O projeto era ambicioso: criar um bairro comercial e também residencial a apenas alguns passos do centro histórico e tombado de Aix-en-Provence. Dez anos depois de inaugurado, no dia 27 de abril de 2007, o mais novo bairro de Aix-en-Provence, Sextius Mirabeau ou mais comumente conhecido como Les Allées Provençales, é um grande sucesso.
Vizinho à fonte Rotonde, o bairro é um sopro de ar fresco com ruas vastas, praças, jardins com fontes (onde uma estátua homenageia Cézanne) e inúmeros prédios (entre eles o Office de Tourisme). No térreo, cinquenta lojas disputam a atenção dos 400 mil turistas que visitam Aix todos os anos, nos andares de cima, apartamentos vendidos e alugados a preço de ouro.
O projeto do catalão Oriol Bohigas tinha como desafio duas exigências da prefeitura: o uso da cor “dourada” das pedras que dão uniformidade à Aix e que de alguma maneira o passado romano da cidade fosse lembrado. Com colunas, uma praça quadrada como eram os antigos fóruns romanos e lâminas feitas com pedras semelhantes às usadas nos prédios mais antigos de Aix o resultado ficou melhor do que o esperado.
O harmonia entre o antigo e o novo também trouxe uma vantagem extra: o centro comercial aberto. O local ganhou o prêmio CNCC na categoria “Criação de centro comercial”. Nada de shoppings fechados, com luz artificial. Nesse espaço, as lojas (roupas femininas, maquiagem, perfumes, bolsas, livrarias, discos e produtos eletrônicos, são alguns dos produtos que vai encontrar), os cafés e restaurantes (abertos de segunda à sábado, das 7h à meia-noite) e o prazer de passear sem a obrigação de comprar nada estão juntos, com a vantagem insuperável de aproveitar uma deliciosa tarde de sol.