Quarto de Van Gogh na clínica psiquiátrica de Saint-Rémy-de-Provence

A alguns minutos do centro de Saint-Rémy-de-Provence, logo depois dos monumentos romanos conhecidos como Antiques, em uma ruazinha estreita e quase escondida, está o objetivo da visita de hoje: o asilo de Saint-Paul-de-Mausole.

No estacionamento: um campo de oliveiras. Na entrada do edifício: um corredor com plantas floridas e árvores frutíferas, onde começa a homenagem ao paciente mais célebre e genial que viveu aqui.

Van Gogh chegou no asilo no dia 8 de maio de 1889 trasferido do hospital de Arles e em um ano realizou 143 obras em óleo e mais de 150 desenhos, transformando esse período em um dos mais profíficos da vida do artista.

As reproduções dos quadros estão espalhadas pelos lugares onde o pintor deixava a inspiração tocá-lo. “Les iris”, “La nuit étoilée”, Oliverie”, “La sieste”, etc. No fim do corredor, encontro uma igreja magnífica com a sua torre romana quadrada com um teto piramidal.

Empurro a pesada porta do velho monastério transformado em clínica psiquiátrica e entro no “cloître” onde o jardim romano fechado por colunas esculpidas com zelo é circundado por arcos de uma beleza ímpar.

No centro, quadradinhos expõem diversos tipos de plantas floridas.

O lugar é iluminado e o silêncio se espalha como as trepadeiras que colorem a pedra. Mais uma porta e entro na lojinha onde pago 4,50€ para continuar a visita. Saio da loja e vou até o jardim à la française, onde um campo de lavanda adormecido aguarda tranquilamente o próximo verão para brilhar de novo.

Ao longo do jardim, novas reproduções e olhando para a parede de pedras envelhecidas pelo tempo vejo uma pequena janela com barras em ferro. É para lá que subo em seguida. Dois lanços de escada e chego ao quarto de Van Gogh. Um pouco maior do que imaginava e tão simples como o pintor o representou tantas vezes. A escrivaninha onde deveria escrever as famosas cartas ao irmão Théo, a sacola onde carregava o material e um baú.

Da janela, a vista que o artista podia desfrutar da Provence que o fascinou.

Van Gogh deixou Saint-Paul-de-Mausole no dia 16 de maio de 1890, onde se suicidou dois meses depois, em 29 de julho de 1889,deixando atrás dele o sonho inatingido de criar uma comunidade de pintores no sul da França e um talento que marcou para sempre a arte.

Asilo de Saint-Paul-de-Mausole, chemin Saint-Paul, Saint-Rémy-de-Provence. Aberto todos os dias.

 

 


Instagram

Gostou? Siga o nosso Instagram para mais informações, fotos e vídeos diários sobre a França: @na_provence

Experiências personalizadas

Gostaria de viver uma experiência na França com um motorista-acompanhante que fala português? 

Clique aqui e saiba mais.

Procurando hospedagem ? 

Você é um cliente individual? Pode fazer a sua reserva diretamente com o nosso parceiro clicando aqui.

Caso precise de mais de um quarto, preencha esse formulário e entre em contato com o nosso serviço especial grupos.

Dúvidas sobre os nossos serviços?

Envie o seu mail para site@naprovence.com ou entre em contato pelo direct do Instagram.

Consultoria WhatsAPP

Serviço pago e disponível apenas para clientes com passagens aéreas compradas para o ano em curso.

Tags:, , , , , ,

One Reply to “Quarto de Van Gogh na clínica psiquiátrica de Saint-Rémy-de-Provence”

Uilmara Machado de Melo Gonçalves
17 março 2014
Parabéns pela bela página, pelo belo texto e pelas informações tão úteis! Permitam-me fazer uma correção, pois há um erro de digitação na data de falecimento de VAN GOGH: vocês colocaram 29 de julho de 1889; o correto é 1890. A propósito já curti e estou seguindo a página de vocês no FACEBOOK: linda! SUCESSO! Abraço.
Responder

Deixe um comentário

Note: Comments on the web site reflect the views of their authors, and not necessarily the views of the bookyourtravel internet portal. You are requested to refrain from insults, swearing and vulgar expression. We reserve the right to delete any comment without notice or explanations.

Your email address will not be published. Required fields are signed with *

error: O conteúdo está protegido !!