Sausset-les-Pins: praia de pedrinhas perto de Aix-en-Provence

Praia nunca foi o meu programa preferido. Assumo.

Sei que é quase uma heresia dizer isso, afinal nasci em Natal, mas como fui criada em Brasília e voltei à terrinha aos 16 anos estava mais perto do esquema “escola-clube-televisão” que de qualquer outra coisa. O estrago estava feito.

Mesmo os nove anos vividos na Cidade do Sol não mudaram muito a minha rotina. Praia? Em alguns-poucos fins de semana, durante as férias ou no carnaval com as primas. Gostava mais de ir ao cinema, passear pela orla para ver o pôr-do-sol, sair com os amigos à noite.

A praia em si nunca foi o problema, o pesado era organizar a saída. Diferente de um cineminha onde a única preocupação é escolher o filme, não podemos ir à praia sem sacola, toalhas, depilação, biquini na moda, nem protetor solar, e isso é o mínimo. Quando os filhos chegam o passeio vira mudança de circo: brinquedos, guarda-sol gigante, livros, água, lanchinho – a famosa “farofa”.

Depois de sair de Aix-en-Provence, rodamos 15 quilômetros, pegamos um engarrafamento básico, damos mais algumas voltas para achar uma vaga para o carro e – ufa! – chegamos na praia de Sausset-les-Pins.

Ai começa o espetáculo: senhoras que no dia-a-dia cobrem os joelhos e o colo se deixam levar pelo calor de 35°C (em média) e se mostram sem complexos (o que é ótimo!). Bolinhas de frescobol circulam sem cerimônia e todo mundo brilha num misto de suor e cremes.

No Brasil ou sul da França a praia se parece, mas além do top-less permitido por aqui, existe outra diferença: pública, sem dúvida, democrática com certeza, mas sem esculhambação: animais não entram, sabonete e shampoo para tomar banho nas duchas também não são permitidos e música apenas com headphone. Ou seja, todo mundo tranqüilo, lendo um livro, falando no celular, tomando um banho, ou sentadinho no seu metro quadrado de areia, ou como é o caso de Sausset-les-Pins, de pedregulhos (bom para quem tem tendência à Fakir).

Nicolas gosta de praia e Chloé começa a achar divertido brincar com as ondas na água fria (15°C, 18°C). Faço esse programa por causa deles. Não consigo entrar no mar* e com Chloé não relaxo para me bronzear corretamente.

Para não virar a chata de plantão, tiro fotos, observo os vizinhos e espero pacientemente minha familia se cansar e decidir voltar para casa onde um bom banho vai levar o calor e o mal humor embora. E para você me achar mais chata ainda: ainda bem que o verão por aqui não dura o ano inteiro…

* Acho que estou me acostumando até com o mar frio: mergulhei com as crianças nas férias de 2012. Nota do Editor.

As informações foram úteis? Compartilhe com um amigo e siga o nosso perfil no Instagram para viajar para a França todos os dias com a NA PROVENCE.


Tags:, , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Note: Comments on the web site reflect the views of their authors, and not necessarily the views of the bookyourtravel internet portal. You are requested to refrain from insults, swearing and vulgar expression. We reserve the right to delete any comment without notice or explanations.

Your email address will not be published. Required fields are signed with *

error: O conteúdo está protegido !!