A autêntica bouillabaisse, a de Marseille, é originalmente uma sopa de pescadores, cozinhada no momento do regresso da pesca, com os peixes e os crustáceos que não foram vendido no mercado.
De renome internacional, a suculenta reputação da bouillabaisse está protegida por uma carta em 1980, que especifica com precisão os seus ingredientes e a sua preparação.
De sabores e personalidade únicos: esta sopa provençal é guarnecida com peixes de rocha, quatro no mínimo incluindo peixe-leão, mas também aranhas do mar, todos cozinhados num caldo aromatizado (açafrão, funcho, casca de laranja secas), depois servido com molho rouille e croutons.
Existem na bacia do mediterrâneo numerosas adaptações à base de outros peixes (sardinhas, bacalhau), como a “bourride” de Sète, com o seu caldo perfumado com aÏoli, que se prepara com tamboril. Veja o que vai preparar para fazer uma sopa para um grupo entre 6 e 8 pessoas.
Tempo de preparo: 30 min.
Ingredientes:
• 2 kg de peixe (descamado e arranjado pela peixaria) e crustáceos muito frescos (tamboril, pescada, garoupa, camarão, mexilhão)
Guarnição:
• 2 cebolas grandes
• 3 tomates
• 2 dentes de alho
• 2 litro de molho à base de peixe
• 1 copo pequeno de azeite
• um pão saloio cortado em fatias
• açafrão, salsa, tomilho, louro
• sal e pimenta moída
Modo de Fazer:
Separe primeiro os peixes de carne dura (garoupa, peixe-roucador) dos peixes de carne tenra (peixe-roncador, St-Pierre). Toste as fatias de pão e esfregue com um dente de alho. Limpe as cebolas e o alho francês e pique em pedaços bem pequenos.
Mergulhe os tomates em água fervente para tirar a pela e depois em água fria. Esmague os tomates. Limpe e esmague o alho restante. Aqueça o molho à base de peixe e, quando estiver fervendo, coloque os tomates, as cebolas, o alho francês, o alho, o tomilho, etc. Cubra com um copo de azeite e polvilhe com alguns filamentos de açafrão.
Coloque primeiro os peixes de carne dura e depois cubra com o caldo quente. Adicione sal, pimenta e deixar cozinhar em fogo alto e sem tampar, entre 7 e 8 minutos. Coloque agora os peixes de carne tenra na panela e cozinhe por mais 7 ou 8 minutos. Coloque o caldo do cozimento num recipiente grande filtrando o molhor. Complete com os pedaços de peixe e sirva acompanhado de pão com sabor a alho e “rouille”.
A receita da “rouille”: esmague muito bem 3 dentes de alho e adicione 2 gemas de ovo, 1 pitada de açafrão, uma de paprica, sal e pimento de Cayenne. Coloque, pouco a pouco, 50 cl de azeite sem deixar de mexer para que ganhe consistência igual à maionese.
Vinho aconselhado: um branco seco ou um rosé forte da região, como os de Cassis ou se Bandol.
Fonte: France.fr
One Reply to “Prato tradicional de Marselha: a sopa bouillabaisse”
14 abril 2015