Sobre o Site

21 de setembro de 2004. Esse foi um dos dias mais longos, difíceis e inesquecíveis da minha vida.

Começou cedo depois de uma noite mal-dormida. O café desceu atravessado e o silêncio nos fez companhia até o aeroporto de Brasília, onde cheguei acompanhada dos meus pais. O meu irmão mora em Natal, a minha irmã na Itália, e eu, em algumas horas, embarcaria para a França.

A despedida foi complicada e a viagem passou como em um transe. Sentia tanta coisa ao mesmo tempo que tinha dores no estômago. Angústia, medo, solidão, amor. Foi por causa deste último que me vi nesta situação.

Conheci Nicolas um ano antes, dentro de outro avião. Depois de idas e vindas, telefonemas e milhares de mails decidimos ficar juntos.

Atravessei o Atlântico.

Deixei a família, a carreira de 17 anos como jornalista, o apartamento, os amigos. Corajosa e ao mesmo tempo insana.

Cheguei em Marselha quinze horas depois ainda tremendo.

Nicolas me esperava, mas o encontro não teve nada de romântico: uma das duas malas ficou em Madrid e ele teve que resolver o problema. O primeiro de uma longa série. Ele me tranquilizou, entramos no carro e fomos para o apartamento que preparou com cuidado e carinho.

No caminho, a tensão ainda era grande e foram os miados do Quiquinho que quebraram o gelo. Trazer o meu persa preto de três anos foi uma sugestão do Nicolas para que a adaptação fosse mais fácil. E foi, simplesmente por que bastava olhar para aquele gato tão seguro de si, tão tranquilo, tão presente que as lembranças do Brasil foram se tornando doces. Quiquinho era o meu pedaço do Brasil na França do Nicolas. Em poucos dias o meu companheiro de viagem estava à vontade, a Provence se tornou a casa dele e a minha casa.

Depois de alguns anos a minha vida se parece com a de muitas mulheres: casei, tive dois filhos, fiz um mestrado, comecei a trabalhar e quando senti a necessidade de continuar a escrever em português – o que acontecia cada vez menos – decidi criar um blog.

Com o tempo os leitores se tornaram turistas interessados pela região, estudantes, curiosos ou outros brasileiros com vontade de mudar. Mudar de carreira, de país, de vida!

Para esse público foi montada uma estrutura que oferece serviços de qualidade com profissionais que falam português para outros brasileiros que queiram se aventurar por essa terra mágica que cheira à lavanda.

Espero que encontre o que veio procurar nas categorias indicadas. Se não for o caso não hesite e me deixe um recadinho que com certeza e muito prazer será respondido, mas sem nenhuma pressa, afinal estamos na Provence!

Seja bem-vindo!

