Contato : +33 (0)4 42 26 40 34 WhatsApp : +33 (0)6 09 01 49 97

Matrícula de crianças estrangeiras na França

Olá Ana, sou casada e tenho 2 filhas (12 e 8). Gostaríamos de passar um ano na França, mais precisamente na Provence e tenho muitas dúvidas principalmente em relação à escola das crianças. Temos condição de nos manter durante esse período mas gostaríamos de trabalhar para melhorar no aprendizado da língua. Além disso vi que a região tem muitas universidades, seria mais fácil conseguir o visto de estudante, por exemplo? Se puder, manda umas dicas”. Christiane.

Oi Christiane, tudo bem?
O visto de estudante é o mais fácil de obter, você deve informar à embaixada francesa onde vai estudar (com o comprovante do curso pago) e onde vai se hospedar (um endereço é exigido).
Inconveniente: com esse visto você não tem autorização para o trabalho (uma outra batalha bem mais complicada).
O mais importante é saber que o ano letivo por aqui é diferente do Brasil. Começamos a estudar em setembro e para se inscrever em qualquer curso o período é de abril a maio.
Mas para crianças estrangeiras em idade escolar a legislação francesa determina às escolas que recebam esses alunos em qualquer época do ano.
De qualquer maneira você precisa de se programar com muita antecedência principalmente em relação à hospedagem (o processo é complicado e extenuante para estrangeiros).
Um grande abraço e boa sorte com o seu projeto!

 
 
Tags:, ,

217 Replies to “Matrícula de crianças estrangeiras na França”

Fernanda Souza
15 junho 2012
Olá! Na verdade o visto de estudante permite trabalhar, 60% do tempo integral, ou seja, 964 h de trabalho por ano, que podem ser dividas por semana em trabalhos de tempo parcial ou em tempo integral durante o verão, por exemplo, desde que não passe o tempo total estipulado por ano. Mas não basta o visto, após a chegada é necessário fazer todas as proceduras exigidas para ter o titre de séjour.
Responder
    AnaTe
    16 junho 2012
    Oi Fernanda, tudo bem? Muito obrigada pelo esclarecimento. Um grande abraço!
    Responder
      RITA
      10 julho 2017
      Ola Ana, Acabei de verificar que meus planos de morar na França o ano que vem foram os mesmos que os seus há 5 anos atras. Vc conseguiu concretizar a sua viagem ? Teve dificuladade com o que ? Tenho 02 filhos, de 8 e 13 anos e minha maior preocupação também é com respetio ao estudo das crianças. Foi facil conseguir escola para eles? Publica ou particular ? Tiveram muita dificuldade com os estudos? Tenho muitas duvidas, se tiver algum site que possa me orientar, favor me enviar. obrigada rita
      Responder
        Na Provence
        12 julho 2017
        Oi Rita, tudo bem? Eu moro aqui há 14 anos e quando cheguei não tinha nenhum filho. :-) Você não precisa se preocupar: a escola é obrigatória para todas as crianças na França até os 16 anos. A prefeitura da sua cidade vai lhe indicar a escola pública mais perto da sua casa ou trabalho onde as crianças vão ser matriculadas e em poucos meses elas vão falar o francês melhor do que você. :-) Boa sorte!
        Responder
          Mary
          12 janeiro 2018
          Obrigado sua imformaçao de grande ajuda, bom fin de semana.
          Estefanny
          1 março 2019
          Bom dia , então tenho uma irmã de 14 anos ela não fala nada de francês . Eu vou vir mora aqui na França e gostaria de trazer ela , mas a minha dúvida é se aqui as escolas públicas teria como matrícula ela é ela iria aprender com algum tipo de professor de português ou não consigo isso por ela não fala francês ?
          Na Provence
          1 março 2019
          Oi Estefanny, a escola na França é obrigatória até os 16 anos. A sua irmã seria matriculada em uma escola normal. Nenhuma escola por aqui conta com professores que falam português. Um abraço.
          Mony
          16 setembro 2019
          Boa tarde, Atualmente moro em Portugal e tenho autorização de residência. Quero saber se consigo trabalhar aí na França. Tenho uma filha de 5 anos que acabou de começar na escola primária. Agradecida por toda informação que poder me passar! Obrigada
          Na Provence
          19 setembro 2019
          Bom dia, Aqui na França a certidão de nascimento (que deve ser traduzida aqui) de crianças e adultos é sempre pedida. A certidão de vacinação (geralmente não precisa ser traduzida) + guarda caso o pai não esteja junto. Além disto, é necessario ver caso a caso para ver se não ha necessidade de outro documento. Atenciosamente, Leticia
          Na Provence
          19 setembro 2019
          Bom dia, A autorização de trabalho em Portugal geralmente não é valida na França. Porém se você tiver a carta de residência de longa duração UE (obtida apos 5 anos) morando em Portugal, você pode ficar na França porém tera que solicitar a Prefecture a autorização de trabalho, o que não é facil. O ideal é ja ter um empregador ou ser "detaché" de um empregador português. Atenciosamente, Leticia
      Fabiana Nogueira
      5 abril 2019
      Boa noite tenho uma filha de 16 anos ela esta fazendo o ensino médio ,e quer muito estudar na França como faço para conseguir uma bolsa pra ela ,sobre moradia nós temos parente que mora na França
      Responder
        Na Provence
        5 abril 2019
        Bom dia Fabiana, a escola na França é gratuita. Para obter uma bolsa, você deve se dirigir aos órgãos/empresas que fazem isso. Uma ideia é o Campus France. Abraço.
        Responder
          Lena
          22 junho 2020
          Olá boa tarde!!! Estou com dúvida em relação as matrículas. Estou a pensar ir para França com duas crianças a estudar mas ainda não fiz matrículas. Já devia ter feito ou até Agosto ainda posso?
          Na Provence
          25 junho 2020
          Boa noite, É necessário você entrar em contato diretamente com a mairie do local aonde você vai morar. Atenciosamente, Leticia
      Evoni
      15 abril 2019
      Olá! Se alguém puder me ajudar agradeço,vou morar na ilha de Corsiga porto Vecchio e não sei nada em relação a escola,Tenho uma filha de 12 anos de idade e até agora nao tenho nenhuma informação,não sabemos falar o francês,como funciona para estrangeiro?
      Responder
        Na Provence
        17 abril 2019
        Oi Evoni, tudo bem? A escola é obrigatória na França até os 16 anos. Os seus filhos vão ser encaminhados à escola mais perto da sua casa ou do trabalho assim que chegar aqui. É a prefeitura da cidade quem cuida disso. O português não é ensinado em nenhuma escola. Aconselho que comecem a estudar o francês o quanto antes, mas não se preocupe muito. A sua menina vai dominar o idioma em pouco tempo. Abraço.
        Responder
    Mauricio
    3 dezembro 2019
    Olá sou Maurício moro em Portugal tenho residência portuguesa eu trabalho na França e quero saber se posso trazer os meus filhos para estudar aqui, trabalho para empresa portuguesa mas o que interessa é os estudos do meninos aqui na França, pode me ajudar sobre isso
    Responder
      Na Provence
      5 dezembro 2019
      Bom dia, Verifique com o setor de recursos humanos da sua empresa. Att, Leticia
      Responder
Luciana Almeida
12 novembro 2012
Ola Fernanda, Estou procurando a informação na internet ha dias e nao encontro! Eu tenho um visto de visitante que expira em fevereiro e agora vou me matricular em um curso de frances e estou tentando um visto de estudante, o problema é que quero levar minha filha comigo e não consigo encontrar informaçoes do tipo onde ela pode estudar, se as escolas vao aceitar, que nivel de frances é exigido etc... voce sabe onde encontro essas infomaçoes? obs. ja li inteiro os sites do campusfrance e ambafrance...
Responder
    Anatê Merger
    12 novembro 2012
    Ola Luciana, tudo bem? Da uma olhada nessa matéria: http://www.naprovence.com/2012/06/matricula-de-criancas-estrangeiras-na-franca/ Se ela estiver no primario nenhum nivel de francês é exigido. Agora o que acha de dar uma olhada nas nossas opçoes de hospedagem (http://www.temporada.naprovence.com)? Quem sabe você encontra um lugar bem legal para a familia e de quebra ainda continua com a nossa consultoria personalizada! Fico aguardando o seu retorno. Um abraço!
    Responder
      Catarina Marques
      2 julho 2017
      Boa noite Anatê. Estamos em Cabo Verde e vamo-nos mudar para Paris em Janeiro de 2018. Temos dois filhos, de 8 e 13. Ele já estuda na escola francesa, vai mudar para o CE2. Ela estuda na escola portuguesa e vai para o 9ºano. Quais as escolas onde eles se poderão enquadrar? Também precisamos de procurar alojamento e trabalho para mim (na área da Arquitectura ou do ensino). A empresa do meu marido é em Aubervilliers, mas não nos importamos de viver nos arredores.
      Responder
        Na Provence
        3 julho 2017
        Boa tarde Catarina, tudo bem? Quando chegar, vc deve ir até a prefeitura do seu bairro para verificar onde as crianças vão estudar, é a equipe da prefeitura que determina isso. Nao se preocupe, tudo é feito para uma boa adaptação das crianças. Quanto ao local onde vai morar, isso também pode ser visto na prefeitura. A escola so pode ser definida com um endereço de moradia ou de trabalho. Boa sorte!
        Responder
          Simoni Costa
          30 outubro 2017
          Olá, Anatê! Estou indo pra França,em janeiro de 2018. Meu filho de 16 anos está no 2º ano do ensino médio. O vou precisar para levar pra fazer a matrícula dele na França? E o que preciso saber antes de partir, pra poder estar entrando do País? Pois, vou morar com um Português, que será meu marido. Comigo irá também,uma filha de 19 anos, ela já terminou os estudos, mas quer fazer uma faculdade lá, o que fazer no caso dela?Me oriente em td,por favor! Desde já obrigada, querida!
          Na Provence
          9 novembro 2017
          Bom dia, Voce teria que verificar na marie ou no Lycée que ele vai estudar pois a partir de 16 anos a escola não é mais obrigatoria na Franca. Se ele tiver um bom nivel de Franca ira direto para o nivel dele no Brasil. Geralmente eles pedem a certidao de nascimento traduzida mas não é sempre. Espere eles pedirem. Voce vai ter que pedir o seu titre de sejour , da sua Filho e da sua filha apos o casamento com os documento de trabalho do seu marido. Para a sua filha é mais facil pedir visto pelo campus France no Brasil. Att, Leticia Gra
      Aline Ayala
      30 julho 2017
      Olá Bom dia. Estou indo para Paris ano que vem, estou indo buscar emprego com meu esposo e filha de 2 anos! para que ela ou a gente inicie qualquer tipo de estudo necessito traduzir meus documentos e autentica-los? desde ja agradeço
      Responder
      Maria Ferreira
      5 setembro 2018
      ola boa tarde, eu estou a prucura de ajuda, estou ca a 2 anos mas so começei a trabalhar a pouco tempo e nao é a tempo inteiro, ainda nao tenho cartao vital, tenho informaçao que tenho direito a ajudas da caf, sera que me pode ajudar a me organizar?
