E la fomos nós para mais um passeio pelos campos de lavanda da Provence, desta vez, para Sault. O nome estranho é da cidade conhecida como a “capital da lavanda”. A planta que transforma o planalto do Vaucluse em um “mar azul” é cultivada na região desde os romanos. Mas antes desse novo encontro, passo na casa de uma amiga para deixar a visita ainda mais divertida.
Saímos de Aix-en-Provence às 9h30 da manhã para evitar o sol muito quente. Passamos por Lourmarin e muitas outras cidadezinhas e começamos a subir. A estrada é cheia de curvas e não tem nada a ver com as excelentes auto-estradas retas e em perfeito estado. A medida que subimos começamos a encontrar os campos e as paradas para as fotos às margens da estrada são obrigatórias.
Sault fica a 765m de altidude, além do sol, a lavanda gosta de altura. Continuamos o passeio até uma nova parada, dessa vez em um mirante onde podemos admirar a beleza do vale e dos imensos retângulos e quadrados roxinhos, roxinhos, festejados sempre no dia 15 de agosto com desfile folclórico e demonstrações de corte da lavanda. Mais um pedaço de estrada e chegamos até o vilarejo.
Sault já foi uma cidade fortificada, hoje o centro velho guarda algumas lembranças desse tempo: ruas estreitas, casas sem prumo e a igreja de Notre-Dame-de-la-Tour do século XII. O calor e a hora do almoço convidam para uma pausa em um dos bares e restaurantes da cidadezinha. Tudo muito simples, sem frescura, com um atendimento informal e que termina com um delicioso sorvete de lavanda com mel.
A visita continua pelas ruas da cidade e termina no lado norte, em frente ao Office de Tourisme, com uma praça que tem uma bela vista para o planalto e os seus campos perfumados.
Para quem quer levar mais do que fotos para casa, lojinhas vendem produtos típicos da região, entre elas, a cooperatia dos produtores Maison des Producteurs (rue de la République): nouggats, mel de lavanda, bouquês, oleos essenciais, azeite de oliva, etc.
Os amantes da natureza podem continuar o passeio pelosplanaltos de Albion (espeleologia, VTT e caminhadas) e o Gorges de la Nesque, no programa: um bom piquenique, muita água e os mapas com algumas sugestões de circuitos pré-estabelecidos à disposição no departamento de turismo da cidade.
Para os apressadinhos de plantão que acham que podem visitar a Provence em um dia: apenas com o passeio pelos campos de lavanda, almoço e a visita ao vilarejo, chegamos em casa às 16h. A beleza tem essa exigência: para ser apreciada precisa de tempo.
Experiências personalizadas
Gostaria de viver uma experiência na França com um motorista-acompanhante que fala português?
Procurando hospedagem ?
Dúvidas sobre os nossos serviços?
Envie o seu mail para site@naprovence.com ou entre em contato pelo direct do Instagram.
Consultoria WhatsAPP
Serviço pago e disponível apenas para clientes com passagens aéreas compradas para o ano em curso.
3 Replies to “Os campos de Sault, a capital da lavanda”
5 julho 2014
8 julho 2014
25 setembro 2019