0 Replies to “Sobre o Site”

adriana acosta martins gama
8 junho 2011
Bom dia! Meu nome é Adriana Gama, sou advogada e moro em São Luís do Maranhão, única capital brasileira fundada pelos franceses... Estou planejando fazer um curso de francês, na França, mas tenho dúvidas entre Paris ou algum lugar na Provence, o você acha? Já pesquisei sobre cursos de idiomas em Aix de Provence que oferecem atividades complementares como pintura. Gostaria de levar minha mãe que é a "artista" da casa...Planejo ir em março de 2012 e passar pelo menos 03 meses, posso contratar você para o que for necessário? alugar imóvel, contato com a escola? aguardo seu contato. Obrigada. Adriana Gama
    AnaTe
    8 junho 2011
    Oi Adriana, tudo bem? Tenho uma amiga que é de Sao Luis, ela sempre tinha em casa o guaraná Jesus e uma farinha deliciosa cheia de bolotas. Claro que posso lhe ajudar na escolha e matricula do curso e com a hospedagem para você e a sua mãe. So não posso lhe ajudar na opção entre Paris e a Provence simplesmente porque adoro essa região luminosa, calorosa, cheia de cidadezinhas românticas, lojas fofas e mercados deliciosos. E Paris é linda, maravilhosa, sofisticada, tudo de bom. A escolha vai depender do tipo de viagem que quer fazer. Quer ficar longe da cidade grande e conhecer um jeito de viver mais tranquilo e doce? Venha para a Provence. Pretende sair à noite e não se incomoda com metrô? Paris. Ou seja, a escolha é muito relativa e so depende do que estiver querendo. E a sua mãe? O que ela acha? A minha normalmente não erra os pitacos. Se precisar de mim vou estar por aqui. Fico aguardando o seu retorno. Beijos!
Le
22 junho 2011
Olá, AnaTe. Estou indo para a Europa e tenho 4 dias que gostaria de visitar a Provença + Nice + Monaco. Sei que são poucos dias, mas queria saber das suas preciosas dicas de como melhor explorar e dos lugares para serem visitados. Alugaremos um carro para descobrir a região. A princípio pensei no seguinte plano para hospedagens: 1 noite em Nice / 1 noite em Grenoble / 2 noites em Aix en Provence Gostaria de conhecer Nice, Monaco, Grenoble e, pensei em ficar hospedada em Aix e de lá fazer alguns passeios para conhecer a região. O que vc sugere? Dependendo das dicas podemos ficar um dia a mais. Um abraço e parabéns pelo blog. Le
    AnaTe
    24 junho 2011
    Oi Le, tudo bem? Por que vai à Grenoble? Não conheço essa cidade, não posso lhe dar nenhuma informação sobre ela. Quando estiver em Nice vá a Eze e a Saint-Paul-de-Vence. Quanto à Aix: ótima escolha! No site você vai encontrar tudo o que precisa para aproveitar essa bela cidade e os arredores. Não deixe de ir ao Luberon e a Cassis. Beijos!
      Le
      25 junho 2011
      Oi AnaTe. Tudo bem sim. Muito obrigada pelas dicas. Eu li sobre Grenoble e achei que seria legal... cidade universitária, nos alpes, bastante plana, com teleférico sobre o rio... Vou dar umas boas olhadas aqui pelo site e pegar mais dicas. Super beijos e as melhores vibrações pra vc. Se cuida!
lilian routh ramos bernardo
2 julho 2011
Ana Te já soube de 3 casais de Vitória ES que foram recebidos por voces na Provence e fizeram os passeios de 2 ou 3 dias guiados por voces. Quero ir para Aix em agosto e fazer os passeios com voces, como podemos combinar isto? Será que no mes de agosto aindo vejo os campos de lavanda ou não? Os lugares que gostaria de ir são: Plateau de Valensole, Gordes du Verdon, Plateau d'Albion, Lagarde d'Apt, Abadia de Senanque,Bonnieux, Avignon, Marselha, Nice, Monaco. Depois iria a Bordeaux que seria outra região da França. Obrigado desde já pelo retorno. Um grande abraço. Lilian.
    AnaTe
    2 julho 2011
    Oi Lilian, tudo bem? Da uma olhada no post "Visitando os campos de lavandin e lavanda de Valensole" onde você encontra as datas da floração da lavanda em detalhes neste ano. Vai lhe ajudar a programar a sua viagem. Para lhe dizer se os passeios vão ser possíveis vou precisar das datas da sua chegada, partida e quanto tempo pretende ficar por aqui. O roteiro vai ser adaptado aos dias que vai passar na Provence. Me mande as datas assim que puder, não pude atender dois clientes neste ano por causa da enorme demanda de julho e agosto. Fico aguardando o seu contato. Beijos!
