Saintes-Maries-de-la-Mer e a igreja-fortaleza
Visita de Saintes-Maries-de-la-Mer, cidade na Camargue provençal onde teria chegado o barco sem velas e remos que trazia a santa Maria Madalena e outros apóstolos para a Provence.
Sainte-Maries-de-la-Mer
O nome da cidade faz referência a esse episódio lendário e ao mesmo tempo documentado da região. As relíquias das santas foram descobertas durante a busca arqueológica em 1448, por ordem do rei René.
A chegada das santas é um momento importante, por isso são realizadas duas festas populares que datam da Idade Média para celebrar esse evento:
- 24 de Maio – Procissão da imagem de santa Sara, patrona dos ciganos, até o mar. A santa é levada para a igreja em seguida.
- 25 de Maio – Depois da missa, um barquinho com as imagens das santas Maria Jacobé e Maria Salomé é levado em procissão até a praia.
- 26 de Maio – Missa pela manhã e espetáculo típico da Camargue na arena, à tarde.
- No domingo mais perto do 22 de Outubro – Procissão em homenagem às santas pelos nativos com espetáculo de luz e som na praia e missa.
Igreja das Santas
Tempo livre para visitar a igreja onde ficam as relíquias de Sara, Maria Jacobé e Maria Salomé (que vieram com Maria Madalena), almoço (pago à parte) em um dos muitos restaurantes e lojas de produtos típicos.
Informações práticas:
- Mínimo de 4 pessoas para que o tour possa ser realizado
- Grupo de até 7 ou 8 passageiros
- Ano todo: todos os dias (serviço privativo, o dia de saída pode ser escolhido pelo grupo)
- Línguas: francês, inglês, português
- Duração: 8h
- Saída: Aix-en-Provence
Quer uma sugestão de estadia completa que inclua Saintes-Maries-de-la-Mer? Clique aqui!