Jas de Bouffan é o nome da casa de Cézanne em Aix-en-Provence

Esta casa, uma bastida provençal como se fazia no século XVIII, é magnífica!

Como toda mansão local tem um nome: Jas de Bouffan. Mas o que faz dela um lugar especial fica meio escondido no canto direito da fachada. Lá no alto, onde uma parte do teto foi retirada para que a luz entrasse: esse era o estúdio de Cézanne.

Quando o pai de Paul entendeu que não adiantaria continuar insistindo para que o filho continuasse a faculdade de direito, ele criou o espaço para o filho desenvolver a sua arte.

A casa do Jas de Bouffan foi propriedade da família de Paul Cézanne, filho de banqueiro, amigo de Zola, reconhecido por Picasso como pai da pintura moderna.

De 1866 à 1895, Cézanne instala o seu cavalete no parque e pinta trinta e seis telas e dezessete aquarelas imortalizando a casa, a fazenda (que ficava vizinha à bastida principal), o bosque, o espelho d’água, as estátuas e a vista para a montanha Sainte-Victoire.

Dois anos depois da morte do mãe a casa foi vendida. Hoje o Jas de Bouffan é do estado e pode ser visitado (no momento a casa está fechada para restauração).

O pintor visionário e talentoso morou quase a vida toda nesse casarão. O talento não foi recompensando em vida, mas atravessou as barreiras do tempo abrindo as portas para outros jovens apaixonados pelas tintas e pincéis.

 

 

Tags:, , , , , ,

Deixe um comentário

Note: Comments on the web site reflect the views of their authors, and not necessarily the views of the bookyourtravel internet portal. You are requested to refrain from insults, swearing and vulgar expression. We reserve the right to delete any comment without notice or explanations.

Your email address will not be published. Required fields are signed with *

error: O conteúdo está protegido !!