Liliane
25 agosto 2011
Olá... Chamo-me Liliane, tenho nacionalidade Francesa, mas sou Brasileira e nesse momento moro no Funchal - Ilha da Madeira. Na vontade de voar mais longe, decidi me mudar para França. Esou indo agora no início de Outubro para Marselha. Venho buscar alguns esclarecimentos, pois o serviço consular Frances aqui de Portugal deixa a desejar :(... Uma das minhas duvidas é referente a carta de condução. Tenho carta de condução Portuguesa, perguntei ao consulado se poderia conduzir em frança e o que era preciso para transferir a carta para França e ninguem me soube respoder. Por um acaso voces sabem? Obrigado pela atenção... Adorei ter encontrado esse canto Brasil França na net... Liliane
    AnaTe
    30 agosto 2011
    Um amigo com cidadania italiana nao precisou trocar a carteira de motorista feita em Portugal, ja eu troquei sem nenhum problema assim que obtive o "Titre de Séjour" definitivo (a pessoa tem um ano para fazer essa troca e estudante nao pode obter esse documento). So precisei entregar a minha carteira brasileira, levar duas fotos 5x7 (padrao francês) e fazer uma ficha. Tudo muito simples. O que lhe aconselho: assim que chegar por aqui dê um pulo na sub-prefecture de Marseille ou de Aix e la você vai encontrar a resposta mais indicada para o seu caso. Se precisar de algo mais é so avisar. Beijos e boa sorte!
Ruthmar Gomes barbosa
29 agosto 2011
Boa tarde!Adorei seu blog.Tenho 68 anos e meu maridão 74.Sou Diretora de escola Aposentada e meu marido é oficial do Exercito ,Prof . universitário e jornalista.Temos um jornal aqui em nossa cidade,"A Gazeta Regional de Caçapava/Sp.Ele é da Academia de letras de nossa city.Queremos passar 4 messes na França em uma cidade pequena e tranquila ,Uma casa uo ap pequeno para que ele possa escrever a biografia dele que é muito rica e interessante.Adata prevista é a partir de 15 de abril de 2012.Pediria que voce me ajudasse em alugar um imóvel digno ,não muito caro e que eu possa já ir pagando os meses que iremos ficar.Aqui é difícil p/ele escrever poque é muito solicitado.Não tem tempo para nada.Quero que ele fique sossegado!Vc pode me ajudar? Ficarei muito grata!Beijos! Me desculpe por escrever tanto mais queria que vc me entendesse! Beijos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    AnaTe
    29 agosto 2011
    Ola Ruth, tudo bem? Gostei muito da sua idéia e como a Provença é mesmo uma regiao inspiradora tenho certeza de que o seu marido vai poder escrever o livro. Com relaçao ao apartamento, claro que pdemos lhe ajudar. No proprio site você ja tem algumas opçoes. O que acha de dar uma olhada para me dizer se alguma delas lhe agrada? Acrescentamos novos bens toda semana e até o fim do ano vamos ter outras sugestoes. Caso nenhuma delas lhe interessa podemos encontrar algo sob medida, aqui nesse texto - http://www.naprovence.com/relocacao/ - você encontra como o serviço funciona. Mas nao se preocupe, vou estar por aqui para que possa realizar esse sonho. Um grande abraço e até breve!
      Ruthmar Barbosa
      2 setembro 2011
      Ana Tereza Boa noite!desejo que esteja tudo bem em seu lar.Li seu email e vi um apartamento pequeno amarelo que fica em uma residencia ,achei iteressante.Será que o dono alugaria por 3 meses para nós,pois não ficaríamos tão solitários e eu poderia aprender françês melhor.O lugar é perfeito.tem um belo espaço na frente com cadeiras.Veja se não vai ficar absurdamente caro.O euro aqui está por volta de R$2.47.Nossa intenção e´ir pagando antecipado.Quando cegarmos só teremos dispesas com o cotidiano.O que vc acha.Estou consultado vc porque vc conhece o modo françês.Eu só estive em Paris e por poucos dias.Espero não estar te aborrecendo.se estiver não precisa me escrever mais.Abraços e beijos oas seus ! Deus te Abençoe!
        AnaTe
        2 setembro 2011
