Contato : +33 (0)4 42 26 40 34 WhatsApp : +33 (0)6 09 01 49 97

O que você precisa saber sobre o casamento na França.

CASAMENTO ENTRE BRASILEIROS:

Os cidadãos brasileiros podem se casar diante de uma autoridade francesa. Neste caso, as informações devem ser obtidas na “mairie” da cidade ou “arrondissement” onde moram.

O casamento na Repartição consular pode ser celebrado somente quando os cônjuges tiverem a nacionalidade brasileira.

A celebração do casamento entre brasileiros é gratuita, assim como a primeira via da certidão de casamento.

Para iniciar o processo de habilitação, apresentar:

– declaração de duas testemunhas brasileiras (parentes ou não, maiores de 18 anos), sobre a inexistência de impedimento ao casamento, com firmas reconhecidas, ou emitidos por cartório,

– consentimento dos pais ou do representante legal, se um dos cônjuges for menor de 18 anos,

– Pacto antenupcial, a ser apresentado durante o processo, caso o regime de bens escolhido pelos pretendentes não seja o da comunhão parcial de bens

– atestado de residência: ao menos um dos cônjuges deve residir há pelo menos um ano na jurisdição do Consulado-Geral.

– Memorial dos Pretendentes : consoante modelo que se encontra na pagina consular no item : “formulários

E MAIS:

Para o pretendente solteiro: certidão de nascimento com menos de seis meses de expedição

Para o pretendente divorciado: certidão de casamento com averbação do divórcio ouhomologação da sentença estrangeira pelo Superior Tribunal de Justiça

Para o pretendente viúvo: certidão de nascimento com menos de seis meses de expedição oucertidão do casamento anterior e atestado de óbito do cônjuge falecido

Os documentos citados acima podem ser encaminhados pelo correio ao Consulado-Geral do Brasil em Paris.O Consulado-Geral, porém, NÃO SE RESPONSABILIZA pela segurança de documentos despachados pelo correio.

Após apresentação dos documentos:

– lavratura de Edital : afixação do mesmo em lugar visível do Consulado e preparo de certidão

– publicação do Edital

– quinze dias após a fixação do edital; não havendo impedimento declarado, o Oficial do Registro Civil devolverá os autos à Autoridade Consular, habilitando os pretendentes ao matrimônio

– apresentação de petição pelos nubentes marcando a data e hora para a realização do casamento

– despacho da Autoridade Consular aprovando a data marcada e determinando a imediata afixação do anúncio do casamento em lugar visível do Consulado.

CASAMENTO ENTRE BRASILEIRO E FRANCÊS:

– As informações para casamento entre brasileiros e estrangeiros devem ser obtidas junto as autoridades francesas da “mairie” ou “arrondissement” da cidade em que habitam.

– O ”Certificat de coutume” – para casamento ou PACS é fornecido mediante carta ou fac-símile ao Consulado-Geral, e remessa de envelope pré-selado e auto-endereçado.

– O Consulado-Geral não fornece certificado de capacidade matrimonial como indica o site consular.

Em caso de dúvida entrar em contato com o Consulado-Geral do Brasil em Paris, responsável por essas informações: consulat@cgbresil.org.

Procurando hospedagem ? 

Clique aqui e veja com quem trabalhamos: Booking. 

A nossa assessoria é gratuita para todos os clientes que optam por se hospedar com os nossos parceiros. Além de contar com a consultoria de quem conhece e mora na Provence, você não paga mais nem um centavo por isso.

Aguardamos o seu mail caso tenha alguma dúvida de como funciona o nosso serviço: site@naprovence.com.

 

