Preparar uma viagem, leva tempo e muita paciência para reunir todas as informações disponíveis no melhor roteiro. Uma sugestão para quem tem o sonho de visitar a França, além de manter o foco na organização e pensar positivo, é: ver filmes.
Paris é uma das cidades mais fotogênicas do mundo e por isso mesmo cenário de inúmeras histórias.
A Provence não fica atrás, com centenas de produções filmadas na região.
Nesse momento difícil e complicado, vamos respirar fundo, ficar em casa e ver os filmes que mostram cenários, cultura e o modo de vida francês. Confira algumas sugestões que vão deixar o seu dia melhor e que podem incrementar ou mudar radicalmente o roteiro da próxima viagem, porque, sim, vai haver uma próxima viagem.
Um Bom Ano
A vida do bem-sucedido investidor Max Skinner muda radicalmente quando recebe a notícia que seu tio Henry faleceu. Por ser um dos parentes mais próximos e ter passado parte de sua juventude ao lado do familiar, cabe a ele, agora, tocar os negócios e, inevitavelmente, fazer uma visita ao local na Provence.
Ladrão de Casaca
O bon-vivant e ex-ladrão de joias, conhecido como “Gato”, é o principal suspeito de uma onda de roubos de jóias na Riviera Francesa. Para não voltar para a prisão, ele vai atrás do verdadeiro culpado. Quando conhece a bela Frances Stevens ele decide utilizá-la como isca para prender o ladrão. Foi durante a realização desse filme que Grace Kelly virou a Princesa de Mônaco.
Cézanne e eu
O longa trata da longa e tempestuosa amizade entre o escritor Émile Zola (Germinal, A Obra, Thérèse Raquin, entre outros) e o pintor Paul Cézanne. Ambos nascidos em Aix-en-Provence, onde uma grande parte das cenas foram filmadas.
Amar não tem preço
Irene é uma oportunista que se relaciona com velhos ricos e Jean é um funcionário bem intencionado de um hotel de luxo. Ela o confunde com um possível “cliente” e ele se apaixona por ela. O resultado é um romance divertido na Riviera Francesa.
Meia noite em Paris
Gil é roteirista frustrado em Hollywood. Agora, em Paris, ele se questiona sobre os rumos de sua vida, enquanto cruza com vários escritores e artistas em uma viagem pelo tempo na capital francesa.
Cinderela em Paris
Com Audrey Hepburn, o longa conta a história de um famoso fotógrafo que trabalha em uma conceituada revista feminina e busca um novo rosto. A escolhida é Jo Stockton, balconista de uma livraria. Mas Jo só concorda com a proposta ao saber que irá conhecer Emile Flostre, um intelectual cujas idéias ela idolatra.
O Fabuloso Destino de Amelie Poulain
O filme francês conta a história de uma excêntrica garçonete do bairro parisiense de Montmartre que se empenha em fazer o bem para os outros a partir de pequenos gestos.
O Código da Vinci
Os Intocáveis
Philippe é um aristocrata rico que, após sofrer um grave acidente, fica tetraplégico. Precisando de um assistente, ele decide contratar Driss, um jovem problemático que não tem a menor experiência em cuidar de pessoas no seu estado. Aos poucos ele aprende a função, apesar das diversas gafes que comete. Philippe, por sua vez, se afeiçoa cada vez mais a Driss. Aos poucos a amizade entre eles se estabelece, com cada um conhecendo melhor o mundo do outro.
Os Miseráveis
O clássico de Victor Hugo se passa no século XIX. O ex-prisioneiro Jean Valjean é perseguido por décadas pelo implacável policial Javert depois que ele viola sua liberdade condicional. Quando Valjean concorda em cuidar de Cossete, a jovem filha de Fantine, que é funcionária de uma fábrica, suas vidas mudam para sempre.
Paris, eu te amo
Coletânea de 21 curtas, de 5 minutos cada e de autoria de diferentes diretores. Uma declaração de amor à Paris.
O Corcunda de Notre Dame (Disney)
Em Paris, durante a Idade Média, o corcunda Quasímodo vive preso desde a infância nos porões da catedral de Notre Dame. Um dia, decide sair da escuridão e conhece Esmeralda, uma bela cigana por quem se apaixona. Para conseguir concretizar seu amor ele precisa enfrentar o poderoso Claude Frollo e seu fiel ajudante Febo.
Ratatouille (Disney)
O longa conta a história de Rémy, um rato que sonha se tornar um chef. Além do fato de ser um rato e ser sempre expulso das cozinhas que visita, sua família também não aprova a vocação. Ao conhecer Linguini, um atrapalhado ajudante que não sabe cozinhar e precisa manter o emprego a qualquer custo, faz uma parceria para realizar o seu sonho.
Antes do Pôr-do-Sol
Jesse e Celine se conhecem em uma viagem de trem, passam o dia juntos e se separam no dia seguinte. Nove anos depois, Jesse (um conhecido escritor) e Celine (trabalha para uma organização de parisproteção ao meio-ambiente) se reencontram, novamente por acaso em Paris.
Piaf, um hino ao amor
Edith Piaf é uma cantora francesa que teve uma vida difícil. Abandonada pela mãe, foi criada pela avó, que era dona de um bordel na Normandia. Dos 3 aos 7 anos de idade ficou cega, recuperando-se milagrosamente. Mais tarde vive com o pai alcoólatra e aos 15 anos sai de casa para cantar nas ruas de Paris. Em 1935, é descoberta por um dono de boate e no mesmo ano grava seu primeiro disco, tornando-se um sucesso internacional. Marion Cottilard ganhou o Oscar de Melhor Atriz com o papel.
Coco antes de Chanel
A invenção da mulher moderna através da história de vida da famosa estilista francesa Gabrielle “Coco” Chanel . Da infância pobre em um orfanato, aos trabalhos mal-remunerados e amores difíceis.
Deixe o seu comentário e compartilhe essas informações com um amigo.