      Responder
        Na Provence
        5 setembro 2018
        Boa tarde, Na Assurance Maladie (Securité sociale) do seu domicilio e peça um rdv para a carte vitale. Atenciosamente, Leticia
        Responder
      Monica
      26 dezembro 2018
      Olá Leticia ! Acredito q na última mensagem q enviei falei q somos Brasileiros mas esqueci de dizer q temos dupla cidadania . Portuguesa e Brasileira já estamos todos certinho vivendo a um ano em meio em Portugal . Agitado sua resposta do e-mail anterior . Beijinhos
      Responder
        Na Provence
        7 janeiro 2019
        Boa tarde Mônica, Trabalho na area da tradução e da consultoria juridica e administrativa e não trabalho com esta questão de cidade e de aluguel. Aqui na França a vida é muito mais cara que em Portugal porém veja uma cidade que tenha um time de basquete e futebol conhecido para o seu filho poder se integrar. Fico à disposição. Atenciosamente, Leticia
        Responder
          Joaneth Medeiros
          14 julho 2019
          Boa tarde!! Preciso de ajuda, minha irmã quer levar minha filha de 17 anos para morar na França, com uma guardar definitiva para morar,minha irmã é casada já mora 10 anos na França, tem casa própria e trabalha no hospital e estudar, ela já está no segundo semestre da faculdade e fala pouco Francês, quais os trâmites certo para fazer, pois fiquei sabendo que se ela completar 18 anos só vai poder entrar para estudar e trabalhar e tem que ter 14 mil e outros valores para entrar no pais. Eu sou a mãe e meu esposo também autorizamos,minha filha também quer ir, pois estou sem condições de pagar a faculdade para ela
          Na Provence
          30 julho 2019
          Ola, O ideal é sua filha vir com visto de estudante a partir dos 18 anos. Pelo intermedio da sua irmã seria o regroupement familial porém acredito que o processo é longo e complicado. Fico à disposição. Att, Leticia
      Karen
      1 novembro 2020
      Boa tarde Anatê, meu companheiro trabalha na q França fazem 6 anos está encaminhando a cidadania, mas está legalizado no país, temos comprovação de moradia, contudo entrei em outubro com visto de turista e tenho interesse em começar o DU FLE na universidade de Corte, minha filha inicia essa semana na escola ela tem 4 anos. Minha dúvida é eu consigo me matricular neste curso e conseguiu e minha autorização de residência e moradia sem ter auê retornar ao Brasil???
      Responder
        Na Provence
        2 novembro 2020
        Boa tarde Karen, tudo bem? Seria muito simples se qualquer turista pudesse, em até 3 meses, obter um visto para permanecer aqui como estudante ou outro. Se você veio como turista, vai ter que voltar ao Brasil como turista. Depois disso, com toda a documentação solicitada e traduzida para o francês, você obtêm o seu visto de estudante diretamente na Embaixada Francesa em Brasília. Boa sorte!
        Responder
    Claudiana a
    25 novembro 2015
    Ola tenho um filho de 17 anos ja moro en França 2 anos casada com um português estou muito preocupada com a escola se vai ser muito difícil ele entrar ñ falo bem francês ainda onde devo ir pegar informações tem alguem que pode me ajudar agradeço uma resposta bjoss
    Responder
      Anaté Merger
      26 novembro 2015
      Claudiana, Verifique no GRETA da sua cidade e dependendo da escola existe classes especificas para adolescentes estrangeiros aprender o francês. Atenciosamente, Leticia GRA
      Responder
        Lúcia Obara
        27 junho 2016
        Olá Ana. O meu marido está querendo fazer um doutorado ou pós na França na área de audivisual. É fácil conseguir conseguir uma universidade? Custa muito caro estudar na França? Temos dois filhos, uma menina de 14 anos e um menino de 8 anos, conseguiríamos escola para eles? Obrigada.
        Responder
          Anaté Merger
          28 junho 2016
          Ola Lucia, tudo bem? Querida, faz mais de 10 anos que fiz o meu mestrado por isso as informaçoes que tenho devem estar desatualizadas. O que lhe aconselho é que entre em contato com o CampusFrance ou outro site especializado, eles vao lhe orientar melhor. Nao se preocupe com as crianças, a escola é obrigatoria e essa vai ser a parte mais simples de todo o processo. Boa sorte!
      Roberto
      1 fevereiro 2017
      O que é preciso para um extrageiro estudar em Franca o que precisa,ela de momento não tem documentos francês, vocês pode me dar essa informação por favor,aonde eu tenho que ir me informar sobre isso.
      Responder
        Anaté Merger
        2 fevereiro 2017
        Oi Roberto, a escola é obrigatória na França para todas as crianças até 16 anos, você so vai precisar ir até a prefeitura da cidade onde vai morar para obter todas as informações. Boa sorte e um abraço.
        Responder
cristina
22 novembro 2012
Oi, Ana! Tenho uma filha de 16 anos. Ela se inscreveu num programa de intercâmbio do ensino médio. É pra fazer metade do terceiro ano do colegial em Aix. Ela tem francês intermediário, adora artes plásticas e literatura. Reclama muito do desprezo do sistema de ensino brasileiro por essas disciplinas. Será que ela vai se decepcionar na França? Também me preocupa a acolhida dos estudantes franceses. Busquei depoimentos de intercambistas adolescentes e só vi reclamação sobre a frieza dos colegas de escola. Bateu uma insegurança geral aqui. Gostaria de saber sua opinião. Ela começaria as aulas em janeiro....Abs. Christina.
Responder
    Anatê Merger
    22 novembro 2012
    Ola Cristina, tudo bem? Nao conheço muito bem o ensino médio por aqui por que os meus filhos ainda estao no primario. O que vamos fazer: vou passar o seu comentario à uma amiga que veio com uma filha adolescente morar na França por dois anos. A moça gostou tanto que decidiu ficar. Ela pode lhe dar informaçoes mais precisas. Um abraço!
    Responder
      Alice
      4 julho 2016
      Olá, Querida! sei que o blog é antigo ams espero que esteja ativo ainda. Estou indo para Bordeaux com minha filha pois o meu amrido fará mestrado lá. Tamem fico insegura quantp ao ensino. Voce chegou a pegar infomração com sua amiga? seus filhos deve, ja estar maiores (caso nao tenha se mudado da frança). Pode me dar uma luz? =) <3 obrigada!
      Responder
Janaina Rodrigues
6 fevereiro 2013
Olá, tenho visto seu blog e acho muito bacana os esclarecimentos e informações que você dá. Meu marido é artista plastico e temos vontade de adquirir um imóvel na França para morarmos, temos dois filhos em idade escolar, já vi que escola é garantida. Pode me dizer se é possível um brasileiro comprar um imóvel e morar na França? Obrigada
Responder
    Anatê Merger
    6 fevereiro 2013
    Ola Janaina, tudo bem? Teria que fazer uma pesquisa sobre esse assunto, mas acredito que se tiver o dinheiro suficiente para adquirir um bem por aqui nao vai encontrar nenhum problema ou se tiver alguma dificuldade nada que um bom advogado nao resolva. Alias, você tem ideia dos preços do mercado imobiliario na França? A sua pesquisa deveria começar por ai. Boa sorte com o seu projeto!
    Responder
Luiz
7 maio 2013
Boa tarde Anatê. Primeiramente parabéns pela site! Irei morar em Paris por 2 anos a partir de SET/2014,e tenho duas filhas que terão, à época, 12 e 7 anos. Estou preocupado com a Escola das meninas e, ao regressar ao Brasil, como seria o nivelamento por aqui. Você acha que seria interessante estudarmos em casa com elas, além da escola, enquanto morarmos aí, facilitaria a readaptação à escola no Brasil? A minha preocupação é com a menor de 6 anos pois ela está aprendendo a ler e escrever este ano e ano que vem já estaria estudando numa escola francesa. Coloquei as duas em aula particular de francês desde de JUN do ano passado mas esse ponto do nivelamento aqui no Brasil me preocupa. Poderia me ajudar com algumas informações sobre o ensino francês x brasileiro? Desde já agardeço o apoio. Luiz
Responder
    Anatê Merger
    8 maio 2013
    Ola Luiz, tudo bem? Nao se preocupe, as suas meninas nao vao ter nenhum problema. Vou lhe passar o mail de uma amiga que viveu a mesma situaçao. Ela vai poder lhe falar melhor sobre o assunto. Um abraço!
    Responder
      Alice Mallet
      13 outubro 2015
      Ola Anatê! Vi o comentario do luiz e estou na mesma situacao. Vou fazer mestrado na frança e quero levar minha filha adolescente mas estou bem insegura e preocupada em relacao ao ano letivo. Ela esta no oitavo ano e precisa terminar, terminaria em dezemro, inicio. Nós vamos ano que vem, e minhas aulas começam em setembro e ela iria uando as dela terminassem. Perguntas: - as escolas aceitariam? ela nao tem francês (nenhum - ja vi seu post la em cima mas nao fala disso) - como seria a volta para o Brasil? sabe como é a equivalencia. Desde ja agradeço MUITO sua ajuda. abs,
      Responder
        Anaté Merger
        13 outubro 2015
        Oi Alice, O ano letivo aqui começa em setembro e termina em junho. Se a sua menina chegar depois de setembro, vai entrar com o curso em andamento, mas as escolas sao preparadas para receberem estrangeiros. Nao se preocupe com isso. So nao posso garantir que ela nao vai perder o ano. O que, sinceramente, nao vejo como sendo um problema diante da oportunidade de aprender uma nova lingua e viver por um tempo na Europa. Até hoje, nao conheci nenhuma criança que tenha vindo e que tenha se atrasado no Brasil por causa da experiência, bem ao contrario. Avise se precisar dos serviços da agência para algo. Boa sorte!
        Responder
          Alice Mallet
          4 julho 2016
          Anatê vi agora que tinha mandado um email em outubro rs.. Quais tipos de serviço sua agencia oferece? Estarei chegando em setembro com minha filha mas meu marido vai antes.. Teremos que traduzir alguns documentos antes de irmos entre outros trâmites..
          Anaté Merger
          4 julho 2016
          Ola Alice, tudo bem? Mande um mail com os documentos que precisa traduzir para site@naprovence.com e caso precise de outro tipo de serviço é so explicar e vemos se vamos poder lhe ajudar. Um abraço!
          Thays
          18 abril 2019
          Boa noite Por favor gostaria de saber se levando as crianças para europa(frança)apenas com aquele visto de turista com direito à 3 meses posso matricular meus bebes ? Obrigada.passe um òtima semana santa ^^
          Na Provence
          19 abril 2019
          Bom dia Thaís, para matricular as crianças você vai precisar de uma série de documentos, entre eles um comprovante de residência. Normalmente, a matricula é feita para quem realmente mora aqui, a não ser que tenha um comprovante de que venha por um tempo determinado, por causa do trabalho, por exemplo.
      Ricardo Mouta Montes
      21 abril 2016
      Ola, boa noite. Gostaria de ter contato com alguém que foi trabalhar na França e tem filho de 15 anos ou aproximado e que vai estudar no segundo grau, para saber como foi a matrícula na escola e se a escola é gratuita nesse caso. Ela vai estudar francês antes para não chegar muito crua. Grato,
      Responder
    Claudia
    11 março 2016
    Oi vc conseguiu matricular sua filha estou com o mesmo ptoblem
    Responder
      Anaté Merger
      14 março 2016
      Ola Claudia, nao entendi o seu problema. Matricular uma criança na França é muito simples. Por favor, diga o que esta acontecendo para sabermos se podemos lhe ajudar. Um abraço!
      Responder
        Maria Silva
        12 abril 2016
        Boa tarde, Tenho 2 situações que para as quais necessito de ajuda: - Somos 4 pessoas, eu o meu companheiro e 2 crianças de 12 e 15 anos - O meu companheiro quer abrir uma empresa de segurança e vídeo-vigilância em França e como estamos a aguardar que termine o ano letivo em Portugal ( Junho ) para irmos para Melun e estamos com dificuldade em obter a autorização de residência para podermos seguir com a abertura da referida empresa. - Por outro lado também não posso inscrever as crianças na escola sem ter uma morada nem que seja provisória. - Não faz qualquer sentido alugar uma casa em Melun e estar em Lisboa. Já fomos por diversas vezes a Melun/Fontainebleau para podermos abrir a empresa, mas como não temos a morada não conseguimos nada. Agradeço a v/ajuda se for possível, alguma empresa que faça este tipo de serviços, se existe alguém que possa dar-me uma morada por 2 meses para poder seguir com a minha vida. Muito obrigada e aguardo noticias. Para poder agilizar este processo todo, sabem de alguém ou alguma empresa que possa ajudar-me a
        Responder
          Anaté Merger
          21 abril 2016
          Ola Maria, Existe sim varias empresas que fazer o que em francês se chama "domiciliation de société" ou seja te fornecer um endereço para voce poder abrir a sua empresa. Voces ja foram na Camara de Comércio de Seine et Marne? Aqui esta o link.http://www.seineetmarne.cci.fr/creation/entreprendre-avec-la-cci. Tente ligar de Portugal mesmo para perguntar. Achei algumas empresas na internet mas infelizmente não conheço pessoalmente nenhuma: - http://www.mgservices-77.com/domiciliation-commerciale-entreprise-melun-fontainebleau-77.html - http://www.zones-activites.net/domiciliation/domicilier-77-Seine-et-Marne.html - http://www.declicgestion.fr/ De qualquer jeito, sou tradutora juramentada português francês aqui na Franca. Se precisares de alguma tradução ou outro aconselhamento fico à disposição. Atenciosamente, Leticia GRA
Silvana
28 maio 2013
Oi Ana , estou na mesma situação do Luis. Tenho duas filhas em idade escolar e vou morar por dois anos em Marseille , estou preocupada com a escola delas. Poderia me passar o email de sua amiga tbm ? Obrigada Silvana
Responder
    Anatê Merger
    28 maio 2013
    Ola Silvana, tudo bem? Fique tranquila, como explicou a minha amiga as meninas nao vao ter nenhum problema. Boa sorte com o a nova vida. Um abraço!