Tags:, ,

163 Replies to “O que você precisa saber sobre o casamento na França.”

Catia Sintinella
12 julho 2013
Olá, bom dia Minha sugestão para Brasileiros que gostariam de ter seu casamento na França é realizar o civil no Brasil e realizar a recepção/festa na França, é mais simples. Para a cerimonia religiosa, que é um processo bastante burocrático (demanda autorizações e comunicação entre as paróquias do Brasil e a cidade Francesa onde pretendem se casar), sugiro realizar uma cerimonia laica, com um celebrante, que embora seja simbólica é muito bonita e emocionante.
Responder
    Rita Fernandes
    2 outubro 2013
    Prezada Senhora, Eu gostaria de saber como devo fazer para realizar o meu casamento com meu noivo francês no Brasil. Eu moro em Brasília-DF e a Embaixada da França é aqui. Você poderia me orientar qual o setor da Embaixada eu devo procurar, bem como os documentos que preciso providenciar. Desde já agradeço sua ajuda e atenção, Rita Fernandes.
    Responder
      Anaté Merger
      7 outubro 2013
      Ola Rita, tudo bem? Otimo que esteja em Brasilia, agora é so marcar uma hora com o departamento que faz os vistos e ver com eles quais os documentos que vai precisar. Como isso muda muito é melhor contar com a informaçao oficial dos profissionais habilitados para isso. Vou ficar torcendo para que dê tudo certo. Boa sorte com o casamento! Beijo!
      Responder
ANTONIO ARAUJO
9 outubro 2013
BOA NOITE, GOSTARIA DE TIRAR UMAS DUVIDAS. SOU CASADO COM UM FRANCES E ELE ESTA MORANDO COMIGO HA DOIS ANOS AQUI NO BRASIL. QUERIA SABER SE POSSO CASAR NA FRANCA E SOLICITAR A MINHA DUPLA CIDADANIA APOS O CASAMENTO.
Responder
    Anaté Merger
    9 outubro 2013
    Oi Antonio, tudo bem? O mais indicado a fazer é dar um pulinho no Consulado da França ai no Rio. Como a lei mudou recentemente, os profissionais da embaixada estao mais habilitados do que eu para lhe dar as informaçoes do que deve fazer. Boa sorte no casamento! Um abraço!
    Responder
nicole
11 outubro 2013
bom dia tenho uma pequena duvida namoro com um frances e queremos se casr no brasil qual documentos necessario para ele ? obg pela resposta
Responder
    Anaté Merger
    11 outubro 2013
    Ola Lalita, tudo bem? Minha querida, o que você deve fazer é ir até um consulado francês ou ligar para um caso nao tenha nenhum na sua cidade. Esses profissionais estao habilitados a lhe responderem todas as questoes sobre o assunto. Outra opçao é procurar a embaixada brasileira ja que o casamento vai ser feito no Brasil. Nao faço a menor ideia do que um estrangeiro precisa para se casar no Brasil. Boa sorte no casamento. Um abraço!
    Responder
tonia ivana
17 outubro 2013
Gostaria de titrar uma dúvida. num casamento entre um frances e uma brasileira na França, posso depois alterar o regime de bens ? Um abraço
Responder
    Anaté Merger
    18 outubro 2013
    Oi Tonia, tudo bem? Minha querida, nao faço a menor ideia. Aconselho fazer essa mesma pergunta a um cartorio francês, caso venha a se casar na França e faça o documento por aqui. Essa questao é muito técnica e como nunca fiz uma matéria sobre o assunto, o melhor é que fale diretamente com algum especilista. Boa sorte e um abraço!
    Responder
André Luís
19 novembro 2013
Oi, Anaté! Parabéns por seu blog, tem informações muito interessantes e úteis para os viajantes e quem quer viver na França ou Brasil! Tenho uma dúvida e queria saber se pode me ajudar, por favor. Minha noiva é francesa e pretendemos nos casar em fev/2014 na França, Marseille. Estou ainda no Brasil e logo parto para lá entao. Já buscamos na web a lista de documentos e vimos que preciso levar o 'certificat de coutume' (obtido no Consulado Brasileiro na França), 'acte de naissance' e 'certificat de célibat', traduzidos e juramentados. Primeira dúvida: o certificat de célibat é possível obter aqui no Brasil? Se sim, seria mais simples mandar traduzi-lo junto com a certidão de nascimento e já levar isso pronto para lá. Segunda dúvida: após o casamento, como é o processo de Visto? A França irá me expedir que tipo de Visto: long séjour, permanent ? A ideia é ir morar lá e, evidentemente, também trabalhar. Saberia me dizer como isso funciona? Que documentos irão me pedir? Há algum problema, após o casamento, estar morando ainda na França sem um Visto apropriado (somente os 3 meses de permanência como turista)? Por gentileza, você indica algum site onde possam ter essas infos? Muito obrigado, abs!
Responder
    Anaté Merger
    21 novembro 2013
    Oi André Luis, tudo bem? Que bom que ja entrou em contato com o consulado francês. É o que precisa fazer para, além de obter todas as informaçoes sobre a papelada, obter o visto ANTES de sair do Brasil. Esse visto é um visto que autorisa o seu casamento com uma francesa. Vim como estudante e o meu visto foi diferente, por isso explique direitinho que esta vindo para se casar e o que deve trazer para obter a autorizaçao de ficar por aqui. Adianto que vai receber algo temporario que vai ser renovado até que obtenha o visto de permanência de 10 anos. So depois de 5 anos de casado vai poder solicitar a naturalizaçao. Boa sorte e um abraço!
    Responder
Romario Andrade
26 novembro 2013
Ola Anaté tudo bem? Sou Brasileiro e sou noivo de uma Brasileira, ela tem carte de sejour, ela mora na França e eu estou me organizando para me casar com ela, A pergunta é, eu me casando eu vou ter direito a carte de sejour ? Obrigado.
Responder
    Anaté Merger
    26 novembro 2013
    Oi Romario, tudo bem? O casamento nao tem nada a ver com o titre de séjour. Para viver legalmente aqui você deve procurar o consulado francês mais perto de onde mora e verificar junto às autoridades competentes os documentos que deve apresentar para sair do Brasil com o visto para casamento e vida familiar. So depois de 5 anos de casado você pode dar entrada no processo de naturalizaçao. Boa sorte e um grande abraço!
    Responder
Julia maria
7 janeiro 2014
Existe algum site onde e postado os casamentos que que aconteceram?
Responder
    Anaté Merger
    7 janeiro 2014
    Oi Julia, tudo bem? Você vai encontrar as informaçoes sobre os casamentos nas mairies de cada cidade francesa. Nao sei se existe um site para isso. ;-) Um abraço!
    Responder
Catia
22 janeiro 2014
Casar no Brasil ou na França é uma rotina que envolve muitos documentos. Como a Anate já mencionou varias vezes, o caminho é procurar o Consulado. Tem esse link com informações importantes, está em Frances, e mesmo que não fale o idioma, é uma excelente oportunidade para se familiarizar com muitos termos dos quais irá precisar conhecer se pretende viver por aqui, ou mesmo, se casar com um Frances.http://vosdroits.service-public.fr/particuliers/F21614.xhtml. Eu decidi oficializar meu casamento depois de 15 anos, e o fiz em NY, porque tenho horror a burocracia. Atenção: se voce se casar fora da França, para seu casamento ter validade é preciso ser transcrito em um consulado Frances. Demora cerca de 60 dias para voce receber seu livret de famillie - esse prazo varia conforme o local onde foi solicitada a transcrição.
Responder
    Anaté Merger
    22 janeiro 2014
    Oi Catia, tudo bem? Muito obrigada pela dica preciosa! Um grande abraço! :-)
    Responder
ana
24 janeiro 2014
Oi! Gostaria de ter umas informaçoes sobre casamento em Paris. Sou brqsileira e meu noivo tambem. Ele mora, trabalha e estuda em Londres onde passei um tempo. Resolvi vir à Paris visitar uns amigos e fazer compras, mas quando fui voltar pra Londres nao me deixaram entrar.. Queria saber se posso casar aqui em Paris e o que preciso fazer.. Obrigada!
Responder
    Anaté Merger
    25 janeiro 2014
    Oi Ana, tudo bem? Minha querida, você deve procurar o consulado brasileiro em Paris, as atoridades competentes vao lhe dar as informaçoes necessarias para que organize o seu casamento por aqui. Casei-me em 2007 e o meu marido é francês, ou seja, a situaçao é completamente diferente e ja faz muito tempo. No consulado você vai conseguir informaçoes bem mais atuais. Boa sorte e um abraço!
    Responder
carmem
9 março 2014