        Bom dia Ruth, tudo bem? Para verificar a disponibilidade preciso das datas exatas que esta pretendo ficar por aqui. Assim que me envia-las posso verificar a disponibilidade e o valor por mês do bem. Também vejo com o proprietario como o pagamento pode ser efetuado antecipadamente. Acho a idéia muito boa. E nao se preocupe, nao esta me aborrecendo. Fico aguardando o seu retorno. Um abraço e até breve!
Francy e Carlos Guttierrez
20 outubro 2011
Oi Ana, Li a tua estória junto com a de Sucrilhos... O meu Julie tem passaporte holandês e é muito fofo, mas como ficou em Recife, fico preocupadíssima quando ele tem qualquer coisa.... agora tem um pouco de secreção nos olhos e aqui fico telefonando para saber se a minha sobrinha está cuidando direitinho dele e deverá leva-lo amanhã ao pediatra dela...kkkkkkkk.... Mudando de assunto: moramos na Holanda há quase quinze anos e já viajamos a Portugal de carro mais de uma vez. Na próxima vamos nos focar um pouco mais na França, principalmente essa região da Provence que sei, é bela...!!! quem sabe te contratamos para ser nossa guia... mas isto será no próximo ano, pois neste já fizemos várias viagens e a próxima será para o Brasil........ lá temos muitas coisas a resolver... bs grande.
    AnaTe
    24 outubro 2011
    Oi Francy, que pena que nao trouxe o seu fofo...O meu me faz muita companhia e é a alegria das crianças. Fique à vontade com a organizaçao da viagem à Provença. Vou estar por aqui para o que precisar. Nao sou guia, mas a minha empresa trabalha com alguns guias brasileiros habilitados para a funçao. Vamos nos falando. Beijos e boa viagem!
Francy e Carlos Guttierrez
20 outubro 2011
Passa no meu blog, temos relatos de viagem a China, mas ainda faltam alguns lugares. E Praga, que ainda não tive tempo de escrever. Por que no teu blog não tem a opção de inscrever meu email para receber notificações a cada vez que fizeres um post? gostaria. abs,
    AnaTe
    24 outubro 2011
    Oi Francy, vou visitar o seu blog, sim e se quiser podemos trocar os links. Quanto ao feed: temos sim. Lá no topo onde aparece uma "cartinha". Essa é a inscrição para receber a newsletter que envia novos posts, e o "Feed" tem essa mesma função, quem assina, recebe os posts por e-mail. A web-master vai fazer algo mais claro para evitar essa duvida. Continuamos em contato. Beijos!
Walter Leite
16 março 2012
Oi Ana, sua história já é e faz parte da coleção de pessoas bem sucedidas. Temos lembranças D+ sua aqui de Natal. A região da Provence está na nossa lista de breve visita. Abraços: Walter e Lucineide
    AnaTe
    16 março 2012
    Oi Walter, o seu comentario me trouxe doces e otimas lembranças! Volte sempre o espaço é seu e quando passar por aqui me avise. Beijos!
Ely Braga
4 maio 2012
Ao ler suas páginas fiquei muito emocionada...realmente, eu vivi algumas coisas semelhantes. E o que me trouxe aqui por um acaso, foi o título do blog, pois estou neste momento vivendo na Alemanha com meu marido, e deixei meu persa, que não é preto, e sim beginho aos cuidados na casa de um tio do marido. E sintoooooo muitaaa a falta dele, pois fui viver um amor assim parecido com o seu...desses que " o universo " escolhe, saindo de BH direto para sampa...claro, não tão distante como vc, mas com impacto semelhante...e o que me (re)estruturou foi a vinda do meu gato persa LORD. E hoje, estamos sem ele aqui. E por fim, fui ler o blog...era sobre PROVENCE. Ai ai...meu sonho conhecer!! Em julho/agosto teremos 3 semanas de ferias, que será por ai. Penso, em descer pelo sul da Alemanha, atravessar a suiça e chegar ai...hummm!!! fico até emocionada. Bom...vou me aprofundar em teu blog.... E parabéns pela bela historia e pelo site. Grandeeeee abraço!!!!
    AnaTe
    6 maio 2012
    Oi Ely, tudo bem? Muito obrigada pela sua visita carinhosa. O meu Sucrilhos foi e ainda é muito importante nessa mudança, hoje ele faz parte da nossa familia e as crianças o adoram. Espero que possa reencontrar o seu fofo logo e que o sonho de conhecer a Provença também se realize. Vou ficar torcendo. Um grande abraço!
Regina Bonito Petry
2 junho 2012
