coloridas e praças floridas.

Gordes

Encravada no planalto do Vaucluse, dominando a planície de Cavaillon, Gordes se estende aos pés do imponente castelo da Renascença. Cidade de artistas, Marc Chagall, Victor Vasarely ou ainda Pol Mara, passaram por aqui, Gordes é uma etapa incontornável na Provence.

Gourdon

No topo de uma falésia de 760m de altitude, Gourdon é um balcão aberto para as “Gargantas do Lobo” e o mar Mediterrâneo.

La Grave

No coração da cadeia de montanhas dos Ecrins, em frente ao pico de la Meije e os seus 3.983 m de altitude, a cidade de La Grave e as suas casas de pedras se tornaram um lugar para o alpinismo de alto nível.

Les-Baux-de-Provence

O segundo local mais visitado da Provence, Les Baux-de-Provence é um vilarejo encravado no topo de uma colina. Com o seu castelo em ruínas, catapultas e lojas incríveis é uma parada obrigatória para quem visita a Provence.

Lourmarin

Cercada por oliveiras e vinhedos, Lourmarin conta com o seu belo castelo construído no século XV pela família Agoult (ele guarda no seu interior uma bela coleção de móveis e objetos). Entre outros artistas, o vilarejo seduziu Henri Bosco e Albert Camus que repousam no cemitério local.

Ménerbes

Do alto de uma colina, com vista para os vinhedos do Luberon, o vilarejo de Ménerbes e seu castelo vigiam seus vizinhos: Gordes e Roussillon. As ruas estreitas revelam um rico patrimônio: antigas residências, praça da Câmara Municipal com o seu campanário do século XVII.

Moustiers-Sainte-Marie

Perto do lago de Sainte-Croix e do Gorges du Verdon, Moustiers tem as suas casas e ruas  na reentrância da rocha. Conhecida e reconhecida pela produção de faiança, a vila conta ainda com várias oficinas dedicadas à sua criação.

Roussillon

Localizado no coração da maior mina de ocre da Europa, Roussillon proclama sua singularidade mineral com uma paleta surpreendente de cores extravagantes. Caminhando por suas vielas e escadarias, contemplando suas fachadas, muitas vezes simples e naturalmente belas, você admirará um vilarejo com mais de mil anos de História.

Saint-Véran

No coração do Parque Natural Regional de Queyras, a 2042 m de altitude, Saint-Véran orgulha-se de ser a cidade habitada mais alta da Europa. Os chalés de madeira e pedra com telhados de ardósia, as fontes, os fornos de pão e os relógios de sol são típicos do património local, enquanto as numerosas capelas testemunham a fé dos habitantes.

Sainte-Agnès

Situado a quase 800m, este antigo posto de defesa da fronteira franco-italiana na linha Maginot tem sido um local militar cobiçado. Hoje, o vilarejo oferece aos visitantes ansiosos por autenticidade suas ruas de paralelepípedos, sua vista deslumbrante da Côte d’Azur e seu clima ensolarado.

Séguret

No sopé das “Dentelles de Montmirail”, no vale do Ródano numa paisagem de vinhas, Séguret é dominada pela torre do seu antigo castelo medieval. Você vai descobrir: a Porte Reynier, vestígio das fortificações, a fonte dos Mascarons, o lavadouro e o campanário, bem como a igreja de Saint-Denis.

Seillans

A poucos quilómetros de Fayence, Seillans tem tudo o que se espera de um típico vilarejo provençal: as casas geminadas na encosta, as ruas empedradas, as passagens abobadadas e as praças onde cantam as fontes, o clima agradável e as paisagens com vinhas e oliveiras. O lugar seduziu o pintor Max Ernst que viveu os últimos anos de vida e cuja obra pode ser admirada na Donation Tanning-Ernst.

Tourtour

Com uma altitude de 635m, Tourtour é justamente apelidado de “a vila no céu da Provence”. As casas de pedra têm telhas redondas, a Place des Ormeaux e as suas oito fontes, as passagens abobadadas e as vielas ensolaradas. Está tudo lá! A cerca do castelo medieval e do castelo do século XVII contam a história de vários séculos.

Venasque

No sopé do Mont Ventoux, com vista para vinhedos, matagais e cerejeiras, Venasque é uma antiga cidade medieval da qual ainda hoje existem vestígios de muralhas e três torres sarracenas. No coração do vilarejo, descobrimos ruas íngremes, casas de pedra dourada, mas também a igreja-catedral de Notre-Dame e um magnífico batistério do século XI.


Tags:, , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Note: Comments on the web site reflect the views of their authors, and not necessarily the views of the bookyourtravel internet portal. You are requested to refrain from insults, swearing and vulgar expression. We reserve the right to delete any comment without notice or explanations.

Your email address will not be published. Required fields are signed with *

error: O conteúdo está protegido !!