Olá bom dia, por favor gostaria de um esclarecimento: sou brasileira viúva fui a França para casar com um português. Mas tive que retornar ao Brasil para ver documentos necessário e fazer a tradução dos mesmo.O que eu gostaria de saber é o seguinte eu posso usara mesma carta convite que me foi enviada ou preciso de outra para retornar ao pais? outra coisa preciso de um visto prolongado para não ter que comprar duas passagens já que não pretendo retornar ao Brasil pelo menos tão cedo.Se for possível eu obter resposta desde já agradeço a consideração...Um abraço!
Responder
Nary
17 março 2014
Olá!!! Pretendo me casar na frança , eu sou brasileira e meu noivo português , gostaria de saber quais os documentos necessários p casarmos e se esses documentos devem ser pedidos no consulado do Brasil ou na prefeitura da cidade onde nasci... Se puder me ajudar agradeço muito! Não sei nem por onde começar! Obgdo!!
Responder
    Anaté Merger
    17 março 2014
    Oi Nary, tudo bem? Nary, você ou o seu noivo devem se apresentar na mairie da cidade onde vao morar, é la que eles vao informar quais documentos sao necessarios. Um abraço!
    Responder
maria cristina
26 abril 2014
fui casada com um portugues que era imigrante na frança,não tivemos filhos,e ele era divorciado do seu primeiro casamento,no qual teve 2 filhos.morei em frança com ele,todos todos os documentos franceses,quero saber se tenho direito a pensão de viuva? hoje moro no brasil,por isto tenho duvidas,pois que ele faleceu eu ja estava morando no brasil,ele faleceu em frança.desde ja agradeço por me responder.
Responder
    Anaté Merger
    29 abril 2014
    Oi Maria Cristina, encaminhamos o seu mail à Dra. Leticia Gra, que podera lhe dar maiores informaçoes. Um abraço!
    Responder
Raony
21 maio 2014
Olá boa noite. Estou em uma situação bem difícil! Estou na França a um mês na casa do meu namorado, decidimos que eu vou morar aqui na França. Dei uma olhada. Os documentos para fazer o "PACS" eles pedem uma declaração.de solteiro e. Uma certidão de nascimento com menos de 6 meses. Onde posso ir para conseguir esses documentos? Como eu faço? A embaixada do Brasil aqui na França eu fui 2 vezes e estava em greve. Uma vergonha.
Responder
Fátima
8 junho 2014
Oi Raony, Eu tenho declaração de união estável com um francês. Vivemos juntos no Brasil por quase 3 anos, decidimos morar na França, no consulado da França em São Paulo me informaram que com o PACS não consigo visto pra morar na FR. Então vamos nos casar lá. Minha dúvida é onde faço pedido do visto, depois de casada, sem ter que voltar ao Brasil.
Responder
    Anaté Merger
    10 junho 2014
    Olá Fátima, Realmente para fins de visto, de acordo com a legislação, a união estável ou o pacs (na França) não tem o mesmo valor que o casamento. No seu caso, vai depender de quando vcs estão pretendendo vir para a França. Vcs podem casar no Brasil, também, fazer todos os pedidos de visto por aí e depois vir morar na França. O prazo para todo o procedimento demora mais ou menos uns 6 meses. Me mande um email no lecardosogra@gmail.com, que conversamos melhor. Abraço, Letícia Gra.
    Responder
welma
9 julho 2014
Olá,preciso muito de ajuda!!!Já tentei fazer meu casamento civil no Brasil,mas ninguém sabe ao certo,já as 5 procuração que levo e eles dizem que tá errado,sendo que eles mesmo mee orientam,meu noivo eh portugues eu brasileira,ele mora na frança,gostaria de casar lá,quais os documentos necessarios??
Responder
jorge
5 agosto 2014
Olá, gostaria de saber se me casar com outro brasileiro na França terei direitos para morar no país legalmente ou se o processo de visto se torna mais fácil uma vez que nos casamos aí. Obrigado.
Responder
    Anaté Merger
    8 agosto 2014
    Ola Jorge, Vai depender do seu status e do seu companheiro brasileiro no Franca. So o fato de dois brasileiros se casarem na Franca nao da direito automatico da "carte de sejour" ou da autorizaçao de permancer por mais de 3 meses. Sou tradutora e podemos também auxilia-los na questao do visto na Franca. Me mande email no lecardosogra@gmail.com.Abraço, Leticia Gra
    Responder
Marilia
30 agosto 2014
Ola sou brasileira ( travestis ) e queria me casar com meu namorado italiano na franca comò faco parà Mim agilizar isso ???
Responder
    Anaté Merger
    3 setembro 2014
    Olá Marília, Você mora na Itália com o seu namorado? Se sim, primeiro e preciso verificar se a Itália permite o casamento de duas pessoas do mesmo sexo, para que o casamento seja válido. Me mande um email no lecardosogra@gmail.com e verificamos com mais precisão. Atenciosamente, Letícia
    Responder
    Carla Ribeiro
    19 novembro 2019
    Oi, estou casada com um Francês e estou na França meu visto de turista vai vencer em janeiro, tentei pedir a carte de sejour, mas eles pediram 6 meses de convivência, e falaram que tenho que voltar Ao Brasil, sendo Ssim nao vou ter vivido 6 meses somente 3 meses,como ja estou casada vencendo o prazo vou esta ilegal,eu sou obrigada a voltar o Brasil, eu posso ficar e esperar os 6 meses e da entrada no carte de sejour mesmo ilegal e qual taxas eu tenho que pagar por esta ilegal. Desde ja agradeço
    Responder
      Na Provence
      19 novembro 2019
      Ola, Você pode esperar e dar entrada na carte de séjour apos os seis meses de convivência comum (exeção na legislação francesa). Você tera que justificar com documentos que você estão juntos há 6 meses. Geralmente no récépissé que eles fornecem (quando fornecem) existe autorização para trabalhar, porém em algumas Prefectures não é o caso. Infelizmente é aleatório, depende do dossier e da Prefecture. Com relação às taxas não poderia informar o valor exato, mas acredito que seja em torno de 300 euros (à confirmar). Voltar ao Brasil e solicitar o titre de sejour ao Consulado é a maneira mais simples e rápida (porém mais onerosa), de acordo com o que estabelece a legislação francesa. Fico à disposição. Atenciosamente, Leticia
      Responder
Cristina
21 novembro 2014
Olá boa noite , moro na França a 2 anos e estou em situação ilegal. .. tenho um filho de 8 meses de um português e vamos nos casa aqui na Marie. ... depois de quanto tempo que entregamos todos os documentos pedidos e que eles fazem o casamento ? Moro em Annecy.
Responder
    Anaté Merger
    24 novembro 2014
    Ola Cristina O procedimento para o casamento aqui na Franca depende da mairie. Geralmente, voce entrega os documentos na mairie, depois voce e seu futuro esposo têm uma audiência, depois existe a publicação dos bans, depois a data para o casamento é fixada. Porém este procedimento e o prazo depende da mairie. Veja com a mairie de Annecy qual é o procedimento deles. Sou tradutora juramentada aqui na Franca, se precisar de alguma tradução estou à disposição. Atenciosamente, Leticia GRA
    Responder
    Keylla
    9 maio 2018
    Cristina como sucessedeu o seu casamento? estou na mesma situacao que a vossa.
    Responder
ADRIANA
27 novembro 2014
Olá! Eu sou brasileira e moro em Belo Horizonte/MG, meu namorado é francês, mora em Paris, estamos pensando em nos casar, Para casar no Brasil com estrangeiro é muito burocrático, tradução de documentos, demora vários meses, sendo assim, prefiro me casar na França. Gostaria de saber, como proceder para casar na França, posso enviar meus documentos via correio, para andamento do processo, etc...? Obrigada
Responder
Daiana
25 dezembro 2014
Olá Anaté, em primeiro lugar parabéns pelo seu blog, é muito esclarecedor e tirei algumas dúvidas o lendo. Mas estou numa situação complicada, lhe deixei um e-mail e por favor me responda, pois preciso traduzir meus documentos para o francês e também de algumas informações sobre o casamento aqui. Atenciosamente Daiana.
Responder
    Anaté Merger
    30 dezembro 2014
    Oi Daiana, tudo bem? A Leticia Gra me informou que ja esta em contato por telefone com você. Espero que consiga resolver tudo. Boa sorte e um grande abraço!
    Responder
Carla
26 dezembro 2014
Ola! Eu sou Brasileira e meu companheiro tem dupla nacionalidade( Brasileira e Italiana). Moramos em Paris ha 4 anos e temos uma filha, nascida em Paris. Decidimos nos casar para me regularizar no pais, a minha duvida é se nos casando aqui (Paris) no consulado brasileiro, adiquiro ou posso adiquirir a nacionalidade Italiana. Espero que vc possa me ajudar. Tenho duvida sobre um dos documentos solicitados pelo site do consulado, é a certidao de casamento francesa? Preciso casar na Maire primeiro, ou so no consulado? Obrigadaaa!!!!
Responder
    Anaté Merger
    30 dezembro 2014