    Responder
    Kliuciane
    9 dezembro 2019
    Boa tarde eu vou ano que vem em 2020 e vou como turista para casa de uma amiga minha gostaria de saber se eu posso mesmo sendo turista eu posso me matricular em algum concurso de frances e como faco para pedir visto de estudante sem voltar para o brasil..
    Responder
      Na Provence
      10 dezembro 2019
      Boa tarde Kliuciane, você pode fazer um curso de francês que dure até 3 meses sem problema, nem visto. Se decidir ficar mais tempo, vai precisar do visto e este só é obtido no Brasil. Num abraço.
      Responder
        Na Provence
        10 dezembro 2019
        Boa tarde, você precisa entrar em contato com o Consulado da França no Brasil para obter as informações necessárias para o visto de estudante. Um turista brasileiro so pode ficar no território francês até 3 meses, depois disso, precisa do visto. Abraço.
        Responder
Mônica Andrade
29 julho 2013
Olá Ana, Estou me preparando pelo campusfrance para fazer minha graduação na França, em Montpellier. Bom, o mais complicado é que eu tenho dois filhos 6 e 4 anos. Meus filhos têm dupla nacionalidade porque seu pai é francês. Tenho 27 anos quero estudar na universidade e também trabalhar... Vc acha que será possível conciliar essa estudo/trabalho com 2 filhos? Beijos fofaaaaa...
Responder
    Anatê Merger
    29 julho 2013
    Oi Monica, tudo bem? Vamos ver se entendi: vc quer consiliar faculdade, trabalho e crianças pequenas sem ter ninguém para lhe ajudar? Vai ser complicado, mas nao é impossivel. Para começar as crianças devem estudar o dia todo. Em seguida, verifique se a sua sogra poderia ficar com elas na quarta-feira (dia que nao tem aula por aqui). Enfim, so pude consiciliar tudo por que a minha sogra mora perto, se nao for o seu caso, vai precisar de uma baba e elas custam caro. Boa sorte e um abraço!
    Responder
      Rita
      11 julho 2017
      Só existe escola no integral ? Ou tem escola em um só turno ? ( criança de 8 e 13 anos )
      Responder
        Na Provence
        12 julho 2017
        Oi Rita, todas as escolas na França são integrais, com aulas pela manhã e à tarde. Um abraço.
        Responder
Mônica Andrade
31 julho 2013
Merci beaucoup Ana!!!! Muito motivante a sua resposta :-)
Responder
    Kliuciane
    9 dezembro 2019
    Boa tarde gostaria de saber se eu for com visto de turista eu posso me matricular em uma escola bilingue em frances como eu faco para pedir meu visto de estudante estando na França...
    Responder
ROSANGELA MACHADO
14 agosto 2013
Boa noite Ana. Eu moro na França quase dez anos, casei em 2011, meu marido é portugues, ainda nao tenho nem um documento daqui da França minha documentaçao està em andamento no Brasil, precisamos trazer meu subrinho de 15 anos para estudar aqui, ele estar um pouco atrasado, meu marido trabalha, mas nao é fixo, eu trabalho no negro. Mim explique por favor, ele pode vim sem visto de estudante ,mas com sim com a ATTESTATION D'ACCUEIL, serà que hà uma chance de conseguir-mos? Fico muito agradecida com sua resposta!
Responder
    Anatê Merger
    15 agosto 2013
    Ola Rosangela, tudo bem? Por favor, entre em contato com a sub-prefecture da sua cidade ou o Consulado brasileiro em Paris para que as autoridades competentes lhe deem as informaçoes atualizadas. Quando vim ao Brasil tinha um visto de estudante obtido na embaixada em Brasilia e uma attestation d'accueil. Nao sei se ele vai conseguir entrar no pais apenas com uma attestation. Boa sorte e um abraço!
    Responder
Rute Dias
26 fevereiro 2014
Ola Ana! Eu sou Portuguesa e ja estou em montpellier ha quase 1 ano. Tenho uma filha de 6 anos mas que esta em Portugal por causa da escola. Quero traze la comigo ja este verao, mas nao sei como fazer para a matricular. Ja que ela nao fala o frances temo que ela nao se adapte. Ha alguma escola de frances portugues na qual eu a possa matricular? BJS
Responder
    Anaté Merger
    27 fevereiro 2014
    Oi Rute, tudo bem? Nao conheço nenhuma escola biligue francês-português, mas posso lhe garantir que a sua menina vai falar e se adaptar muito mais rapido do que você. Procure a prefeitura, é o departamento ligado às escolas que vai providenciar a matricula em um estabelecimento perto da sua casa e/ou que tenha uma classe para estrangeiros. Conheço um casal de portugueses que mora aqui ha cinco anos, o menino fala fluentemente o francês (ele chegou aqui com 5 anos sem falar uma palavra de francês), os pais mal se comunicam. Nao se preocupe. Um abraço!
    Responder
      Sthephanie
      8 junho 2016
      Olá Ana. Estou a pensar ir trabalhar para Paris. Mas tenho uma filha de 4 anos. Como faço para matricula la na escola e li um comentário que não tem aulas às quartas feiras? Qual o horário normalmente das escolas ? Poderia me esclarecer obrigada
      Responder
        Anaté Merger
        9 junho 2016
        Ola Sthepanhie, nao se preocupe com isso. Tudo é muito organizado na França. Basta ir à prefeitura da sua cidade e eles vao lhe informar em qual escola a sua menina vai ser inscrita (maternal). Sim, nao temos aula nas quartas pela manha, por isso muitas mamaes/papais (como eu) nao trabalham nesse dia. Em compensaçao, a criança fica o dia todo na escola se os pais trabalham. Boa sorte e um abraço!
        Responder
          Sthephanie
          9 junho 2016
          Ah obrigada Mas é o mês das férias como fazem? Tem amas ?
          Anaté Merger
          11 junho 2016
          Ola Stéphenie, tudo bem? Querida, as férias de verao por aqui duram dois meses e uma baba custa muito caro. Nesse tempo os pais tb tiram férias ou as crianças va para colônias de férias, mas fique tranquila, vai entender como funciona assim que chegar aqui. Boa sorte.
        Sonia salmon
        11 setembro 2019
        Boa noite.eu tenho um filho de 14 e uma menina de 6.pode me dizer que documentação é necessária para levar para França??grata pela atenção
        Responder
Rute Dias
27 fevereiro 2014
Muito obrigada Ana! :D
Responder
silvia Letícia
28 março 2014
Olá, eu estou indo para a frança a mais ou menos um ano e meio, bom eu tenho 14 anos e tenhos duvidas de como os meus pais vão fazer para me matricular numa escola lá, bom já como eu Não falo francês, eu quero saber quais o documentos que devo leva para eles fazerem a minha matricula, e tbem se eu devo saber fala a língua pra mim não ter que fica numa série muito abaixo do que eu estou aqui no Brasil. Bjs
Responder
Daniela Rosa
14 abril 2014
Boa Noite! Preciso muito da sua ajuda. Meu marido ficou sem trabalho em Portugal e teve que emigrar para França, região de Colmar. Já tem o emprego estável e neste Verão vou eu e a minha filha ter com ele. A minha filhota tem 16 anos, concluiu em Portugal o 9º ano e gostava de saber quais os papéis necessários que tenho de ter para a matricular na escola em França e tudo aquilo que tenho que fazer para ela puder frequentar a escola. Eu não entendo francês na perfeição por isso, preciso muito da vossa ajuda e do vosso esclarecimento. Obrigada!
Responder
maria
11 junho 2014
ola no dia 19 vou emigrar para nice vou levar os meus filhos 14 e 7 que documentos tenho de levar para matricular nas escolas
Responder
    Anaté Merger
    15 junho 2014
    Olá Maria, O melhor e verificar diretamente com a Mairie e depois com a escola e o college. Porém para adiantar, eles poderão pedir um documento de identidade das crianças (passaporte) e ainda documentos da escolarização anterior das crianças. Ou seja traga todos os históricos escolares dos seus filhos desde que eles estão na escola. Vc chega aqui entra em contato com a Mairie, verifica os documentos que eles precisam e traduza só o que for preciso. Sou também tradutora juramentada aqui na França (Provence) e me mantenho a disposição para traduzir os documentos que forem necessários. Cordialmente, Leticia Gra
    Responder
      Cristiele carneiro
      9 outubro 2018
      Olá me chamo cristiele e estou indo morar na frança em fevereiro de 2019.tenho 2 filhos de 8 anos e outro de 4 anos Comi vou fazer para matrícula eles .e a propósito não tenho documentos. Minha tia e meu primo me aguardam Vão fazer uma carta convite para mim. Estamos indo eu meu esposo e 2 filhos .por favor me passe seu endereço de email . Caso eu venha precisar de traduzi documentos. E gostaria de saber se posso traduzir já aqui n Brasil. E quais locais meu marido tem possibilidades de emprego. Desde já agradeço e fico no aguardo.
      Responder
        Na Provence
        11 outubro 2018
        Bom dia Você tem nacionalidade européia ou visto para trabalhar na França? As tradução feitas no Brasil em alguns casos não são aceitas na França. Fico à disposição. Att, Leticia
        Responder
Marcele Lopes
26 junho 2014
Meu nome é Marcele dos Santos Lopes Pereira, moro no Brasil - Rio de Janeiro. Meu marido vai viajar a trabalho pela empresa para a França (Clermont-Ferrand) durante 4 meses e meio. Estamos precisando de uma grande ajuda, pois estamos pensando de acompanhá-lo. Seria eu e meus dois filhos, um de 5 anos e um de 11 anos que está no 7º ano ( 6ª série), e precisaria inscrever somente o meu filho de 11 anos numa escola para brasileiro na França por esse período, provavelmente iremos no final de agosto e voltaremos no final de dezembro, e não gostaria de que o meu filho fosse prejudicado no ano letivo. Gostaria muito de contar com sua ajuda. Poderia me orientar? Desde já agradeço pela compreensão!
Responder
    Anaté Merger
    26 junho 2014
    Oi Marcele, tudo bem? Querida, nao existem escolas para brasileiros na França. Qualquer criança tem o direito de escolarizaçao e o seu menino vai ser colocado em uma escola proxima ao local onde vai morar, é a prefeitura da cidade que cuida disso. A primeira coisa que deve fazer é se apresentar na prefeitura com as informaçoes escolares das crianças. O pequeno de 5 anos também pode ir à escola. O ano letivo começa em setembro e termina em junho. Boa sorte e um abraço!
    Responder
Carminha
11 julho 2014
Olá Ana, Preciso da sua ajuda ou da amiga que vc comentou no início. Bem, Meu marido fará um mestrado de um ano em Toulouse, eu e nossos 2 filhos (8 e 11 anos) iremos acompanha-lo. Gostaria de saber como conciliar o termino do ano letivo aqui com o início da França. Qual o melhor mês para levá-los, final de novembro quando termina o deles aqui ou em setembro quando começa em Toulouse??? Vi que o aluno é matriculado perto da moradia e gostaria de procurar onde vamos morar depois de ver as escolas. Eles fazem natação e tênis todos os dias, por isso, preciso saber se lá tem algum clube onde eles possam da continuidade, minha filha de 11 anos é da equipe de natação do clube daqui. E o meu mais novo tb faz robótica e queria continuar fazer, será que existe algum centro de robótica p a idade (9 em novembro) dele? Desde já agradeço pela atenção.
