Contato : +33 (0)4 42 26 40 34 WhatsApp : +33 (0)6 09 01 49 97

Vendo de perto a vendange, a colheita da uva.

Alugue o seu carro conosco. Saiba como aqui! 

Depois de deixar o carro no estacionamento do domaine do Pey Blanc, nos arredores de Aix-en-Provence, caminho cerca de 500 metros para me encontrar com a equipe escalada nessa manhã ensolarada de sábado para a vendange. Treze pessoas, entre elas estudantes como Arnauld e vizinhos como Valerie. O ambiente é convivial, mas o trabalho é duro. Com luvas e tesouras, eles vão enchendo os baldes de muscat. Entre uma pergunta e outra experimento uma das uvas mais doces que provei na vida. Uma das doze variedades cultivadas pelo vinícula – merlot, carignan, etc – em 25 hectares de terra. Gabriel Giuisano, responsável pela colheita, me explica a diferença entre a recolta feita com a máquina, normalmente em campos mais recentes e com vinhas mais altas e a manual, realizada em vinhedos mais antigos por onde a máquina não passa. Entre os detalhes que fazem um bom vinho, a época da colheita é um dos mais importantes: “colhida muito cedo, a uva é ácida e tem pouco açúcar, tarde demais o fruto passa do ponto”. Na Provence, a vendange acontece, em média, entre o “4 de setembro e o 1° de outubro, mas isso depende do clima (que muda de um ano para o outro), por isso uma verificação cotidiana é feita assim que o os primeiros sinais de maturidade do fruto começam a aparecer.”

Os números do Pey Blanc:

150 mil litro de vinho por ano,

– 5% de branco, 35% de tinto e 60% de rosé,

– 100 mil garrafas,

– vinho com selo AOC (Appellation d’origine contrôlée),

Os números da Provença:

– 27 000 hectares de vinhedos classificados AOC,

– 170 milhões de garrafas fabricadas com a recolta de 2012 vão chegar às mesas da França e do exterior no ano de 2013.

Procurando hospedagem ? 

Clique aqui e veja com quem trabalhamos: Booking. 

A nossa assessoria é gratuita para todos os clientes que optam por se hospedar com os nossos parceiros. Além de contar com a consultoria de quem conhece e mora na Provence, você não paga mais nem um centavo por isso.

Aguardamos o seu mail caso tenha alguma dúvida de como funciona o nosso serviço: site@naprovence.com.

Tags:, , , , , ,

4 Replies to “Vendo de perto a vendange, a colheita da uva.”

Marinaldo
31 março 2015
Je connais cette région d'Aix En Provance. Je voudrais avoir des informations sur lá façon de travailler à la recolte de raisin. Ou où je dois trouver des informations à ce sujet. Je suis brésilien, mais je parle français. Déjà habité Paris pour deux ans. Lemoment je vis au Brésil Grateful. Marinaldo
Responder
    Anaté Merger
    31 março 2015
    Oi Marinaldo, tudo bem? Olha ai uma otima pergunta! Nao faço a menor ideia de onde pode encontrar informaçoes sobre a colheita da uva, mas acho que deveria procurar em algum departamento oficial ligado à agricultura. Boa sorte e um abraço!
    Responder
Mario L. Pasqualini
23 outubro 2015
Alguem poderia informar quando é a colheita de uva na Europa..principalmente na França e Alemanha.. Caso exista esta possibilidade, como posso fazer a inscrição.e de que forma seria a viagem ... etc... Pretendo para colher uva nestes paises. ou outros paises que cultivam a uva... Agradeço Cordialmente mario
Responder
    Anaté Merger
    25 outubro 2015
    Ola Mario, tudo bem? A colheita da uva acontece no meio de setembro e dependendo do local pode começar mais cedo ou mais tarde. Agora é so escolher as datas e o pacote quelhe interessa e lhe daremos todo o apoio. Um abraço!
    Responder

Deixe um comentário

Nota: Os comentários no site refletem as opiniões de seus autores, e não necessariamente as opiniões do portal de internet NaProvence. Você deve abster-se de insultos, palavrões e expressões vulgares. Reservamo-nos o direito de excluir qualquer comentário sem aviso prévio ou explicações.

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são assinados com *