    Olá Carla, Sou tradutora e trabalho com a Anatê no site Naprovence. Com relação à sua duvida sobre a cidadania italiana, não somos experts em cidadania italiana. Porém na França é possível que você permaneça (devera ter uma solicitação de visto na Prefecture com a entrega de vários documentos) legalmente sendo casada com um cidadão da U.E que esteja legalmente na França. Para fins de visto na França você pode casar no consulado brasileiro. Porém em relação à Itália recomendamos que você entre em contato diretamente com o Consulado para obter informações mais precisas. Se precisar de traduções português /francês, permaneço à disposição. Abraço, Leticia Gra (lecardosogra@gmail.com)
    Responder
Marcia
13 fevereiro 2015
Ola ! vc sabe dizer qual e os enderecos e os telefones do consulado frances em Belem ???
Responder
    Anaté Merger
    13 fevereiro 2015
    Oi Marcia, tudo bem? Minha querida, eu nao faço a menor ideia, mas acredito que deva obter essa informaçao junto à embaixada em Brasilia. Um abraço!
    Responder
danielle
9 março 2015
Bom dia, sou brasileira e meu namorado também. Ambos moram no Brasil, mas desejamos casar na França. Nenhum nunca residiu neste país, neste caso quais são os procedimentos necessários para uma simples cerimonia neste país.
Responder
    Anaté Merger
    12 março 2015
    Olá Daniela, Agradecemos o seu contato. Sou tradutora/advogada e trabalho com a Anatê no site Naprovence. Com relação à um eventual casamento na Franca, você está falando em cerimônia civil ou religiosa? Para uma cerimônia civil, infelizmente para pessoas que não residem na Franca a legislação francesa não permite a realização de um casamento. Você pode ser casar em um dos territórios franceses (fora da Franca metropolitana) porém não na Franca. Vocês tem a intenção de vir morar na Franca? Atenciosamente, Leticia GRA
    Responder
daniel
13 abril 2015
Olá, acabei de me casar em Paris com uma francesa, sou brasileiro. Gostaria de saber qual o próximo passo para tirar minha carta de sejour e o cartão vitale. Obrigado. Daniel
Responder
    Anaté Merger
    16 abril 2015
    Ola Daniel, Sou tradutora/advogada e parceira da Anatê no site Naprovence. Para voce solicitar a sua carte de séjour na Prefecture baseada no casamento vai depender de quanto tempo voce esta na Franca, do seu visto inicial. Quanto à carte vitale você pode solicitar à sua esposa que lhe inclua no número dela (porém geralmente a carte de sejour é também pedida nesta ocasião, vai depender da sua Assurance Maladie local.). Permaneço à disposição. Atenciosamente, Leticia GRA
    Responder
    Meire
    9 outubro 2017
    Olá, estou na França para me casar, meu noivo é português e já vive a bastante tempo aqui na França. Estou terminando de juntar todos os documentos necessários, mais como faltou uma assinatura no Certificado de Celibato tive que enviar novamente os documentos ao consulado de Paris. A pergunta é, minha carta convite do tem validade até o dia 23 de outubro. Então se eu der entrada antes disso mesmo sem me casar eu consigo permissão para ficar até a data do meu casamento? Ou mesmo ficando ilegal eu consigo realizar o casamento? Desde já eu agradeço Há de onde vc fica? Preciso de uma tradutora.
    Responder
      Na Provence
      10 outubro 2017
      Bom dia Meire, Mesmo estando ilegal, voce pode casar sim. Logo em seguida tera que solicitar o seu titre de séjour na Prefecture mais proxima do seu domicilio. Estou no sul da França, 1 hora ao norte de Aix en Provence e você ? Atenciosamente, Leticia
      Responder
joao moura
27 abril 2015
Ola eu sou portugues e minha namorada brasileira eu estou a ir morar na franca e abrir uma empresa de comercio de carros la e minha namorada vai comigo ela vai trabalhar na minha empresa ela vai conseguir a permanencia la ou sera melhor nos casarmos na franca tb? Obrigado
Responder
    Anaté Merger
    19 janeiro 2016
    Ola João, seria mais facil se vocês casarem na Franca pois o visto de trabalho é demorado e mais complicado. Qualquer duvida entre em contato pelo meu email lecardosogra@gmail.com Atenciosamente, Leticia
    Responder
Rosiane
1 junho 2015
Dois brasileiros, sendo um deles com dupla nacionalidade, podem casar na França?
Responder
    Anaté Merger
    2 junho 2015
    Ola Rosiane, Vocês podem se casar na França sim mas um dos dois precisa justificar a residência na cidade aonde vocês querem se casar. Sou tradutora juramentada na França e parceira da Anate no site Na Provence. Fico à disposição. Abraço, Leticia GRA
    Responder
gabriela
24 junho 2015
ola acabei de me casar aqui na franca entrei aqui com visto turista de 3 meses mas ja esta vencido estou ilegal aqui .mas agora depois que me casei fui a prefeitura me disseram que terei que retorna ao brasil para pegar o visa para fazer o sejour gostari de saber se tem outra maneira sem eu ter que retornar ao brasil obrigado
Responder
    Anaté Merger
    26 junho 2015
    Ola Gabriela, Se o seu casamento foi celebrado na Franca voce pode ficar em situação irregular e no final de 6 meses solicitar o seu visto à Prefeitura...(pagando um pouco mais é claro). Sou tradutora/jurista aqui na Franca e permaneço à disposição. Atenciosamente, Leticia GRA
    Responder
Cacilene pessoa
28 junho 2015
Boa noite meu nome e cacilene por favor me ajude eu vivo em Austria e agora vou ir para França para me registrar com um endereço ai em França para tentar casar e se consegui viver ai de vez sou portuguesa e brasileira e gostaria de casar em França pois aqui na Austria nao consigo casar pois a embaixada portugues em marrocos nao quer legalizar a certidao de nascimento do meu noivo e eu preciso dessa certidao legalizada para consegui o meu certificado de capacidade matrimonial em Portugal e pois la em marrocos so legaliza a certidao se ele for la pessoalmente ou fazer uma procuração na embaixada portuguesa para enviar a mae dele mas a embaixada portuguesa so deixa ele fazer a procuração se ele estiver legal no pais em Austria ele ja enviou uma procuração a mae da embaixada marroquina aqui mas la em marrocos a embaixada portuguesa nao aceita isso e legal e eu consigo casar com ele em França pois eu li em um site que pessoas ilegal tem direito a casar por favor me ajude obrigada
Responder
    Anaté Merger
    3 julho 2015
    Ola Cacilene, Sou advogada/tradutora e parceira da Anatê no site Naprovence. Me explique certinho, voce é brasileira/portuguesa e o seu noivo português ou marroquino? Atenciosamente, Leticia GRA
    Responder
Kadja Bezerra
29 julho 2015
Ola, me chamo Kadja. Estou com visto de turista em Paris e vou casar por meados de setembro na Marie e meu noivo é portugues, ja temos todos os papéis e a minha duvida é: o que devo fazer, pois o meu visto de turista vence antes do casamento. Foram tantas burocracias que o casamento vai sair depois do que eu imaginava e estou preocupada por isso.
Responder
    Anaté Merger
    17 agosto 2015
    Ola Kadja, Sou parceira da Anatê no site Naprovence. Agradecemos o contato. Como ja conversamos voce pode tentar uma extensão na Prefecture ou se casar estando irregular um curto periodo de tempo. Fico à disposição para as traduções. Atenciosamente, Leticia
    Responder
Marcela
4 agosto 2015
Bom dia Anaté, gostaria de tirar uma dúvida... Estou na Italia há 2 anos e meio por motivo de estudo. Me casei no dia 25 de Julho deste ano, um dia antes de expirar a minha "permissão para ficar" (um documento Italiano). Na França pedi informações para dar entrada num visto de longa duração, mas a prefeitura me disse que eu deveria retornar ao Brasil e pedir esse documento no consulado Francês. Sinceramente, não sei qual a lógica disso ou se existe algum outro meio... Por favor, se puder me orientar... Desde já muito obrigada!
Responder
    Anaté Merger
    19 janeiro 2016
    Ola Marcela, voce podera também ficar na Franca e pedir a sua regularização a partir de 6 meses de convivência com o seu marido. Qualquer duvida entre em contato pelo meu email lecardosogra@gmail.com. Atenciosamente, Leticia
    Responder
Eliane Figueirêdo
16 agosto 2015
