Contato : +33 (0)4 42 26 40 34 WhatsApp : +33 (0)6 09 01 49 97

Atelier des Lauves: o lugar de trabalho do mestre Cézanne

Em novembro de 1901, Paul Cézanne compra uma pequena propriedade no campo de 7000m2 com terreno agrícola, oliveiras e figueiras no jardim, perto do canal do Verdon, na colina des Lauves. Dentro desses muros ele instala o seu material de pintura e os seus objetos preferidos que ele usa para criar as famosas naturezas mortas.

Todos os dias, sem falta, Cézanne sai do seu apartamento na rua Boulegon para trabalhar no atelier. Ele acorda sempre muito cedo, às seis da manhã, vai ao atelier em todas as estações e trabalha até às 10h30, quando volta para casa e almoça.

À tarde ele trabalha no exterior até às cinco horas. Dezenas de obras, entre elas Grandes Baigneuses, hoje espalhadas pelo mundo, foram pintadas neste atelier.

Depois da morte de Cézanne, em 1906, o atelier continuou exatamente como ele havia deixado durante 15 anos. Em 1921, Marcel Provence compra a propriedade do filho de Cézanne e a ocupa até a sua morte em 1951. Para lhe proteger do crescimento da cidade, James Lord e Jonh Rewald fundam em 1952, o Cezanne Memorial Committee. Cento e catorze doadores americanos participam financeiramente dessa empreitada comprando a casa e a oferecendo à Université d’Aix-Marseille.

Inaugurado em 8 de julho de 1954, o museu-atelier de Cézanne foi doado à cidade de Aix-en-Provence em 1969. Atelier des Lauves, 9 , Avenue Paul Cézanne, Aix-en-Provence.

Tags:, , , ,

Deixe um comentário

Nota: Os comentários no site refletem as opiniões de seus autores, e não necessariamente as opiniões do portal de internet NaProvence. Você deve abster-se de insultos, palavrões e expressões vulgares. Reservamo-nos o direito de excluir qualquer comentário sem aviso prévio ou explicações.

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são assinados com *

error: O conteúdo está protegido !!