Olá Ana Estou a um tempo inscrita para receber as noticias de seu blog. Tudo começou pela minha vontade enorme de conhecer a Provença. Foi por acaso, coisa de dois anos passando em um shopping e sentindo o perfurme que vinha de uma loja muito bonita LOCITANE. Comecei a usar uma água de colônia amarelinha que até hoje ganho no meu aniversário, presente de meu marido e filhas, então comecei a pesquisar de onde afinal era a essência e acabei me apaixonando pela idéia de visitar a região. Começo esse mês a guardar euros quero muito passear por ai, posso contar com você para me ajudar. Um enorme beijo Rê
    AnaTe
    4 junho 2012
    Oi Regina, tudo bem? Que bom que lhe damos essa inspiraçao, na realidade é a Provence que nos inspira. Ficamos torcendo que a sua viagem se realize e pode ficar tranquila que vamos estar por aqui para lhe ajudar no que for preciso. Alias, que tal sonhar com a hospedagem? Da uma olhada no http://www.temporada.naprovence.com. Um grande abraço e até breve!
marina e.hasson
3 agosto 2012
Boa tarde!Meu nome é Marina e acredito que nada é por acaso nesta vida! Voce e seu site cairam dos ceus quando eu estava procurando o que conhecer em Provence e aonde ficar e como conhecer.Veja vou fazer uma viagem de navio de 27/5/2013 à 3/6/2013. Apos ou antes nao sei o que é melhor, fico uns 2 a 3 dias em paris e desco de trem para marseille aonde pretendo me fixar. Quero conhecer Nice Monaco,e nao sei mais o que. Voce poderia me dar um intinerario?Quero ficar no maximo uma semana em Provence e apos voltar ao Brasil. Meu marido queria alugar um carro nao sei se vale a pena. Vi que SEte é lindo tambem. Ai tantos lugares como definir quais ir!!! E outra coisa os hoteis no seu site sao mais de Aix nao ha indicacao para Marseilee? Fico No aguarde de sugestões ou como eu me virar. Estou bem animada!! Principalmente depois de ler o seu site. Marina Elly
    AnaTe
    5 agosto 2012
    Boa tarde Marina, tudo bem? Que bom que gostou do site! Espero poder lhe ajudar. Para começar: a hospedagem! Temos opçoes em Aix por que é a cidade que indicamos como "base", mas também trabalhamos com hotéis em Marselha (em breve eles também vao estar no site). Vamos fazer o seguinte: me mande um mail com a sua programaçao e o que pretende fazer, em seguida, lhe envio as sugestoes de hospedagem de acordo com os seus critérios (me descreva o que procura). Quando tivermos fechado a hospedagem nos concentramos no roteiro. Vamos nos falando. Um grande abraço!
karen roizen
14 setembro 2012
Olá, preciso de uma informação. Em outubro eu e meu marido queremos passar uma semana em Provence. Ele é cadeirante e queremos saber que lugares são mais adequados para podermos conhecer o máximo possível, sem muita dificuldade para ele. Aguardo sua resposta. Muito grata desde já.
    AnaTe
    14 setembro 2012
    Ola Karen, tudo bem? Podemos lhe ajudar com o maior prazer, mas antes você nao gostaria de reservar a hospedagem? No http://www.temporada.naprovence.com você encontra uma série de opçoes. Fico aguardando o seu mail. Um abraço!
maria cristina costa
25 setembro 2012
Ana, postei ha pouco uma mensagem para voces sobre uma viagem que eu e duas amigas estamos querendo fazer para a Provence. Nao encontrei a mensagem neste site. Preciso postar novamente? Fico no aguardo. Obrigada.
Alcione Hummel
23 junho 2014
Olá Adriana, Me senti consolada ao ler sua chegada a Provence, a três semanas tbém me vi passando pela mesma sensação, estava deixando o Brasil para morar em Limoges (região de Limousin). Aqui tudo é maravilhoso, a comida, os lugares, a educação das pessoas, a infra-estrutura da cidade, mas ainda não sei o que fazer nos próximos dias quando meus filhos começarem a estudar e o meu marido permanecer o dia todo na universidade. Sei que deve ter pouco tempo, mas gostaria de conversar mais com vc. Vou ficar dois anos aqui em Limoges. Um forte abraço e até a próxima.
    Anaté Merger
    24 junho 2014
    Oi Alcione, tudo bem? Minha querida, nao precisa se preocupar você vai encontrar a sua rotina e quem sabe um curso de francês (eu recomendo que faça um). Pena que esta tao longe poderiamos marcar um café. Mas vamos conversando por aqui se quiser. Um abraço!
error: O conteúdo está protegido !!