Boa noite!... Parabéns pelo o blog!...É muito esclarecedor!... Sou brasileira e o meu noivo português,ele reside em França em Gaillac há quatro anos,ele tem morada e contrato de trabalho,estou indo para França em Dezembro para nos casarmos,estou levando os documentos traduzidos em francês que vou precisar para realizar o nosso casamento,certidões originais de nascimento minha e a dos meus filhos,também minha averbação de divórcio todas originais e atualizadas. Gostaria de saber se há mais algum documento necessário para o casamento além desses citados? Agradeço imensamente a atenção!... Um grande abraço!... Att: Eliane Figueirêdo
Responder
    Anaté Merger
    20 agosto 2015
    Olá Eliane, Sou tradutora juramentada aqui na França e parceira da Anatê no site Naprovence. Acredito que seria mais prudente o seu noivo verificar os documento corretos na prefeitura de Gaillac ou aonde vocês pretendem casar. Isto porque já vi vários casos, principalmente em relação ao divórcio de prefeituras que pedem vários documentos diferentes como por exemplo a sentença decretando o divórcio e a certidão de trânsito em julgado. Fico à disposição. Atenciosamente, Letícia Gra
    Responder
Nomsa
5 setembro 2015
Parabens pelo blog .eu sou mocambicana nomorou um franceis gostaria de saber se com visto de turismo podemos casar.bjao
Responder
    Anaté Merger
    19 janeiro 2016
    Ola Nomsa, voce podem casar sim. Apos para o pedido do visto na prefecture que voce que ter algumas condições. Atenciosamente, Leticia
    Responder
Iara Silva
12 setembro 2015
Boa Noite. Sou Brasileira, vivo em Portugal e, desde há um ano e 3 meses, sou viúva de um Português emigrante em França, o qual recebia uma pensâo de velhice correspondente aos muitos anos em que trabalhou nesse país. Eu tenho 53 anos de idade, vivo com um rendimento de 150 euros e a minha dúvida é esta: Será que tenho direito a algum benefício por parte da segurança social Francesa ? Desde há mais de um ano que espero uma resposta (positiva ou negativa) por parte da Seguranca Social Francesa ou da Segurança Social Portuguesa, a qual serviu de intermediária no meu requerimento da pensão de sobrevivência e, por mais que insista, nunca consigo obter uma resposta. Por favor agradeço que me tirem desta dúvida. Não tenho dinheiro para recorrer a advogados.
Responder
    Anaté Merger
    19 janeiro 2016
    Ola Iara, é dificil dizer pois geralmente a pensão não se transmite aqui na Franca eles devem estar verificando a sua situação para lhe dar uma resposta. Seria melhor voce entrar em contato com eles diretamente. Atenciosamente, Leticia
    Responder
Angélica
14 setembro 2015
Oí bom día. Sou brasileira e farei o Pacs com o meu namorado francés e eu gostaria de saber se depois disso eu posso estudar e trabalhar sem ter a visa de estudante. Quais sao os direitos que terei em frança tendo o Pacs com um francés ? Terei que pedir a visa de larga duraçao depois mesmo assim? (tenho o cartao de residencia da uniao europea espanhol porque viví em Espanha durante 8 anos) Obrigada
Responder
    Anaté Merger
    14 setembro 2015
    Oi Angélica, Sou tradutora juramentada/ jurista e parceira no site da Anatê. Se você tiver entrado na Franca como turista, infelizmente o fato de você fazer um PACS com o seu namorado francês não vai te dar direitos imediatos de estadia ou trabalho na Franca. Com relação aos direitos e ao seu caso especifico, entre em contato por email ou telefone para verificarmos os detalhes da sua situação. Atenciosamente, Leticia GRA
    Responder
Iara Mendes Silva
16 setembro 2015
Muito bom dia. Eu já antes lhe havia colocado a minha questão, mas terá acontecido algum problema e desapareceu tudo o que lhe perguntei. A questão é que desde há mais de um ano que espero uma resposta da segurança social Francesa e continuo sem saber se tenho direito a alguma pensão de sobrevivência ou outro qualquer tipo de subsidio por morte do meu marido. Sou brasileira e viúva de um português emigrado em França e que recebia uma pensão de invalidez por esse país. Tenho 53 anos de idade, sobrevivo com um rendimento mensal de 150 euros e não tenho meios para pagar a um advogado que me elucide sobre os meus direitos. Suponho que dados os seus conhecimentos e posicionamento estará em condições de me fornecer algumas pistas que me elucidem sobre como obter alguma da informação de que careço. Com os meus cumprimentos, agradeço. Iara Melo
Responder
    Anaté Merger
    19 janeiro 2016
    Ola Iara, é dificil dizer pois geralmente a pensão não se transmite aqui na Franca eles devem estar verificando a sua situação para lhe dar uma resposta. Seria melhor voce entrar em contato com eles diretamente. Atenciosamente, Leticia
    Responder
patricia
6 outubro 2015
OLA ANATE? EU SOU BRASILEIRA E ESTOU NOIVA DE UM FRANCES. QUEREMOS NOS CASAR EM BREVE. EU GOSTARIA DE SABER SE E POSSIVEL UMA VEZ QUE JA ESTOU AQUI EM FRANCA DAR ENTRADA NO PEDIDO DE VISA ? JA ESTOU A VIVE EM FRANCA A UM ANO NAO TENHO DOCUMENTOS FRANCES SOMENTE DOCUMENTOS BRASILEIROS DESDE DE JA AGRADECO SUA RESPOSTA
Responder
    Anaté Merger
    8 outubro 2015
    Ola Patricia, Sou advogada/tradutora juramentada e parceira da Anatê no site NaProvence. Com relação à sua dúvida, você esta morando com o seu noivo francês há um ano? Teria como comprovar? Se sim, apo so casamento você poderia pedir a sua regularização na Prefecture. Aonde você mora na França? Fico à disposição. Abraço, Leticia GRA
    Responder
Gabriel
22 outubro 2015
olá gostaria de saber como faço pra me casar na frança, já estamos namorando há 2 anos, eu gostaria de ir morar com meu namorado lá na frança e como faço. obrigado pela sua atenção.
Responder
    Anaté Merger
    25 outubro 2015
    Ola, O seu namorado é francês ou cidadão da União Européia? Atenciosamente, Leticia GRA
    Responder
      gabriel
      30 outubro 2015
      ele é francês. obrigado por responder
      Responder
CAROLINE LORENZON
3 novembro 2015
OLÁ ANATÉ! MUITO PRAZER, OBRIGADA POR NOS AJUDAR. EU E MEU MARIDO MORAMOS NA IRLANDA, SOMOS CASADOS AQUI LEGALMENTE. EU SOU EUROPEIA. ELE BRASILEIRO. VAMOS NOS MUDAR PARA PARIS INICIO DO ANO QUE VEM. NOSSO CASAMENTO FOI FEITO LEGALMENTE NA IRLANDA. COMO PROCEDO PARA TER A CARTE DE LONG SEJOUR PARA ELE? MINHA CIDADANIA EUROPEIA NAO É FRANCESA. QUAIS DOCUMENTOS TENHO QUE LEVAR E ONDE TENHO QUE IR PARA DAR ENTRADA? OBRIGADA.
Responder
    Anaté Merger
    5 novembro 2015
    Ola Caroline, Sou parceira da Anatê no site Naprovence. Você como cidadã européia pode solicitar na Prefecture o visa de long séjour - titre de séjour - do seu marido. Geralmente eles pedem que você (ou o seu marido) justifique de trabalho/estudos ou de busca de trabalho na Franca. Se precisar de algum auxílio no dossier ou na tradução juramentada de documentos posso auxiliar. Leticia GRA
    Responder
Dan
25 novembro 2015
Salut, Gostaria de parabenizar voce pelas informacoes postadas no blog. Sou brasileiro e meu namorado tambem, mas tem nacionalidade francesa pela familia paterna. Ele estuda na Franca a 5 meses, mas ainda nao conseguiu dar baixa na nacionatite por conta de um documento que faltou. RESUMINDO: Vim pra ca com intuito de nos casarmos, mas os documentos dele nao estao nem perto de sair. Gostaria de saber se podemos casar mesmo que eu esteja ilegal, li nos comentarios que sim, mas se eu nao estiver ilegal a muito tempo. Tenho mais um mes legal aqui e ele ainda vai dar a entrada na Marie.. Nao sei quanto tempo demora pra ele conseguir se naturalizar e estou com medo de ficar muito tempo ilegal e ter que voltar pro Brasil pra podermos casar. Nos ja tentamos pedir uma extencao de estadia na prefeitura (sim estavamos no lugar certo no departamento de extrangeiros) mas a mulher foi super bruta e disse que isso nao existia... Fiquei puto com a falta de informacao e disponibilidade em ajudar. Enfim nao deu certo. Acho que tem solucao, mas nao sei que caminho seguir, procuro na net mas nao encontro nenhuma informacao muito certa. Vi que voce e advogada aqui e poderia saber mais a repeito. Muito obrigado desde ja.
Responder
    Anaté Merger
    26 novembro 2015
    Ola Dan, Agradeço o seu contato. Qual o estatudo atual do seu namorado aqui na França? Como voce ja leu, voce pode se casar aqui mesmo em situação irregular, o problema é que o seu namorado atualmente não é francês. Se puder entre em contato pelo telefone 06 82 73 29 51 para conversarmos. Atenciosamente, Leticia
    Responder
      Dan
      27 novembro 2015
