Muitos viajantes planejam sua ida à Provence sonhando com o horizonte lilás, mas é fundamental alinhar o roteiro ao ciclo biológico da planta.
1. Calendário de floração e colheita
Não é possível ver os campos floridos em maio. A lavanda é um arbusto que floresce conforme o calor aumenta:
-
Início da Floração: meados de junho.
-
Auge (Plena Floração): julho (época ideal para fotos).
-
Colheita: começa em julho e pode se estender até meados de agosto, dependendo da altitude e do clima do ano. Após a colheita, as flores secam por alguns dias antes de serem levadas às destilarias.
2. Lavanda Fina vs. Lavandin
Na Provence, você encontrará dois tipos principais, com finalidades distintas:
-
Lavanda Fina: cresce em altitudes elevadas (acima de 800m). Seu óleo essencial é raríssimo, com propriedades antissépticas, calmantes e cicatrizantes, sendo reservado para a alta perfumaria e cosmética de luxo.
-
Lavandin: é um híbrido, mais resistente e que rende muito mais óleo. É o que vemos nos grandes campos das planícies. Seu perfume é mais forte e canforado, muito utilizado em sabões, sachês artesanais e produtos de bem-estar.
Dica da NA PROVENCE:
Além de visitar os campos, não deixe de conhecer as destilarias locais e os mercados de Aix-en-Provence, onde você encontrará produtos autênticos, desde mel de lavanda até sachês para perfumar a casa, trazendo um pouco do “status” e da sofisticação desta planta para o seu dia a dia.
Quer um roteiro que acompanhe o ritmo da colheita em tempo real? Nossos guias conhecem os campos secretos que ainda não foram colhidos. Consulte nossos tours da lavanda aqui.
Posted in: Provence
