A Torre do Relógio, majestosamente posicionada no centro de Aix-en-Provence (Place de la Mairie), é um dos marcos mais emblemáticos da cidade, com 64 metros de altura.
Sua história remonta ao século XVI (construção de 1510), quando foi construída como parte da fortificação da cidade. Ao longo dos séculos, a torre serviu torre de vigia e campanário.
O sino é protegido por uma armação em ferro que lembra uma renda (Roland, XVI). Uma característica dos campanários provençais. Além da beleza, a estrutura permite a passagem do vento para segurança do prédio.
Obras de arte escondidas
No interior da torre, encontra-se um verdadeiro tesouro: um conjunto de esculturas de madeira policromada. A origem, em 1555, eram sete esculturas que representavam o sol e os planetas.
No século XVIII, durante uma reparação do relógio, foram recuperadas quatro das sete estátuas para a criação do que vemos hoje: uma representação das quatro estações e os quatro continentes conhecidos (Europa, Ásia, África e América).
As esculturas, com seus detalhes intrincados e cores vibrantes, são uma verdadeira obra de arte e oferecem um vislumbre da cultura e da cosmovisão da época. Leve os olhos para o céu e viaje no tempo por um belo momento.
As informações foram úteis? Compartilhe com um amigo e siga o nosso perfil no Instagram para viajar para a França todos os dias com a NA PROVENCE.