      Ola Leticia, Entao, ontem ele recebeu uma carta com uma certidao de nascimento francesa, ele havia solicidado no consulado frances e tinhamos esquecido, pois o pai dele ja havia registrado no consulado frances no Brasil. Sendo assim com esse documento acho que ele ja pode dar entrada no casamento, ou precisa dar entrada em mais coisas aqui antes? De qualquer forma entrarei em contato contigo pois to bem perdido. Abracoss
      Responder
        Anaté Merger
        28 novembro 2015
        Ola Dan, Isto, este documento ja prova que ele é francês. Com a certidão ele pode solicitar o passaporte francês e a carteira de identidade. Aonde voces moram na França? Entre em contato sim para eu poder orienta-los sobre o casamento e os documentos. Meu telefone 06 82 73 29 51. Atenciosamente, Leticia
        Responder
    Adriana
    1 setembro 2020
    Ola, sou brasileira e pretendo me casar com um francês, porém queria saber quais documentos eu levo para lá?
    Responder
Bruno Cavalheiro
22 dezembro 2015
Bonjour Anaté! Ça va? Eu e meu namorado estamos pensando em nos casarmos em breve, Junho, aqui no Brasil. Ele é Francês e eu brasileiro, tenho uma dúvida em relação aos documentos que ele precisa trazer para realizar o processo aqui. A Itália, França e Argentina estão isentos de autenticações de documentos nos consulados brasileiros, quero dizer, precisaria ele autenticar a certidão no consulado brasileiro antes de vir? Após o trâmite realizado aqui no Brasil onde devemos fazer o reconhecimento do mesmo? Na embaixada ou no consulado Francês? Seria mais prático realizar o processo aqui ou na França? Poderia ele, te ligar para tirar algumas dúvidas referentes à este assunto? Muito obrigado, parabéns pelo blog e boas festas! À toute!
Responder
    Anaté Merger
    8 janeiro 2016
    Bonjour Bruno, O seu namorado pode me ligar no telefone 0682732951 em horario commercial aqui na Franca. Abraco Leticia
    Responder
Val
25 janeiro 2016
Bonjour Letícia, Sou brasileira e vim para Paris para fazer meu Mestrado e tenho um Visa d´Étudiant. A minha companheira é luso-brasileira (nasceu no Porto e foi pequena para o Brasil) e estamos pensando em nos casar. Você sabe m dizer se o casamento feito em Portugal é válido na França? Merci. Bien à vous, Val.
Responder
    Anaté Merger
    25 janeiro 2016
    Ola Val, O casamento feito em Portugal é valido na França, no Brasil ou em qualquer outro pais. Uma vez casada, voce pode solictar o seu visto como conjuge de cidadã européia na Prefecture do domicilio de vcs. Fico a disposição. Atenciosamente, Leticia Ola Val, O casamento feito em Portugal é valido na França, no Brasil ou em qualquer outro pais. Uma vez casada, voce pode solictar o seu visto como conjuge de cidadã européia na Prefecture do domicilio de vcs. Fico a disposição. Atenciosamente, Leticia
    Responder
Maria zilda
19 maio 2016
Ola Gostaria de tirar uma duvida namoro um portugues que foi criado na França gora vamos nos casarmos em dezembro de 2016 eu sou brasileira. Nos vamos viermos na França eu preciso ter algum visto ou eu adquiro o visto la na França.
Responder
    Anaté Merger
    24 maio 2016
    Ola Maria Zilda, O seu visto você pode tiar aqui na França apos o casamento, na Prefecture do local aonde você irão morar. Sou também tradutora juramentada aqui na França se precisar de tradução de documentos do português ao francês fico à disposição. Atenciosamente, Leticia
    Responder
Paula
17 julho 2016
Ola, sou brasileira e Moro com um Franco brasileiro ha 2 Anos no brasil. Vamos nos casar no brasil, mas queremos ir morar na França. Ele sempre morou no Brasil, então n tem endereço ou comprovante de emprego lá. Qual a melhor forma de obter meu visto de cônjuge? Já estando lá ou daqui do Brasil? Estava pensando em ir passar 3 meses. Alugar algo e voltar para tirar o visto. É viável? Obrigada!
Responder
    Anaté Merger
    3 agosto 2016
    Ola Paula, O melhor é você obter o visto de conjuge no Brasil e ele podera explicar a situação dele. Ja vi casos parecidos que foi feito tudo no Brasil antes da entrada na França. Se precisar de alguma ajuda fico à disposição. Atenciosamente, Leticia
    Responder
Shayna Mendonça
7 setembro 2016
Olá! Me chamo Shayna sou brasileira e meu noivo é francês, nós queremos saber qual dos países (Brasil ou França) será melhor para realizar o casamento, como também em questão das taxas que serão pagas para a realização do mesmo? Casar no Brasil sairá mais ou menos caro que a França? E quais são as opções de matrimônio na França? Porque aqui no Brasil são: comunhão total de bens, comunhão parcial de bens e separação total de bens, lá na França são as mesmas opções? Aguardo respostas!!!!
Responder
    Anaté Merger
    10 setembro 2016
    Ola Shayna, Esta decisão de casar no Brasil ou na França depende do projeto pessoal e de trabalho de vocês. Tanto no Brasil como na França ha a necessidade de tradução de documentos do parceiro estrangeiro. Além da questão do visto permanente no Brasil para o seu futuro marido ou o seu na França. Acho que na França é um pouco mais trabalhosa principalmente na questão do visto. Mas a escolha é de vocês. Boa sorte em tudo. Atenciosamente, Leticia
    Responder
Camila
28 setembro 2016
Bom dia, eu me chamo Camila. Eu tô no Rio e o meu namorado é francês e está em Paris. Nós vamos nos casar, e para isso, eu estou reunindo os documentos. Tenho duas perguntas: o certificado de coutume só é emitido pelo consulado do Brasil em Paris? Eu vi que o de celibato eu posso emitir daqui e fazer a tradução quando chegar lá... Eu vou pra lá como turista, e depois de casar, eu vou voltar pra pedir o visto de casamento com um francês, a segunda pergunta é: eu posso mudar de nome no casamento? Eu fico achando que vai complicar mais...mas é que na França tudo é mais fácil se vc tem o nome do marido, né? Obrigada!!! Abraços
Responder
    Anaté Merger
    30 setembro 2016
    Ola Camila, Para responder às suas duvidas: - Sim o certificado de costume so pode ser obtido no Consulado brasileiro em Paris. Você pode fazer o pedido pelo correio ou pessoalmente. - O certificado de celibato você pode fazer no Brasil, e traduzir na França sim. - Quanto ao sobrenome do marido, a legislação francesa proibe a inclusão do nome do marido no seu sobrenome. Porém, o sobrenome do marido é utilizado pela grande maioria das mulheres casadas na França. Aqui eles chama de nom usuel ou nom marié ou ainda épouse. Somente nos documentos oficiais (diplomas, passaporte que fica o seu nome de solteira, e no caso de passaporte ou carteira de motorista, eles colocam épouse (e o sobrenome do marido)..). Espero ter respondido a sua questão. Se precisar de tradução sou também tradutora juramentada aqui na França. Atenciosamente, Leticia
    Responder
      Camila
      30 setembro 2016
      Ou seja, posso acrescentar o nome dele como nom d'usage que isso não vai mudar o meu nome no passaporte para pedir o visto depois, é isso? Você está na lista dos membros do cetiecap.com? Meu noivo foi na Mairie pegar o dossier de mariage e a moça que atendeu ele passou esse site para a gente fazer as traduções…disse que só podia fazer com um dos membros… Att, Camila
      Responder
        Anaté Merger
        3 outubro 2016
        Ola Camila, Isto mesmo. Não estou na lista pois sou juramentada pelo Cour d'appel de Grenoble e sou filiada à Compagnie des experts de Grenoble. De acordo com a legislação os tradutores podem trabalhar para a França inteira e não ha obrigação de filiação nas "Compagnies" como a cetiecap. Qual a cidade do seu noivo ? Att. Leticia
        Responder
          Camila
          4 outubro 2016
          que bom!!! Ele é de Paris. Você não precisa receber a original para fazer a tradução juramentada? Quanto tempo leva?
          Anaté Merger
          4 outubro 2016
          Ola Camila, Posso fazer com os documentos scaneados. O prazo é de 2/3 dias uteis. Atenciosamente, Leticia
Savio Pacheco
19 janeiro 2017
Oi eu queria tirar uma dúvida , eu quero me casar com a minha namorada ela e francesa , mas o meu visto já venceu, eu posso me casar assim mesmo com meu visa vencido ?? Eu sou de cayenne
Responder
    Anaté Merger
    21 janeiro 2017
    Ola Savio, Não ha problema de estar irregular para o casamento. O casamento é um direito que não se submete a nenhuma condição de regularidade no territorio. Fico à disposição. Atenciosamente, Leticia GRA
    Responder
Sonia
17 fevereiro 2017