Responder
    Anaté Merger
    11 julho 2014
    Oi Carminha, tudo bem? Venha antes do começo do ano letivo aqui, em novembro ja estamos perto das primeiras férias (Natal). É a prefeitura da sua cidade que vai indicar a escola onde as crianças vao estudar de acordo com o seu endereço de domicilio ou trabalho (do seu marido). Nao se preocupe com isso, tudo é muito organizado. Quanto às outras atividades você pode começar a procurar pela internet, infelizmente nao vamos poder lhe ajudar com isso, Toulouse nao fica na Provence. Boa sorte com a mudança e sucesso!
    Responder
    Eduardo
    2 outubro 2014
    Carminha, tudo bem? É muita coincidência, mas tambem estou indo estudar (pós) em Toulouse, por dois anos, e a família vai junto (esposa e filho de 10 anos). Tive exatamente as mesmas dúvidas que você, então gostaria de saber se você evolui alguma coisa nessa questão, se pode dar alguma dica. Agradeço qualqer ajuda! Um abraço, Eduardo
    Responder
sara
17 julho 2014
ola boa tarde achei super interessante tuas respostas e tenho lido muito sobre o assunto por toda parte na internet pois no final do ano vou para frança como turista e me casarei com um portugues naturalizado françes em fevereiro volto ao brasil para pedir meu visto para retornar a frança mais dessa vez vou levar comigo minha filha de 12 anos que no brasil esta cursando o 6° ano do ensino fundamental estou preucupada pois as classificaçoes das series ai em frança sao diferentes em que ano ela entraria estudando ai ? poderia me responder deis de ja agradeço obrigada sara
Responder
Paula
4 agosto 2014
Bom dia preciso muito da sua ajuda não vivo na França tenho um irmão que vive na frança e pretendo matricular o meu filho de 16 anos para fazer a 12 classe e terminar aí os estudos o devo fazer quais os documentos qual é o primeiro passo quando começa o ano lectivo
Responder
    Anaté Merger
    9 agosto 2014
    Ola Paula, O ano letivo na Franca começa no inicio de setembro. Aonde que o seu irmao mora na Franca? O seu filho teria que ter um visto de turista e o seu irmao teria que verificar na Prefeitura da cidade aonde ele mora para saber as escolas competentes. Sou também tradutora juramentada aqui na Franca, se precisar de traduçao de historico escolar ou de outro documento estou à disposiçao. Me mande email no lecardosgra@gmail.com caso precise de traduçao ou de mais informaçoes. Abraço, Leticia.
    Responder
susana
22 agosto 2014
Olá eu vivo na França a 2 anos e tenho uma menina com 3 anos e ela vai para a escola agora em Setembro pela primeira vez e eu ando num sofoco inorme que não sei como ela se vai adaptar visto que ela não fala nada francês e ta muito apegada a mim me ajude como acha que vai ser adaptação obrigado bj
Responder
    Anaté Merger
    23 agosto 2014
    Oi Susana, minha querida, se você vive na França ha dois anos e a sua menina tem três ela ja esta mais habiatuada ao francês do que você. TV, radio, pessoas na rua...Fique tranquila, a sua menina nao vai nem perceber que os coleguinhas e as professoras falam outra lingua que para ela é tao natural quanto falar português com você. Alias, a sua dificuldade vai ser essa: fazer com que ela fale português com você. Os meus nasceram aqui e apesar de entenderem o português perfeitamente sempre que podem me respodem em francês. Tenho que estar atenta o tempo todo. :-) Nao se preocupe, vai ser muito mais simples do que esta imaginando. Beijo!
    Responder
      Laís
      28 março 2019
      Olá me chamo Laís e estamos de mudança pra França este ano. Meu marido tem dupla cidadania italiana e vamos pra França com duas crianças uma de 6 anos e outra de 3 e gostaria de saber quais documentos necessários para efetuar a matrícula delas na escola e se precisa traduzir e juramenta. Agradeço desde já
      Responder
        Na Provence
        29 março 2019
        Bom dia, Geralmente, somente o passaporte e a certidão de nascimento. Se as tuas crianças forem para escola pública, geralmente a matricula é feita na escola ou na mairie da cidade ou do bairro que vocês irão morar. Se for para escola privada é diretamente na escola, geralmente no mês de abril/maio para o ano escolar começando em setembro. Algumas vezes eles pedem a certidão de nascimento traduzida, porém é raro. Atenciosamente, Leticia
        Responder
Andreza
17 setembro 2014
Oi, Ana bom dia ! Minha filha tem 7 anos e está cursando no Brasil o 2º ano do Ensino Fundamental, minha cunhada e madrinha da minha filha mora no sul da França e é casada com francês, ela queria que a menina fosse morar com ela e estudar lá. Como devo fazer uma vez que se trata de menor de idade ? Desde já agradeço. Abraço, Andreza
Responder
Cristina
5 novembro 2014
Bonjour a todos! No início de 2015 estou indo morar na França, especificamente em La Chapelle-la-Reine com minha filha de 9 anos, nós duas não falamos francês e gostaria algumas dicas de como posso matricula-la em alguma escola pública e quais as dificuldades que posso ter. Para falar a verdade estou muito preocupada com a adaptação dela. Espero que possam me ajudar!
Responder
    Anaté Merger
    5 novembro 2014
    Oi Cristina, a matricula da sua menina vai ser feita automaticamente pela prefeitura da cidade onde vai morar. É um departamento especifico da prefeitura que indica a escola de acordo com a proximidade com a sua casa ou trabalho. Nao se preocupe com a adaptaçao da sua menina, provavelmente vai ser muito mais rapida e eficiente do que a sua. Normallmente, sao as crianças que ajudam os pais nos primeiros meses depois da mudança: eles aprendem a lingua muito mais rapidamente. Boa sorte!
    Responder
Kelly
1 fevereiro 2015
Olá! Sou brasileiro, eu e minha família estamos tentando obter visto de longa duração para residir na cidade de Orleãns. Tenho um filho de 14 anos que concluiu o curso fundamental em dezembro de 2014 e irá ingressar no colégio quando chegar na França. Já atendemos quase todos os requisitos (nossos passaportes já estão no Consulado em SP), porém agora eles estão solicitando a matrícula do meu filho em uma escola na França. A atendente disse não ter informações sobre como posso obter a matrícula estando ainda no Brasil. Já entrei em contato com diversos órgãos, porém, até então não recebi informações esclarecedoras sobre este assunto. Por gentileza, vc tem informações como devo proceder? Grato. Marcos e Kelly Bueno
Responder
    Anaté Merger
    3 fevereiro 2015
    Olá Marcos e Kelly, Vocês já tentaram entrar em contato com uma escola "privé" em Orleans? Já vi alguns casos de brasileiros na mesma situação que conseguiram matricular os filhos em escola privada aqui na França quando ainda estavam no Brasil. Se precisarem, posso auxilia-los pois trabalho com tradução juramentada aqui na França. Boa Sorte. Leticia Gra
    Responder
      Kelly
      4 fevereiro 2015
      Obrigada, vamos verificar está possibilidade. Parabéns, pelo blog. Kelly Bueno
      Responder
Maria Claudia
17 fevereiro 2015
Ola Anate, gostaria de uma informação, meu afilhado de 14 anos está morando com a irmã em Propriano (Córsega) foi com visto de turista e fez matrícula em uma escola de la, como ele poderia tirar o visto de estudante sem ter que voltar ao Brasil? Estão com todos os documentos prontos. Desde já muito agradecida pela resposta, parabéns pelo site, é de grande ajuda, um abraço.
Responder
    Anaté Merger
    23 fevereiro 2015
    Olá Maria Claudia, Se o seu afilhado já tem todos os documentos, sugiro que ele (juntamente com a irmã dele ou uma pessoa responsável por ele na França) vá diretamente na Prefecture de Propriano para solicitar mais informações e mostrar toda a documentação. Sou tradutora juramentada aqui na França, caso você ou seu afilhado precisem de tradução fico à disposição. Atenciosamente, Leticia GRA 06 82 73 29 51
    Responder
thaynara
21 fevereiro 2015
Oii , moro em Nice , Meu pai mais a minha madrasta e minha irma de 5 anos querem vim estudar a que ? Você sabe me dizer qual é o processo ? Obrigada amei seu trabalho no blog
Responder
    Anaté Merger
    19 janeiro 2016
    Ola Thaynara, vai depender do seu statuts aqui na Franca para poder "chama-los" através do processo de regoupement familial Atenciosamente, Leticia
    Responder
Cristiane
12 março 2015
Olá, Ana. Gostaria de saber se você pode me tirar umas dúvidas. Meu marido está indo para Paris terminar o Mestrado e estamos pensando em passar 6 meses aí. Na verdade, eu pretendo ficar um pouco menos que isso, uns 4 meses apenas, e levarei nosso filho de 5 anos (que só fará 6 quando retornarmos ao Brasil ano que vem). Tenho a intenção de matricula-lo em uma escola em Paris (vale dizer que meu esposo e meu filho são portugueses - possuem dupla nacionalidade), mas tenho achado muito dificil fazer isso. Li bastante sobre a obrigatoriedade do governo frances em matricular crianças de 6 anos até 17 nas escolas, entretanto, esse não é o meu caso, ja que ele tem 5 apenas. As escolas internacionais que pesquisei são absurdamente caras (principalmente na minha situação, que é de deixa-lo estudando ai apenas por 4 meses, uma vez que, normalmente, é preciso pagar matricula, material etc para o ano todo), Vi que é possivel ir até o Maire e solicitar a vaga, mas o que me preocupa é que não teremos comprovante de residencia, uma vez que alugar um apartamento em Paris me pareceu bem complicado, com necessidade de fiador, isso sem contar que precisaríamos de um local já mobiliado, o que é mais difícil, de forma que optamos por fechar nosso aluguel via airbnb. Você sabe me dizer o que é considerado comprovante de residência aí? O que mais preciso apresentar para que ele consiga uma vaga em uma escola na região em que vamos ficar? (ainda nao fechamos o apto). Eles nos permitem fazer adaptação da criança? (ja que nenhum de nós fala frances). Alguma dica que possa nos ajudar? Muito obrigada pelo espaço e parabéns pelo blog! Abs, Cristiane.
Responder
    Anaté Merger
    12 março 2015
    Olá Cristiane, Agradecemos o seu contato. Sou tradutora/advogada e parceira da Anatê no site Naprovence. Você pode matricula-lo em uma escola privada (não internacional) em Paris. Verifique se aonde você esta querendo morar em escola privada. Eles geralmente são menos exigentes que as escolas publicas que devem levar em conta o local de residência da família. O seu filho poderá entrar no ultimo ano do maternal da França (grande section). Eles permitem sim fazer uma adaptação principalmente no maternal. Qual o período que você esta querendo ficar na França, pois o ano letivo aqui vai de setembro à junho com vários períodos de férias no meio. Qualquer coisa estamos à disposição para ajuda-los na documentação que for necessária. Atenciosamente, Leticia GRA
    Responder
Ana
11 maio 2015
Estou namorando um Francês e estamos nos organizando para morarmos na França, na cidade de Dax, tenho um filho de 16 anos mas não sei como vou matricula-ló em uma escola na França quais os documentos necessário, como e o sistema de ensino aqui no Brasil ele esta cursando o primeiro ano do ensino médio. Ele não nenhuma noção de Françês,tenho receio que isso venha o atrapalhar. Não sei quais os documentos que devemos sair do Brasil: Visto de estudante/visto de turista, tenho muitas dúvidas. Agradeço desde já ajuda!
