O nome chic não engana. Esta vila de pescadores a quarenta quilômetros a leste de Gênova – 420 Km da Provence – seguiu o mesmo destino que Saint-Tropez e se transformou em um pequeno porto nada discreto para os muito ricos.
As lojas de marca não negam para qual clientela abrem as portas, os iates atracados – gente que barcos são esses?! – se exibem sem nenhuma culpa e os preços cobrados por qualquer serviço também não.
Uma hora de estacionamento? 11 euros.
O bilhete de barco de San Fruttuoso até Portofino? 10,50 euros.
Um café? 3 euros.
Um sorvete de casquinha? 2,30 euros.
Uma omelete? 11 euros.
Uma Coca-Cola? 4 euros.
Um pedaço de pizza? 13 euros.
Um chapéu de praia? 57 euros.
O que aconselho?
Leve sanduíches e frutas, não se faça de rogado e prepare um pique-nique de frente para o mar (como vi muita gente fazendo). Mas vamos esquecer esses pequenos detalhes mundanos e nos concentrar na vista, que é espetacular.
Com coragem e muita perna suba os degraus – tive a impressão de que eram milhares! – para chegar na igreja de San Giorgio.
O castelo de mesmo nome ficou para quando o meu bebê puder subir os degraus à pé e não dentro de um carrinho (!). Depois de um sofrido “ufa!” você vai se extasiar com a beleza das casinhas que parecem de papel e que lembram uma guirlanda colorida em volta do porto, dos barquinhos com as suas redes de pesca e da natureza exuberante que cerca o porto em um abraço carinhoso.
Aproveite a energia do momento por um bom tempo para recarregar as baterias e continuar o passeio…
One Reply to “Um passeio pelo Promontorio di Portofino, na Itália”
20 maio 2011