Olá. Sou brasileira casada oficialmente na província de Plouider, bretagne, França desde 2000. Nunca regularizamos o casamento aqui. E ele faleceu há 2 anos. Por negligência não peguei cópia de atestado de óbito que acabou ficando com os filhos dele que vieram para a cerimônia e retornaram a França e perdi contato com eles. Como faço para conseguir o atestado? Pois quero regularizar meu passaporte.Tenho a carteira de famille. Tenho direito a algum auxílio concedido pela França?
Responder
    Anaté Merger
    22 fevereiro 2017
    Bom dia Sonia, Aqui na Franca ha um serviço publico de solicitação de certidões. Quando o falecimento ocorreu no exterior (da Franca), pode-se solicitar o atestado de obito para o Service d'état civil de Nantes por via postal. Se voce puiser posso solicitar para voce e depois te mandar no seu endereço no Brasil. Para tanto, precisaria do nome completo dele e da data do obito. Quanto à possibilidade de ajuda, voce morando no exterior é mais complicado, geralmente os auxilios aqui na Franca são condicionados à voce morar na Franca. Porém, se o seu marido tinha um contrato de seguro privado aqui na Franca a situação é diferente. Fico à disposição. Atenciosamente, Leticia
    Responder
      Adriana
      1 setembro 2020
      Sou brasileira e gostaria de saber se posso fazer um contrato de casamento com o meu noivo francês...pois o casamento tem muitas burocracia.
      Responder
        Na Provence
        2 setembro 2020
        Boa tarde Adriana, O que você quer dizer como contrato de casamento? O pacs ? Atenciosamente, Leticia
        Responder
Mari
22 março 2017
Olá, tenho um relacionamento de 2 anos. Estou na França como turista há 2 meses, quero saber see ficando aqui irregularmente até conseguir chegar nos 6 meses, posso dar entrada no Pacs, sem precisar voltar ao brasil? Eu pedi meu visto de visiteur pra 1 ano, mas fui negada.
Responder
    Anaté Merger
    24 março 2017
    Bom dia Mariane, O prazo de 6 meses de convicência é para o casamento e não para o pacs. Para dar entrada no pedido de titre de séjour com o pacs eles pedem no minimo 12 à 18 meses de convivência comprovada. Fico à disposição. Atenciosamente, Leticia Gra
    Responder
gleice
24 abril 2017
Oi Leticia, Estou com uma questão, vim para frança com visto de turista para tentar preparar o dossier para meu casamento, contudo houveram complicações com alguns documentos, muito provavelmente não conseguirei resolver antes de finalizar o meu tempo aqui de forma legal. Não tenho condições de sair e voltar para cá. Eu estando ilegal por alguns dias até dar a entrada no dossier, e me casar, o que pode acontecer, como devo proceder? Para depois legalizar meus documentos para o pedir o titre de sejour, como devo proceder? Estou muito preocupada pois se eu sair meus documento perdem a validade e teria que fazer tudo outra vez. Desde ja obrigada
Responder
    Anaté Merger
    2 maio 2017
    Boa dia Gleice Geralmente não ha problema pelo fato de voce estar ilegal não altera em nada para realizar o seu casamento. O seu futuro marido é francês ou cidadão de um pais da União Européia ? Aonde voce mora na Franca ? O procedimento para a carte de séjour é diferente se o seu futuro marido é francês ou não e dependendo do lugar aonde voce mora na Franca. Atenciosamente, Leticia
    Responder
Alessandra M
15 agosto 2017
Olá, como vai? Gostaria de tirar a seguinte dúvida: meu marido tem dupla nacionalidade francesa e brasileira, nós nos casamos no Brasil, em São Paulo e para ter direito de residência em Portugal, precisamos providenciar a transcrição do casamento no consulado francês em SP. Eu li que é obrigatória a presença de ambos os cônjuges para a dar entrada no processo de transcrição do casamento e apresentação dos documentos. Ocorre que meu marido já está reside em Portugal e não podemos ir ambos pessoalmente ao Consulado da França em São Paulo. 1) Haveria alguma alternativa para resolver esse problema? Seria possível fazer isso por procuração? 2) Ou fazer a transcrição do casamento diretamente na França? Se sim, onde devemos nos dirigir para fazer a transcrição? A resposta do Consulado Francês em SP, no meu entender, foi ambígua, na minha opinião: Bonjour, Votre époux doit se présenter en personne auprès du consulat général de France à Lisbonne et y déposer une demande complète de demande de transcription de son acte de mariage (attention bien vérifier que le mariage était dans la circonscription de ce consulat général : https://br.ambafrance.org/Carte-des-circonscriptions-consulaires ): https://br.ambafrance.org/IMG/pdf/am-transcription.pdf?4466/84d830da06676d7b82084f6f2e7ec069399fe4c3 Gostaria de saber se poderia me dar uma luz? Obrigada!
Responder
    Na Provence
    20 agosto 2017
    Boa tarde Alessandra, A trasncrição do casamento realmente so podera ser feita no pais do casamento. Aqui na França não ha orgão que possa realiza-la. Com relação à resposta do Consulado francês, realmente eles entenderam que o seu casamento ocorreu em Portugal Porém como somente ele podera fazer o pedido, sugiro que ele va pessoalmente ao Consulado francês em Lisboa e pedir o que fazer nesta situação. Atenciosamente, Leticia
    Responder
fabiana
25 agosto 2017
Olá Letícia, Bem estou em situação difícil, me casei na França em 2007,com um francês em troyes e não reconheci meu casamento no consulado em paris e retornei ao Brasil em 2011, separamos em corpos mas ele não deu entrada no divórcio na França, não tenho a certidão de casamento , pois ficou tudo com ele na França e atulamente estou em Paris. Ainda tenho direito a dupla cidadania?
Responder
    Na Provence
    26 agosto 2017
    Bom dia Fabiana, a dupla cidadania não é dada automaticamente com o casamento (para dar entrada no processo são necessários cinco anos de casamento estável). O processo de solicitação de naturalização é longo, ceca de um ano, e o casamento é apenas uma das condições (que podem variar dependendo do pedido). Ou seja, a naturalização não tem nada a ver com a certidão de casamento. E agora, separada e vivendo no Brasil, acredito que seria muito improvável obter a naturalização na França. Abraço.
    Responder
Dayane
14 setembro 2017
Ola Boa tarde eu gostaria de saber como faço pra me casar com meu noivo aqui na França eu sou brasileira ele e português estou gravida dele de 4 meses mais estou ilegal no país tem 1 ano que estou na Europa. Desde ja muito obrigada.
Responder
    Na Provence
    25 junho 2018
    Boa tarde, você vai na mairie do domicílio de vocês e solicite os documentos para o casamento. Após o casamento você deveria solicitar a carta de séjour na Prefecture competente. Att, Letícia
    Responder
Willian
28 outubro 2017
Olá Leticia, Bem, eu e minha namorada estamos juntos há 2 anos (Não morando junto), tenho 18 anos e ela 19. Ela é de Lyon e eu do Rio de Janeiro e pretendemos morar junto em breve e até casamento, mas eu gostaria de saber quanto tempo eu posso ficar em situação iregular antes de se casar e se quando eu fosse me casar mesmo estando ilegal eu teria alguma probabilidade de ser deportado ? E depois do casamento, quando tempo posso pedir o visto de residencia ou já recebo uma autorização para permanecer no país ? Desde de já agradeço!! Obrigado!!
Responder
    Na Provence
    28 maio 2018
    Boa tarde, após 3 meses na França sem o devido visto, há sim possibilidade de deportação mesmo tendo bastante gente nesta situação. Veja um visto de estudante, é mais fácil.
    Responder
Wilson Abreu de Barros
11 dezembro 2017
Olá, boa noite. Como bom seguidor, tenho mais uma duvida. EU Sou brasileiro e namoro um Frances. Estamos numa relacao de uns 7 meses e como ele Vai fazer Uma faculdade de um ano em marselha, vou me mudar para acompanhar ele. Pois bem, estamos numa duvida cruel. Para eu ficar tranquilo na frança, pretendemos casar ou fazer um pacs. Mas nao sabemos o melhor a se fazer. Li algumas coisas que se EU for como turista e casar, depois entao solicitar o visto familiar, ele pode ser negado por EU ter me aproveitado do meu tempo comp turista para casar. Isso é real? Pensamos tambem, se casarmos e EU volto para o Brasil para nao ficar ilegal e no brasil solicito o visto familiar, ele tem grande possibilidade de ser negado ? Seria a melhor opcao ficar os 6 meses na Franca para solicitar esse visto? E SE fizermos um pacs, que peso tem frente a adm Francesa? O Casamento seria uma "garantia" maior e mais tranquila de conseguir o visto? Quanto a traducao dos documents, você faz certo? Obrigado pela ajuda. ??