Responder
    Anaté Merger
    19 janeiro 2016
    Ola Ana, o estatuto do seu filho vai depender do seu aqui na Franca casada ou não com o seu namorado. O mais facil é pedir o visto no Consulado francês no Brasil. Qualquer duvida entre em contato pelo meu email lecardosogra@gmail.com, Atenciosamente,
    Responder
Flavio
9 junho 2015
Bom dia ,estou planejando ir a morar na cidade de Nice tenho dois filhos um de 12 anos outra de 14 anos e goataria de saber a respeito de escola e minha amiga tb fala q o governo tb ajuda em alguns gasto com crianças isso é verdade?e sobre escola que documentos levar e a mudança da língua vai fazer q caiu o rendimento deles? Obg maravilhoso blog estou amando Td obg
Responder
    Anaté Merger
    12 junho 2015
    Ola Flavio, Sou advogada/tradutora e parceira da Anatê no site Naprovence. Em Nice existem muitas escolas públicas e privadas boas. Veja a escola que for perto do lugar aonde você vai morar. O ano escolar aqui na França começa em setembro mas as inscrições são feitas em maio/junho. Os seus filhos estarão no "collège" o antigo ginásio no Brasil. Tem escolas que tem uma classe especial para estrangeiros aprenderem o francês. Eles aprendem rápido e o rendimento vai depender da capacidade deles de aprendizagem e adaptação. O governo ajuda mas tem várias condições. Ficamos à disposição. Atenciosamente, Leticia GRA
    Responder
Juliana Machado
31 agosto 2015
Olá, tenho muitas dúvidas sobre o sistema de ensino na França para crianças de 11 e 7 anos, pois estamos nos mudando para Lyon e minha preocupação é quanto a escola para as crianças, pois eles não falam francês, então gostaria de saber se existe alguma escola bilingue ou se tem algum programa para auxiliar essas crianças. Grata desde já! Juliana
Responder
    Anaté Merger
    31 agosto 2015
    Oi Juliana, nao se preocupe muito com a escola das crianças. As escolas publicas sao preparadas para receber estrangeiros, isso acontece o tempo todo. É a prefeitura, no momento da inscriçao, que vai lhe indicar as escolas mais perto de casa e/ou do trabalho.Tudo é muito organizado. As escolas biligues sao de francês, inglês e alemão. Esqueça o português, elas so vao poder optar por essa lingua na faculdade. Mas nao se preocupe mesmo, todos os filhos dos brasileiros que conheci por aqui se viram muito melhor do que os pais e aprendem a lingua rapidamente. Boa sorte e beijo!
    Responder
Raphaele
12 setembro 2015
Boa noite. Meu marido está indo à trabalho para Clermont Ferrant em setembro de 2016, e eu gostaria de saber como que fica o estudo da minha filha que terá 8 anos na época. Sendo q, mesmo q ela tenha notas ótimas aqui no Brasil e nós indo para a França ( em Setembro) ela perderá o ano letivo aqui?? Ou terá q terminar lá? Sendo q aqui ela estaria terminando e lá começando neh? Aguardo. Desde já, agradeço pela atenção.
Responder
    Anaté Merger
    14 setembro 2015
    Ola Raphaele, Sou tradutora juramentada e parceira da Anatê no site Naprovence. Quanto a sua dúvida, muitas escolas francesa tem professores especiais e classes para que os alunos não francófonos aprendam o francês. Criança aprende muito rápido. Por exemplo, o meu filho tem 8 anos e esta no CE-2. Aqui eles funcionam por ano civil. Se a sua filha fizer 8 anos em 2016, provavelmente ela entrara no CE-2 aqui na França, ou seja, no 3 ano no Brasil. Se precisar de traduções ou acompanhamento a procedimentos administrativos aqui na Franca estamos a disposição. Atenciosamente,
    Responder
Juliana Franca
21 setembro 2015
Bonjour Anatê, meu filho de 12 anos vai estudar na França por um ano, eu vou com meu marido fazer pós doctor em Toulouse, Purpan. Queria saber como eu acho as escolas perto do hospital e quais documentos preciso. Agradeço muitoooo
Responder
    Anaté Merger
    21 setembro 2015
    Cara Juliana, Sou advogada/tradutora e parceira da Anatê no site NaProvence. Com relação ao seu filho, ele entrara no collège (antigo ginásio no Brasil). Veja na mairie do arrondissement aonde você vai morar para solicitar a lista de "collèges" perto. Os documentos vão depender do collège "escolhido". Se precisar de tradução juramentada fico à disposição. Atenciosamente, Leticia GRA
    Responder
Ana Pinheiro
16 outubro 2015
Boa noite estou desesperada...vou viver para Franca perto de Pavillons sous Bois.Tenho uma filha com 6 anos que so fala portugues...procuro uma escola portuguesa na zona e nao encontro de jeito nenhum e tenho certeza que minha filha indo frequentar uma escola francesa que de aulas em frances(mesmo dando aulas extra de aprendizagem de frances)nao entendendo nada do que e falado na aula e nem entre coleguinhas,se vai sentir super deslocada e mto triste.Por favor alguem conhece perto dessa zona(93)uma escola portuguesa?Obrigada.
Responder
    Anaté Merger
    16 outubro 2015
    Oi Ana, tudo bem? Querida você nao precisa ficar desesperada, as escolas francesas sao preparadas para receber crianças estrangeiras, isso acontece o tempo todo. Esqueça a escola portuguesa ou que ensina o português, isso nao existe em nenhum lugar na França. A sua menina nao vai se sentir deslocada, nem triste, fique tranquila com relaçao a isso. Pelo que vi até hoje, as crianças estrangeiras se adaptam muito bem, mais rapido e bem melhor do que os pais. Dou dois ou três meses para a sua menina se integrar na escola...ja você vai precisar de muitooooo mais tempo. Alias, você deve se preocupar mesmo é em encontrar rapidamente uma escola para você: os adultos sao menos flexiveis e fofos que as crianças. Boa sorte com a mudança. Beijo!
    Responder
      Michella
      9 janeiro 2018
      Bom dia Anate, pois eu estou com um grande problema...a dois anos tento que minha filha se adapte a escola na França e não consigo...chora todos os dias e diz que quer uma escola com "lingua normal", no caso o portugues. Em 2016 Ela começou a sessão para os pequenos e não se adaptou e interrompi em janeiro de 2017 com receio que ficasse traumatizada com a escola; Em 2017 começou na sessão media e agora estamos em janeiro novamente e ela não se adapta...chora todos os dias, sente-se mal, e diz que não entende o que é para fazer nas tarefas e não sabe explicar a professora o que sente ou alguma coisa que tenha duvida e precise. Estah sendo dificil por isso gostaria de saber se existe alguma escola que tenha algum professor que fale também o portugues em toulouse. obrigada.
      Responder
        Na Provence
        9 janeiro 2018
        Oi Michella, não existe nenhuma escola na França que ensine o português (você pode verificar isso diretamente na internet ou no departamento de educação da sua cidade). Se a sua menina nasceu aqui, o problema deve ser outro. Já vi crianças, filhos de militares, virem para a França (maiores) e se adaptarem sem problema depois de um tempo. Fale com ela e explique: ela mora na França e vai para a escola onde todos falam francês por que é assim que funciona. Converse com o pai e algum profissional na escola, mas esqueça a ideia de uma escola em português. Abraço e boa sorte.
        Responder
    A. Bel Carlos
    13 janeiro 2016
    Ana, fique tranquila. Meus filhos aprenderam francês em 2 meses, somente indo pra escola na França - antes não sabiam nada; começaram do zero. Esse tempo de aprendizado da língua atrapalha um pouco a fazer amizades, mas logo tudo entra nos eixos e eles se adaptam.
    Responder
      Alice Mallet
      4 julho 2016
      OI tudo bem? Pode me contar um pouco da sua experiencia? minha filha nao fala nada, tem 14 anos e morre de medoe nega todo tempo o frances. Estamos indo agora em setembro para bordeaux pois meu marido vai fazer mestrado.. Sempre as experiencias de outras pessoas sao bem vindas! =)
      Responder
        Anaté Merger
        4 julho 2016
        Oi Alice, nao da para comparar a minha experiência, os meus filhos nasceram aqui. Mas vou lhe dizer a mesma coisa que digo a todas as mamaes que vêm com crianças/ado para a França: nao se preocupe, a sua menina vai para um lugar legal, com professores treinados para esse tipo de situaçao e ela estar falando o francês muito mais cedo do que você.:-) Boa sorte com a mudança.
        Responder
      Alessandra
      12 outubro 2016
      Poderia entrar em contato comigo também para nos ajudar, meu e-mail é Ale.onil@hotmail.com e também preciso de orientações de quem já está por aí. Obrigada de coração Alessandra
      Responder
Eva
13 janeiro 2016
Olá! Tenho dois filhos (um com 7 a frequentar o 2º ano e uma com 11 anos a frequentar o 6º ano em Portugal) e gostava de saber sobre a possibilidade de eles irem morar comigo em Bayonne (ou perto) e estudarem lá (claro!). Como faço para saber quais as escolas disponíveis e os procedimentos burocráticos necessários? Obrigada!
Responder
    Anaté Merger
    14 janeiro 2016
    Ola Eva, As escolas publicas (primaire e college) aqui na França dependem do seu domicilio ai em Bayonne. Então você tera que verificar qual escola primaria e collège que voce depende para poder solicitar (geralmente as prefeituras ou sub prefeituras fornecem esta informação) a documentação necessaria e solicitar a vaga. Fico a disposição. Atenciosamente, Leticia
    Responder
      Alessandra
      12 outubro 2016
      Querida queria poder contar com Seus serviços de traduções etc poderia me chamar no e-mail Ale.onil@hotmail.com? Obrigada
      Responder
Aline
1 fevereiro 2016
Ola, eu sou Aline atualmente moro em São Paulo, sou de Umuarama PR. Tenho primo que reside na frança já a mais de 10 anos, atualmente FRANCES. quero muito ir pra lá, mais não sei por onde começo! Alguem pode me ajudar?
Responder
    Anaté Merger
    2 fevereiro 2016
    Ola Aline, Seria melhor voce procurar no campus France uma maneira de vir como estudante pois infelizmente se voce tem primos franceses não tem da direito de permanecer na Franca por mais de 3 meses, nem de obter a nacionalidade francesa. Att. Leticia GRA
    Responder
Claudia
3 fevereiro 2016
Olá Ana estou aqui a 2 anos estou legal meu filho de 17 estar aqui como turista será que posso meter em uma escolA.bjoss
Responder
    Anaté Merger
    8 fevereiro 2016
    Ola Claudiana, Dependendo do tipo do seu visto ele pode ser seu dependente. Verifique esta questão. Em relação à escola, sim mesmo estando ilegal a criança ou o adolescente deve estar escolarizado. Atenciosamente, Leticia
    Responder
GUSTAVO
17 abril 2016
PESSOAL Não sei como é hoje na frança, mas entre janeiro de 1987 e junho de 1988, eu morei na frança, numa cidade chamada creteil próxima de Paris, fui com minha mãe e meus irmãos pois meu pai jpa estava lá por causa do doutorado dele, fomos sabendo mais ou menos digamos que nível bem iniciante de francês, estudamos em uma escola primária, mas inicialmente fomos colocados em uma sala de adaptação, para depois de alguns meses para alguns e semanas ou dias para outros irmos para as salas normais, o engraçado é que na sala de adaptação de 12 alunos 8 eram brasileiros, mas mesmo a gente não sabendo nada de francês a professora obrigava que nós falassem em franc~es se falássemos com alguns alunos que estivessem há mais tempo do que a gente lá em português ela pedia para o que estava há mais tempo nos responder em francês, nos obrigando a falar francês também, não achei os franceses frios, agora o que eu achei naquela época ate depois que fui para as salas normais foi que os professores nessa fase escolar eram bem exigentes, naquela época as aulas eram de segunda a sábado com exceção da quarta feira durante a semana eram de 08:00 ás 16:30 no sábado das 08:45 ás 12:15, mas soube que agora quarta tem aula só de manhã´e sábado não tem mais aulas, mas só anaté para falar melhor, agora um conselho quando voltarem ao Brasil coloquem seus filhos em cursos de francês, pois quando eu voltei eu tinha 12 anos e os cursos aqui daquela época em 1988 não me deixou fazer teste de nivelamento e me colocou no nível 2 me decepcionei, eles falaram que acima do nível 2 só para 14 anos, me decepcionei e resultado hoje aos 40 anos entendo o francês, mas não falo pois não aceiotei continuar o francês daquela maneira
Responder
    Anaté Merger
    17 abril 2016
    Oi Gustavo, obrigada pelo seu depoimento. As aulas continuam pela manha e a tarde, apenas na quarta-feira - que nao tinha aula para o primário - so tem aula pela manha. Beijo.
