Quem é que não gosta de desconto? E quando as reduções variam entre 30% e 70% são irresistíveis!
Mas como funcionam as promoções e liquidações na França?
A particularidade francesa é que todo mundo faz promoção ao mesmo tempo em dois períodos: no inverno e no verão.
Eles foram determinados pela Lei do 5 de Julho de 1996. As regras são rígidas e é a prefeitura quem determina as datas de cada ano depois de consultar à Câmara do Comércio e da Indústria, além de outras organizações profissionais.
Não confunda promoção com liquidação
Na França, esses termos não são sinônimos.
As promoções são definidas por Lei e devem respeitar regras restritas: publicidade no exterior da loja, venda acelerada de tudo o que estiver no estoque, duração de seis semanas (no máximo) e real redução de preço.
Já a liquidação que também têm o mesmo objetivo – acabar com o estoque – é feita somente quando a loja vai fechar as portas.
Comerciantes inescrupulosos também existem e as irregularidades mais freqüentes concernem às promoções fora do período legal (disfarçadas de operações privadas), os “falsos preços baixos” e a publicidade enganosa. De olho nessas infrações, está a Direção Geral da Concurrência, da Consumação e da Repressão à Fraudes.
Em 2003, por exemplo, ela efetuou mais de 8.000 controles, que terminaram com 490 processos.
A Lei também determina o respeito ao consumidor : se um artigo tem algum defeito ele deve ser trocado sem problema. Toda menção do tipo «nem devolução, nem troca» não tem valor jurídico.
Regras que também se aplicam à Internet (a troca deve ser feita dentro do prazo de sete dias previsto para vendas na Rede).
Para defender o consumidor, o Instituto Nacional da Consumação francês conta com 18 organizações.
As informações foram úteis? Compartilhe com um amigo e siga o nosso perfil no Instagram para viajar para a França todos os dias com a NA PROVENCE.