    Responder
gustavo
17 abril 2016
outra coisa exemplo se seus filhos estiver terminado o sexto ano em dezembro de 2016 aqui no brasil, quando ele chegar em janeiro lá na frança, ele provavelmente vai ter que perder o sexto ano e lá ficará no sixieme equivalente ao sexto ano daqui, pois é raro pularem seu filho de ano ( alguns conseguiam em 1987 ) mas era raro e hoje deve ser mais raro ainda, pois imagine a situação caso eles aceitassem todo mundo, a criança teria que passar se ficasse aqui pro sétimo ano, então ela chegaria lá e elels iriam colocar sua criança no sétimo ano de lá que pé chamado 5ême ou seja seu filho teria dificuldades pois ele estaria na segunda metade jpa do sétimo ano estaria adiantado meio ano e sem conhecer muito a língua francesa, teria que estudar maias do que os outros.
Responder
gustavo
17 abril 2016
quando eu fui, eu tinha acabado de fazer 11 anos mas já era atrasado aqui e tinha terminado a terceira série aqui que hoje chamam de quarto ano e que na frança era chamada de cm2 como fui em janeiro eu tive que repetir o terceiro ano lá, meu irmão teve que se alfabetizar de novo e meu irmão mais velho deve que perder o nono ano antiga oitava serie, quando voltamos precisamos fazer as matérias que não tínhamos lá como português e inglês no meu caso que era primário dos anos que eu não estava aqui para ver se aqui teríamos que voltar de serie ou não ou ficar pelo menos em tal de dp e meu irmão como tinha inglês etc já ele precisou fazer so de português, eu precisei porque quando voltei iria entrar no sexto ano quintaa série eles deixaram gente fazer as nossas respéctivas series mas no final do ano tibemos que fazer asi tais provas com medo
Responder
Bruno Bernardes
26 abril 2016
Olá, eu e minha esposa estamos morando em Paris, estou trabalhando na França, com visto de trabalho. Temos um sobrinho de 16 anos que está vindo morar aqui em Paris, ele vira com visto de turista, como funciona a matrícula escolar nestes casos? Obrigado
Responder
    Anaté Merger
    29 abril 2016
    Ola Bruno, Apos 16 anos o ensino não é obrigatorio na França. Então acredito que no ensino publico seja um pouco dificil a inserção dele. Existem varias escolas privadas em Paris otimas, seria interessante verificar com algumas deles a situação do seu sobrinho. Atenciosamente, Leticia Gra
    Responder
Edgar Mendes
24 maio 2016
Bom dia. O meu nome é Edgar e estou a viver em Nice. Vou trabalhar cá e precisava muito de melhorar a parte oral/conversação do meu francês. Conhece/sugere alguma escola para aprendizagem do francês de forma intensiva e rápida, nesta zona?
Responder
    Anaté Merger
    24 maio 2016
    Ola Edgar, tudo bem? Infelizmente nao conhecemos nenhuma escola nessa área. Ficamos à disposiçao. Um abraço.
    Responder
Mariana
27 maio 2016
Olá! Primeiramente gostaria de agradecer por todas as informações que encontrei por aqui. Li quase todos os comentários, mas mesmo assim resolvi te consultar! Meu marido e eu estaremos trabalhando em Montpellier no início do ano que vem. Entrei em contato com algumas escolas internacionais e privadas da cidade, ainda não me responderam. Temos uma menina de 5 anos. Existe a possibilidade de que alguma escola a aceite por somente um mês e meio? (seria do meio de janeiro ao final de fevereiro). Ela não fala muito francês, fala português e espanhol (meu marido é colombiano) e por isso a princípio estava buscando alguma escola que tivesse aulas de espanhol (pelo menos para ela entender algo rsrsrs). De qualquer forma, minha dúvida é essa: se as escolas aceitam períodos curtos como esse. Obrigada desde já!
Responder
    Anaté Merger
    30 maio 2016
    Ola Mariana, Geralmente as escolas aqui so aceitam por ano ou ainda entrada na maternelle em Janeiro. Porém, deve existir escolas privadas em Montpellier com funcionamento diferente, principalmente na maternelle. Veja as escolas que voce se interessa e entre em contato pelo telefone para saber da possibilidade da sua filha ficar somente 1 mês e meio na escola. Normalmente o ano dela sera a "moyenne" ou a "grande" section maternelle. Qualquer duvida fico à disposição. Atenciosamente, Leticia
    Responder
Adriano Antunes
15 junho 2016
Boa tarde Ana, Irei para França em breve para residência, queria levar meus filhos de 6 e 3 anos, eles entram na França com o visto de turista? A minha intenção é que eles residam lá com a mãe, para isso queria matricular eles na escola. A minha dúvida é se eles estudando lá se consegue o visto de estudo para eles e se a mãe deles (que não é legalmente casada comigo) conseguiria algum tipo de visto para permanecer lá.
Responder
    Anaté Merger
    20 junho 2016
    Ola Adriano, Não ha visto de estudo para crianças pequenas..o visto delas é ligado ao visto dos pais (pai ou mãe). Qual o seu visto na França? Atenciosamente, Leticia
    Responder
Marcia
26 junho 2016
Olá! Estive a ler muito atentamente todos os comentários inseridos neste blog, pois vou necessitar de todas as informações possíveis para que possa ir viver para França, mais precisamente na zona de Rodez. Vamos três pessoas, pais e filho (adolescente de 15 anos). A questão é para o adolescente de 15 anos, que neste momento passou o 9º ano de escolaridade, o que será necessário para se puder matricular numa escola com o grau equivalente ao 10º ano? Há escolas portuguesas/inglesas nessa zona? (o adolescente não sabe muito de francês mas no inglês tem muito bom nível) Cumprimentos, Marcia
Responder
    Anaté Merger
    27 junho 2016
    Ola Marcia, você nao precisa se preocupar. Quando chegar, va até a prefeitura da cidade e la você vai receber todas as informaçoes. É a pefeitura que indica o colégio da criança (pela proximidade com a sua casa ou local de trabalho). A prefeitura tb sabe quais sao os estabelecimentos prparados para receber estrangeiros. Com relaçao às escolas portuguesas você pode esquecer, isso nao existe na França e escolas biligues sao muito exigentes com o nivel de inglês (normalmente sao indicadas para crianças que ja sao bilingues na língua), mas isso vc vê diretamente com a prefeitura. Fique tranquila, o seu menino vai aprender a se virar em francês muito mais rapido do que você. :-) Boa sorte!
    Responder
    mathieu
    1 julho 2018
    Olá Marcia, Estou muito curiosio de saber se você mora agora em Rodez. Sou Frances, da cidade de Rodez e morro agora em São Paul, e sempre voltando em Rodez para as ferias de julho.
    Responder
Guilherme
7 agosto 2016
Olá! Eu fui convidado para morar na França com minha tia. Ela tem moradia e emprego lá, mas meus pais não querem deixar por medo de não conseguir me matricular na escola. Tenho 17 anos e pretendo refazer o 2° ano do ensino médio lá. É tranquilo? Ah, e em questão ao passaporte, é fácil de tirar? Ótimo site! Parabéns!
Responder
    Anaté Merger
    10 agosto 2016
    Ola Guilherme, Teria que ver se você poderia entrar com visto de estudante aqui na França pois através da sua tia acredito ser complicado. O fato de você ter 17 anos também complica. Tente um intercâmbio com empresas especializadas aqui na França. Pode ser que funcione melhor. Quanto ao passaporte você devera obte-lo no Brasil. O visto, se você pretende ficar mais de três meses também. Atenciosamente, Leticia Gra
    Responder
MEILANE
2 outubro 2016
Olá, Anaté! Sou brasielira e meu marido é italiano, ocorre que meu marido recebeu uma proposta para executar uma obra por 4 anos na França, pois o mesmo é engenheiro, e por conta dessa proposta de trabalho, gostaria que vc respondesse a respeito do visto para mim e minha filha. Eu acredito que por ele ser europeu, não haverá nenhum problema no que diz respeito ao trabalho, mas em relação a mim, sim. Nesse caso, vc acha que seria mais fácil eu ir para à França e chegando lá requerer o visto, ou será melhor ir com minha filha pra Itália e de lá solicitar o visto?
Responder
    Anaté Merger
    28 novembro 2016
    Ola, Primeiramente tente se informar no Consulado francês ai no Brasil. De qualquer jeito, você pode solicitar o visto de conjuge de cidadão europeu aqui na França mesmo, com toda a documentação do trabalho dele na França. Fico à disposição. Atenciosamente, Leticia GRA
    Responder
Jonalia Reis Jourdain
30 outubro 2016
Ola Anaté, meu nome é Jonalia,por favor, se puder me auxiliar nessa situação, ficaria muito grata, no proximo ano em maio de 2017, nos mudamos para Vireux na França, e estou muito preocupada, porque meu marido, informou que as meninas precisam passar por um teste, para saber em qual nivel elas estão, mas elas sabem o basico do Francês, nada que possa fazer se sair bem nas provas, aqui no Brasil, elas são excelentes alunas, mas passar por testes de materias como historia, geografia, fisica em Francês sera um tanto quanto complicado, estudamos francês ha 1 ano, e isso não é suficiente, elas tem, as gemêas 14 anos, e a menor 10 anos, como posso ajuda-las, a se sentir mais seguras, para o tal teste, e devo me preocupar, e adiar a mudança para aprender melhor o francês, estou realmente muito preocupada, agradeço se puder me auxiliar, Um abraço, Jonalia.
Responder
    Anaté Merger
    4 novembro 2016
    Ola Jonalia, Muitas escolas na França, tem um sala para estrangeiros que não sabem bem o idioma. Eles aos poucos vão integrando as classes normais. As crianças e adolescentes pegam a lingua muito facil. A escola é obrigatoria aqui na França de 6 aos 16 anos, então não fiquei preocupada pois a escola e os professores ajudarão na aprendizem da lingua. A sua filha de 10 anos provavelmente estara no CM2 e os suas gemeas de 14 anos provavelmente na 3ème do collège, porém à confirmar com a escola. O ano inicia em setembro e termina em junho. Fico à disposição. Atenciosamente, Leticia
    Responder
      Jonalia
      7 novembro 2016
      Ola Leticia, Eu agradeço por sua atenção em esclarecer minhas duvidas, você é muito gentil, e seu blog ajuda muitas pessoas, parebéns! Beijos, Jonalia
      Responder
Luciana Dias
16 dezembro 2016
Parabéns pelo site! Estou indo pra Paris fazer meu doutorado sanduíche entre abril e agosto do ano que vem. Vou com meu marido e minha filha de 3 anos. Gostaria de colocá-la em alguma escola/atividade. Como chegarei no meio de abril e ela não fala francês, imagino q uma escola normal talvez não fosse o mais adequado. Imaginei uma escola de francês. Vc teria ideia de alguma que receberia crianças de três anos? Desde já agradeço muito! Estou muito perdida! Luciana Dias.
Responder
    Anaté Merger
    16 dezembro 2016
    Olá Luciana, tudo bem? Querida, não se preocupe, a sua menina esta começando a aprender a falar e uma nova língua não vai ser nenhum problema para ela. A questão é que a escola começa em setembro e você chega bem no meio do ano. Mas como a escola é obrigatória, basta você entrar em contato com a prefeitura de onde vai morar, la você vai receber todas as informações e até o local onde vai inscrever a criança. Tudo é muito simples e organizado. Não ha necessidade de uma escola privada. Boa sorte e um abraço.
    Responder
Sime
28 fevereiro 2017
Boa noite Anaté, li alguns comentários e tenho algumas dúvidas sobre ir morar em Montpellier, estamos querendo ter uma Barbearia e não sei como iniciar, ou seja ,como faço pra obter informações sobre documentos, tenho uma filha de três anos, sobre a escola já vi sua resposta em vários comentários, isso não é problema. O que preciso mesmo é sobre montar a Barbearia do meu marido. Não sei que providências tomar ou que órgão público procurar, qual valor tenho que ter para montar este negócio. Aguardo um retorno me passando algumas informações.
Responder
    Anaté Merger
    28 fevereiro 2017
    Bom dia Sime, tudo bem? O que lhe aconselho é dar um pulo na sua prefeitura para que eles lhe direcionem ao serviço mais adequado. Não faço a menor ideia do que seja necessário para montar uma barbearia (eu tenho uma agência de viagem) e como por aqui tudo é muito regulamentado, você deve dar uma olhada na internet e na Chambre de Commerce da sua cidade para obter as informações. Boa sorte com o projeto. Abraço.
    Responder
Viviane
9 março 2017
Bom dia, Anaté. Estou em busca de orientação. Minha filha de 9 anos tem registro francês no Livret de famille, mas não o passaporte; seu pai tem nacionalidade francesa e somos divorciados, mas ele nao pretende autorizar a emissão do passaporte dela. Eu sou advogada e já morei na Inglaterra e França, gostaria de retornar com ela para que ela tivesse acesso a um estudo de boa qualidade, coisa que lamentamos não haver no Brasil. Tenho outra filha de 5, sem nacionalidade. Não sei por onde começar nossa pesquisa e buscar orientação sobre o direito dela estudar e ser acompanhada por mim, por ser menor. Se isso seria possível ou não, se eu teria visto para ficar com ela, levando a menor, como seria a questão da escola para elas. Quero levar isso a frente e preciso de suporte jurídico e ajuda para instalação e apresentação de documentos. Nossas embaixadas/consulados no Brasil não estão ajudando. Vocês fornecem esse tipo de apoio? Obrigada.
Responder
    Anaté Merger
    10 março 2017
    Bom dia Viviane, Que bom conversar com uma colega! Também sou advogada no Brasil, ha mais de 12 anos na França. Sou tradutora juramentada aqui na França e auxilio brasileiros/franceses com a questão de documentação na França e no Brasil. Com relação à nacionalidade francesa da sua filha, o primeiro passo é realmente fazer o passaporte francês dela. Neste caso, somente o cidadão francês, ou seja, o pai da sua filha que podera fazer o pedido de passaporte. Porém, voce tem o acte de naissance francês da sua filha ? Ela nasceu no Brasil ? Se ela nasceu no Brasil e ela não tiver o extrait de naissance, veja se consegue um junto ao état civil de nantes pela internet mesmo. De qualquer jeito, a legislação francesa menciona que o detentor do patrio poder pode solicitar o passaporte. Voce tem a guarda da sua filha ? ou é guarda compartilhada? Se voce tiver a guarda e com o extrait de naissance, mesmo se o pai não for solicitar, voce pode tentar explicar a situação e solicitar o passaporte dela junto ao Consulado francês do domicilio de vocês. Depois que voce conseguir o passaporte dela voce pode solicitar um visto de parent d'enfant francais, no consulado ou na França (à verificar). Ai, conversamos. Se quiser podemos marcar um rdv por WhatsApp ou Skype. Atenciosamente, Leticia
    Responder
Lilian
30 maio 2017
Bom dia, Letícia! Em janeiro meu marido deve ser transferido para Lyon e temos dois filhos que estarão com 6 e 4 anos! Estou bastante preocupada com o processo de alfabetização da minha filha mais velha... Os dois (e eu também) não sabemos nada de francês. Você acha que esse período pode trazer algum prejuízo para ela ao retornarmos ao Brasil? Muito obrigada pela ajuda.
Responder
    Na Provence
    30 maio 2017
    Oi Lilian, não se preocupe, a sua menina vai se desenrolar primeiro e melhor do que você. Dependendo do tempo que vão ficar por aqui, ela vai aprender a falar mais rápido do que você. :-) Um abraço!
    Responder
      Lilian
      30 maio 2017
      Na sua opinião (e pela sua vivência) ela não será prejudicada quando retornarmos ao Brasil? Obrigada pela atenção e pelo carinho ?
      Responder
        Na Provence
        30 maio 2017
        Oi Lilian, por que seria? Ela está na alfabetização, vai aprender uma nova língua, fazer amigos, visitar coisas novas. Filhos de amigas brasileiras nascidos e alfabetizados aqui não tiveram nenhum problema no retorno, a sua menina também não vai ter. Beijo.
        Responder
          Lilian
          30 maio 2017
          Muito obrigada, Leticia! É porque essas mudanças dão um friozinho na barriga! Rs Obrigada pela atenção e carinho! ?
          Na Provence
          30 maio 2017
          Normal e justificável, mas não se preocupe, vai ser ótimo. A família vai amar a França. Um abraço.
Milene
18 junho 2017
Meu. Filho de 2 anos, tem direito ja ao maternal? Ou de qtos anos acima?
Responder
    Na Provence
    18 junho 2017
    Oi Milene, a escola começa aos três anos. Até lá é creche ou babá. Um abraço.
    Responder
Nana
14 julho 2017
Olá! pretendo fazer meu mestrado na França ano que vem (se a faculdade me aprovar, irei em setembro) porém tenho um bebe que na época terá 1 ano e meio... gostaria de saber se você sabe algo sobre creches, se são caras, se existe algum auxilio do governo... e sobre o visto do meu bebe acho que não será problema quando eu á estiver com meu visto de estudante né ? muito obrigada !!!!!!!!!!
Responder
José Carlos
20 julho 2017
Prezada Sra, Boa noite. Gostaria, inicialmente, de parabenizá-la pelo excelente trabalho que realiza. Sou militar da reserva e gostaria de aplicar para o Processo "Long Sejour" (Consigo comprovar o valor apresentado pelo governo francês ). Estou nos EEUU e gostaria de saber se este processo tem que ser conduzido no Brasil ou se posso dar entrada por aqui. Quanto à escola: 1 - Meu filho domina o inglês e tem medo de enfrentar a barreira do idioma. Como as escolas francesas conduzem este tipo de programa / adversidade? 2 - Em quanto tempo, em média, as crianças já ficam mais tranquilos quanto ao idioma? 3 - Ele corre o risco de perder o ano, por conta dessa deficiência no idioma? Aguardo seus comentários . Muito obrigado por suas orientações. Grande abraço. JC Pereira
Responder
    Na Provence
    20 julho 2017
    Oi josé Carlos, tudo bem? Vamos encaminhar o seu mail para a nossa consultora em direito. Quanto à escola, não se preocupe. As escolas francesas são preparadas para receber estrangeiros e caso queira colocar o sue filho em uma escola internacional (privada e cara), isso também é possivel. O ano pr aqui começa em setembro, quanto a perder o ano só vai depender dele. :-) Não sei em quanto tempo uma criança aprende o novo idioma, mas posso garantir que vai ser muitos meses antes de qualquer adulto. Boa sorte com o seu projeto. Um abraço.
    Responder
      José Carlos
      20 julho 2017
      Estimada, Bom dia. Muito obrigado pela "prontificação" em sua resposta. Ficarei aguardando orientação de seu jurídico, ok. Uma vez mais: Parabéns pelo excelente trabalho! Grande abraço
      Responder
Nicolas
3 agosto 2017
Bom Dia, estou pensando em ir morar m Paris (entendi que aqui é mais para Provance, mas acredito que se funciona em Provance, funciona também para Paris). Tenho um filho de 14 anos e morro de medo da escolaridade dele. Ele não fala nada de frances. Alguém tem alguma experiencia no assunto? Como vai se adaptar? Dificil de aprender a lingua? Não está muito velho pra conseguir seguir o curso de um lycee? Terá sucesso no BAC?
Responder
Nádia
5 agosto 2017
Boa noite, eu e a, minha família estamos a pensar emigrar para França temos onde ficar lá, no entanto o meu marido está a pensar ir ja em setembro e nós em janeiro ou fevereiro a questão é que temos a nossa filha no 3o ano, se ela entrar para a escola em França em fevereiro poderá perder o ano? Até estamos a pensar coloca la em aulas de francês ja em setembro para em fevereiro ja perceber alguma coisa? Quais são as probabilidades dela passar de ano?
Responder
    Na Provence
    20 agosto 2017
    Bom dia, Com relação ao estudo para o casal, grealmente precisa traduzir os historicos de faculdade e documento atestando o final do 2° grau. Geralmente as traduções devem ser feitas aqui na França. Porém verifique os documents com a Universidade. Com relação à sua filha de 2 anos, geralmente não ha necessidade de tradução do carnet de vacinação. Porém de novo verifique com a creche. Atenciosamente, Leticia
    Responder
    Na Provence
    22 agosto 2017
    Boa tarde, Geralmente em cidades grandes ou na periferia de cidades grandes existem classes especificas para os estrangeiros aprenderem o francês. Seria interessante que ela ja saiba um pouco de francês para chegar na Franca. Voce mora no Brasil ou em Portugal ? Atenciosamente, Leticia Gra
    Responder
Lara Luís
25 agosto 2017
Olá, bom dia sou Angolana! Já algum tempo que penso em ir a França para aprender o francês. Fui adiando minha ida por muitos motivos, mas agora tenho uma filha de 3 meses e pensando no futuro e no bem estar dela quero marcar a data da nossa viagem. Não faço ideia de quanto custam os cursos já procurei na Internet e não aparece nada concreto, mas, alguém disse-me que existem associações em França que dão cursos para estrangeiros de graça. Essa informação é verdadeira, se for o que tenho eu de fazer para inscrever-me em uma associação? Caso não seja, existem escolas a preços acessíveis? E casa para eu ficar com a minha filha, as casas são muito caras? Para quem quer começar a vida em França qual o melhor sítio?
Responder
    Na Provence
    25 agosto 2017
    Bom dia Lara, existem associações que ensinam o francês, mas o nível é bem baixo, praticamente alfabetização. Os cursos regulares são caros. Não conheço os preços do custo de vida em todo o pais, mas posso dizer que o sul da França é um dos lugares mais caros do pais. Por que não tenta o Portugal? Seria mais simples. Boa sorte.
    Responder
      Lara Luís
      31 agosto 2017
      Boa noite, Sra. Leticia. Agradeço desde já, pela informação e a opção. França, por querer aprender a língua e nada melhor que no País onde todo mundo fala. Aliás, já me ia esquecendo, parabéns pelo blog.
      Responder
Renata Canoletti
22 setembro 2017
Olá Ana, me dudo com minha família para os arredores de Paris (próx a Saint Geramin en Laye) em jan/18. Tenho 2 dúvidas: 1. Meu marido e meus 3 filhos são cidadão italianos mas minha cidadania ainda não saiu. Qdo pesquiso no consulado francês o visto para conjuge de cidadão europeu nao consigo nenhum ainformação. Sabe me dizer como isso funciona? 2. Para minha filha de 8 anos já estamos por dentro como funcionará o esquema de escola chegando numa data ingrata. Mas tb tenho gêmeos de 2 anos que foram prematuros extremos e, embora felizmente não tenham ficado com nenhuma sequela da prematuridade o neurologista e o peditra recomendam que frequentem a escolinha/creche ao menos meio período para o desenvolvimento motor. Sei que é muito difícil vagas em creches na França (públicas ou privadas), mas assim como acontece com as crianças maiores, há algum caminho a fazer para tentar vaga? Muito obrigada
Responder
    Na Provence
    22 setembro 2017
    Bom dia Renata, vou encaminhar o seu mail à nossa especialista nesse tipo de assunto (visto). Não entendi o que quis dizer com "data ingrata". A escola na França começa aos três anos e obter uma vaga na creche é algo muito difícil até para as locais principalmente se existe uma limitação com relação ao meio período, normalmente as crianças ficam o dia todo. No seu caso, o mais aconselhado é contar com uma assistente maternelle (babá profissional). Para isso você precisa pedir à prefeitura da sua cidade uma lista com os nomes e contatos desses profissionais e verificar qual delas estaria livre. Boa sorte.
    Responder
    Na Provence
    25 setembro 2017
    Boa noite Renata, Voce pode tentar se informar no consulado porém voce podera solicitar o seu titre de séjour diretamente na Prefecture do seu futuro domicilio logo que chegar na Franca. Com certeza voce ira precisar comprovar a renda atual do seu marido no Brasil ou na Franca (cidadão italiano). Fico à disposição. Atenciosamente, Leticia --
    Responder
Ailton aniceto
25 novembro 2017
Oi eu tenho contrato cdi aqui na frança tenho casa e minha falia o visto foi negado porque tenho que ter 18 meses na frança mas se ela vim com visto de 3 meses e marricular as crianças na escola ela pode permanecer no paiz com migo
Responder
Fabiane
28 novembro 2017
Boa tarde, Estou me mudando para a França (Strasbourg) em abril de 2018, temos passaporte português. Minha preocupação é com a escola para a minhas filhas de 7 e 9 anos. Como serão acolhidas, em qual série, uma vez que não falam francês? e quem define a escola? existe algum órgão do governo, tipo secretaria da educação para fazer a matrícula? grata pelas informações.
Responder
    Na Provence
    1 dezembro 2017
    Oi Fabiane, a prefeitura da sua cidade é a responsável pela integração das crianças. A escola vai ser definida de acordo com o seu endereço residencial ou do trabalho e as crianças vão receber o apoio necessário em classes adaptadas à crianças estrangeiras. Não se preocupe com elas, vai falar e se adaptar mais rápido do que você. :-)
    Responder
Luciana Ribas
16 dezembro 2017
Oi Leticia quero vir morar em Paris ou proximidades porque tenho interesse em fazer a escola Ferrandi, mas para isso tenho que aprender o frances, pelo menos num nivel basico. Vou trazer minhas filhas de 6 e 12 anos. Penso em vir em Julho/18 e estudar em uma escola de frances e so em Jan/19 fazer o curso de gastronomia. Consigo o visto para estudar na franca? posso trazer minhas filhas,sei que tenho que comprovar que tenho condicoes financeiras para isso. Quanto ao ensino das menores, ja vi suas respostas e me tranquilizei bastante. Pela Ferrandi consigo o visto, mas nao me sindo em condi;oes de fazer a escola ainda porque meu frances e pessimo.
Responder
    Na Provence
    19 dezembro 2017
    Oi Luciana, se o seu francês é ruim vai perder tempo e dinheiro se matriculando em uma escola que não seja uma escola de francês. Comece por ai e depois faça o curso de gastronomia. Um abraço.
    Responder
Luciana Ribas
16 dezembro 2017
Gostaria de uma orientacao de como devo proceder. Grata.
Responder
    Na Provence
    19 dezembro 2017
    Entre no site do departamento de educação da cidade onde vai morar, lá você vai encontrar todos os documentos necessários. Leve os originais e as cópias, a matricula se faz pessoalmente no departamento de educação da prefeitura da sua cidade. Abraço.
    Responder
Carla
27 janeiro 2018
Olá!Consegui um visto D para portugal só que em portugal nao tenho familias que poderia me acolher Só que o meu possui nacionalidade portuguesa Mas também vive em frança E também o meu processo de nacionalidade foi procurado no ano 2009 quando eu tinha 11 anos e agora já tenho 19 anos E nesse momento estou aqui E quero saber se eu conseguiria um titre sejours apartir do pai e depois estudar Obrigado desde já!
Responder
Patricia
2 fevereiro 2018
Oi tudo bem? Tenho 13 anos e tenho descendencia Francesa (meu pai) gostaria muito de estudar durante um ano na França, no caso iria morar com minha tia,e fazer o 3ème, gostaria de saber quais documentos presciso para me matricular na escola
Responder
José Carlos Pereira
28 maio 2018
Estimada, Bom dia. Pergunta: - Indo com o "long sejour", seus filhos terão o direito de frequentar escola? Aguardo seus comentários. Grande abraço. JC Pereira
Responder
    Na Provence
    28 maio 2018
    A escola é obrigatória na França até os 16 anos, para franceses e estrangeiros. Procure a prefeitura da sua cidade quando chegar, eles vão providenciar o necessário para a matrícula. Abraço.
    Responder
Iris
18 junho 2018
Olá, eu tenho 15 anos, e vou me mudar para Paris juntamente com a minha mãe. A minha maior preocupação é sobre a escola, e por não saber falar nada de francês, creio que minha vida será bastante difícil lá. Neste momento minha mãe já mora lá, e já fui fazer umas provas para saber as minhas dificuldades. Eu queria saber se indo para França irá arruinar de fato a minha vida, já que como eu disse, não sei francês, e não conseguirei viver sem amigos.
Responder
    Na Provence
    18 junho 2018
    Bom dia Iris, tudo bem? Vai ser complicado no começo, como qualquer mudança. Se estivesse mudando de estado no Brasil teria dificuldades até conhecer bem o lugar, fazer novos amigos, etc. Com Paris vai ser do mesmo jeito. A língua vai ser apenas mais um fator na mudança. Comece a ver filmes, ouvir músicas, peça a sua mãe para fazer um curso de francês até a hora da mudança, isso vai lhe ajudar. Pense nisso como uma oportunidade, e vai dar tudo certo. Abraço.
    Responder
Nathaly
13 julho 2018
Oi, estou indo morar sozinha na França, vou fazer 18 anose vou ir embora pra lá nessa idade, e quero fazer o 3° ano do Ensino Médio lá, em uma escola pública, como eu faço pra me matricular, eles aceitam estrangeiros de 18 anos( estudante ) no meu caso, vou morar sozinha também. E quero aplicar para alguma universidade dos EUA lá na França, vai ser difícil o processo?
Responder
    Na Provence
    16 julho 2018
    Oi Nathaly, a matricula é feita na prefeitura. Como a escola é obrigatória até os 16 anos, não sei como funciona para quem tem mais de 18. O melhor seria encaminhar uma carta para a prefeitura da cidade onde vai morar solicitando as informações. O processo todo pode ser complicado se não souber falar francês, mas nada que muita paciência não resolva. Avise se precisar de alguma coisa. Abraço e boa sorte.
    Responder
Sandra
3 setembro 2018
Tenho interesse em fazer mestrado na frança com bolsa de estudo, minha filha teria direito à escola nesse caso? e o meu esposo precisaria de qual tipo de visto para nos acompanhar?
Responder
    Na Provence
    5 setembro 2018
    Boa tarde, Se a sua filha tiver menos de 16 menos, ela tem direito à escola publica. O seu esposo pode obter um visto de visitante (este visto não tem direito a trabalho) ou ainda solicitar um visto de estudante também (se ele vier estudar também). Atenciosamente, Leticia
    Responder
PAULO CARDOSO DE OLIVEIRA
5 outubro 2018
Boa noite, Gostei muito de seus comentários, pois são esclarecedores. Minha filha tem 16 anos e pretende cursar o terceiro ano do ensino médio na França. Ela estuda francês na Aliança Francesa e estará no nível intermediário quando iniciar o ano letivo, em setembro de 2019. Pretendemos que ela realize intercâmbio para uma melhor imersão cultural. Há necessidade de fazer algum exame com relação ao idioma francês? Como é o ensino no interior? Ela sonha em prosseguir os estudos superiores aí. É viável?
Responder
    Na Provence
    8 outubro 2018
    Bom dia, A tua filha vira estudar na França por algum programa de intercâmbio ? Se sim ela tera visto de estudante para o periodo de seus estudos secundarios. Se ela quiser fazer um ano na França ou ainda continuar os estudos universitarios na França tera que voltar ao Brasi, e verificar a possibilidade com o sistema do campus France no Brasil e obter un novo visto de estudante. Atenciosamente, Letícia G.
    Responder
Ildeana
9 novembro 2018
Boa tarde,tem 1 mês que voltei para Nantes,meu filho está com 7 anos,e ainda não está na escola...onde posso procurar ajuda,pois ele não fala nada em francês!desde de já obrigada
Responder
    Na Provence
    9 novembro 2018
    Oi Lideana, procure a prefeitura da sua cidade. Ela tem um departamento que cuida da matrícula das crianças e eles vão optar por uma escola onde ela vai ser bem recebida. Fique tranquila. Boa sorte e um abraço.
    Responder
Flávio Caetano da Silva
7 dezembro 2018
Olá Anatê. Tenho uma filha de 14 anos de idade e vamos passar 3 meses em Paris (de abril a junho de 2019). Preciso matricula-la em uma escola, é só procurar a prefeitura?
Responder
    Na Provence
    10 dezembro 2018
    Bom dia, Tente ir na mairie (Prefeitura do arrondissement) aonde você irão morar para verificar uma vaga em um collège (4è ou 3è). Se eles não aceitarem no meio do segundo semestre (abril) verifique em uma escola privada ou internacional da região. Atenciosamente, Leticia
    Responder
Flávio Caetano da Silva
10 dezembro 2018
Obrigado, Letícia.
Responder
Lilian
28 março 2019
Olá! Boa noite! Temos planos de passar dois anos na França pelo trabalho do meu esposo! Temos dois filhos de 5 e 7 anos. Se formos para aí, ao voltarmos vc sabe me dizer se eles perderiam o ano aqui? Muitíssimo obrigada
Responder
    Na Provence
    29 março 2019
    Bom dia Lilian, por que em vez de pensar no que vão perder, você não pensa no que eles vão ganhar? Uma nova língua, experiência, amigos diferentes, viagens inesquecíveis. O ano letivo por aqui vai de junho a setembro e funciona de um jeito diferente do Brasil, com aulas o dia todo e almoço na escola. Não sabemos se eles vão perder o ano letivo. Talvez, a professora deles possa lhe ajudar com essa informação. Boa sorte e um abraço.
    Responder
      Lilian
      29 março 2019
      Muito obrigada! Ajudou bastante sim! Beijo grande
      Responder
BRUNA CRISTINA
28 agosto 2019
Boa tarde, Tenho um filho de 8 anos, e nossa família está se organizando para ir viver um período na França, ele não fala nada de francês, aqui no Brasil está cursando o 3º ano do ensino fundamental, você sabe me informar alguma fonte onde possa obter informações acerca da documentação necessária para a matrícula? Eu posso matricular ele mesmo sem ter qualquer conhecimento da língua? Li em algum lugar sobre classes especiais para estrangeiros, como se fosse uma classe para adaptação inicial, isso realmente existe? Será necessário alguma prova de equivalência para ingresso na escola e definição de qual série escolar ele irá cursar, isso em virtude de não ter conhecimento da língua? Desculpe as perguntas, mas queremos muito ir, e queremos muito que ele viva essa experiência, mas também queremos estar preparados para quando o momento chegar. Muito obrigada!
Responder
    Na Provence
    29 agosto 2019
    Oi Bruna, tudo bem? Não se preocupe com o seu filho, ele vai dominar a língua muito mais rapidamente do que você (é o que acontece com todas as crianças que chegam por aqui). :-) A escola é determinada pela prefeitura da sua cidade, você só precisa escolher entre uma escola perto do seu trabalho ou da sua casa. As escolas por aqui estão habituadas a estrangeiros. Nunca ouvi falar de prova de equivalência para crianças (isso existe quando você se prepara para um mestrado), lembre-se: ele está no primário, começou a alfabetização há apenas um ano. Não vai ter dificuldade nenhuma. Boa sorte com o seu projeto e um abraço! :-)
    Responder
Rodrigo
23 outubro 2019
Olá, parabéns pelo trabalho e tempo respondendo a todos! Com certeza já ajudou muita gente :) Fui contratado por uma empresa Portuguesa e vou tirar o visto de trabalho e autorização de residência em Portugal. A empresa presta serviços ao ITER, no sul da França, e terei que morar lá. A questão é que tenho esposa e um filho de 8 anos, que também conseguirão a autorização de residência por Portugal. Será que consigo matricular ele em alguma escola na França?
Responder
    Na Provence
    24 outubro 2019
    Bom dia Rodrigo, Geralmente é a empresa portuguesa que deve fazer todo o procedimento da sua regularização administrativa aqui na França. Eles devem te fornecer um documento dizendo da regularidade da sua situação na França principalmente para a afiliação no regime do seguro social aqui na França. De qualquer forma a escola é obrigatoria na idade dele então vai vai conseguir sim matricular o seu filho na escola publica (muito boa aqui). Perto do ITER tem a escola internacional e várias escolas públicas. Atenciosamente, Leticia
    Responder

Deixe um comentário

Nota: Os comentários no site refletem as opiniões de seus autores, e não necessariamente as opiniões do portal de internet NaProvence. Você deve abster-se de insultos, palavrões e expressões vulgares. Reservamo-nos o direito de excluir qualquer comentário sem aviso prévio ou explicações.

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são assinados com *

error: O conteúdo está protegido !!