Responder
    Na Provence
    28 maio 2018
    Boa tarde Wilson, Realmente o melhor é casar. Se você casarem na França você terá que retornar para solicitar o visto no Brasil ou, como exceção, solicitar o visto na Prefecture provando que vocês moram juntos há mais de 6 meses. Faço a tradução de documentos sim, abraço, Letícia.
    Responder
maraluz
23 janeiro 2018
ola!!! sou brasileira,viuva e vou me casar com um frances,,,,devo me casar na frança e como homologar meu casamento no Brasil...não fiz inventario dos bens do meu marido,eu e meus filhos optamos por decir a 3..Meu noivo Frances é divorciado..Ao me casar com ele tenho direito a pensao dele em caso de morte..Os filhos dele sáo maior de idade..E no caso de comprarmos uma casa no Brasil.para vir seria ou poderia ser no meu nome ou em nome dos dois?
Responder
    Na Provence
    24 janeiro 2018
    Boa noite, Dependendo do regime de bens que vocês casarem, separação total ou separação parcial e também da idade de vocês. Atenciosamente, Leticia Gra
    Responder
maraluz
23 janeiro 2018
ele tem ja na frança uma boa casa,em caso da morte dele eu teria direito?
Responder
Manuela
17 fevereiro 2018
Leticia, tudo bem? Por acaso, vim parar no seu site, gostei muito, e como estou buscando informações sobre a minha situação na Europa, resolvi mandar um e-mail para caso você possa me ajudar com alguma indicação! Atualmente estou com o meu visto de turista vencido, pois cheguei na Europa em julho/2017. Porém, casei com o meu namorado este mês e passaremos a lua de mel no Brasil, meu país-natal, e estou sem saber se há chances de eu ser deportada, qual o documento que eu devo tirar para me regularizar e poder entrar de volta na França após a lua de mel, etc. Na prefeitura daqui, apenas dizem para eu dar entrada no Visa quando estiver no Brasil, porém só passarei 10 dias por lá. Tempo insuficiente para se obter um visto, imagino. Enfim... Qualquer ajuda que você puder me dar é bem-vinda :) Muito obrigada,
Responder
    Na Provence
    28 maio 2018
    Boa tarde Manuela, Há chances, sim, de você ser deportada e no Brasil vc poderá solicitar o visto. Geralmente eles levem 2 semanas no Consulado. Tente ficar mais alguns dias assim já resolve a situação.
    Responder
CARLA APARECIDA SILVA
7 abril 2018
Boa tarde, Casei com um francês na França, temos dois filhos menores e residimos no Brasil há 5 anos. Quero me divorciar aqui no Brasil, o divórcio será litigioso. A nossa dúvida é se a sentença do divórcio efetuado aqui no Brasil só é reconhecida aqui ou se será reconhecida também na França, e se esse reconhecimento no exterior é automático, ou deverá ser feito algum tipo de procedimento especial para a sentença de divórcio ser reconhecida na França também? O meu marido está dificultando o divórcio porque acha que tudo tem que ser feito na França, isso é verdade? O divórcio daqui não vale para ajustiça Francesa, por favor tenho urgência em me divorciar, preciso desse esclarecimento para convencê-lo a se divorciar aqui dentro do Brasil é mais fácil para mim.
Responder
    Na Provence
    10 abril 2018
    Bom dia Carla, O futura sentença brasileira decretando o divorcio do casal não é automaticamente reconhecida na França. Devera have um procedimento perante o Procureur de la Republique ( do local aonde vcs casaram na Franca) para que esta decisão seja reconhecida na Franca. O divorcio pode ser feito no Brasil porém para ser reconhecido na Franca devera passar por este procedimento. Fico à disposição. Atenciosamente, Leticia GRA
    Responder
Mariaa
11 abril 2018
Olá Anaté boa tarde,gostaria un esclarecimento,eu fui casada na espanha con um espanhol, Agora estou divorciada, tenho nacionalidade espanhola,agora Vivo na frança com meu atual namorado português ja ums 5 anos, que por certo, estar divorciado.agora decidimos à fazer o pacs, minha duvidas é si tem algum problema por ter sido casada,na espanha.No Brasil estou como solteria registro civil.desde ja agradeço pela ajuda.
Responder
    Mariaa
    13 abril 2018
    Hola boa tarde,seu site sao de grande ajuda,muito interesante.
    Responder
    Na Provence
    30 abril 2018
    Boa noite, Teoricamente o seu casamento na Espanha deveria ter sido registrado no Brasil e na certidão de nascimento. Voce esta divorciada na Espanha tb ? Atenciosamente, Leticia
    Responder
Mariaa
16 abril 2018
Oi boa tarde, gostaria de saber si voceis tambem faz o pedido certidão de nacimento.obrigado
Responder
    Na Provence
    30 abril 2018
    Boa tarde, Posso fazer sim pedido de certidão de nascimento no Brasil. Qualquer dúvida basta nos enviar um mail para site@naprovence.com Atenciosamente, Leticia Gra
    Responder
keyla
8 maio 2018
Boa noite Na Provence Sou brasileira , Estou de forma ilegal na franca ha 2 anos; estou noiva de um frances ; e moramos juntos ha 1 ano e 3 meses e temos um filho em comum de 5 meses nascido aqui em franca. Queremos nos casar aqui na merie de Antony para que eu possa me regularizar e trabalhar. Vai ser possivel nos casar, mesmo nesta minha situacao ? Qual seria o prazo se fosse possivel? E caso consigamos nos casar como conseguiria meu titulo de sejour? Grata pela atencao
Responder
    Na Provence
    28 maio 2018
    Boa tarde, você tem direito a casar sim, mesmo estando ilegal. Abraço.
    Responder
      Romy
      18 outubro 2018
      Boa tarde, estou em uma situação parecida com a de Keyla, vim passar férias com meu namorado que é francês e resolvi ficar morando com ele, não podemos nos casar no momento pois ele esta em processo de divorcio, quando ele regularizar a situação dele e formos nos casar haverá impedimento por causa da minha situação, ele vai ter pagar alguma multa ou poderá ser preso? ele ficou com medo porque andou pesquisando e leu isso em algum lugar.
      Responder
        Na Provence
        19 outubro 2018
        Bom dia, Teoricamente pela lei você pode casar mesmo estando em situação irregular. Porém há o risco para você de deportação neste período. Após o casamento, se você solicitar o visto na Prefecture aqui na França (e não no Brasil), há sim a previsão do pagamento de multa que será arbitrada pelo resposavél pelo caso (de 300 a 500 euros, à confirmar). Você pode retornar ao Brasil e voltar com um visto de estudante, por exemplo, se este for o caso. Fico à disposição. Att, Leticia
        Responder
    Romy
    17 outubro 2018
    Keyla boa tarde, eu sou brasileira e estou em uma situação parecida com a sua, podemos trocar contato para trocarmos informações se voce se interessar.
    Responder
Patricia Lacerda
26 maio 2018
Uma brasileira casou-se com um francês na Costa do Marfim e teve seu casamento registrado no Brasil, mas a certidão não cita o regime de bens. Agora a brasileira faleceu e está fazendo inventário no Brasil de um bem que adquiriu por herança de sua mãe. Ele, o viúvo francês, tem direito à meação deste bem?
Responder
    Na Provence
    1 junho 2018
    Bom dia, Geralmente o regime de bens geral é a comunhão parcial de bens. A herança não entra neste regime, desta forma, o marido não tem direito à meação da herança da falecida esposa. Porém deve-se verificar se não houve pacto antenupcial. Fico à disposição. Atenciosamente, Leticia Gra
    Responder
GABRIELA FERREIRA
31 maio 2018
OLÁ Boa noite Sou brasileira e meu noivo português. Ele vive na França Ele vem ao Brasil para nós casarmos, ... gostaria de saber qual o visto, ou como fica minha entrada na França, casada com ele. Não vou como visto Turismo, é algo tipo cônjuge?! E chegando na França, meu bebê que não e filho dele, pode entrar na segurança social e conseguir uma creche pra eu trabalhar?! Essa questão de direitos, casando no Brasil, é mais fácil. Ou seria melhor casar na França?!
Responder
    Na Provence
    1 junho 2018
    Bom dia Gabriela, O visto você tera que solicitar na Prefecture aqui na França com os documentos dele (contrato de trabalho etc...). Você tera que solicitar o visto para o seu bebe juntamente com o seu na Prefecture. Se você ja vier casada é mais facil pois você chega e em seguida vai na Prefecture para solicitar o seu visto (veja no site da Prefecture do local aonde você vai morar para saber se é precisar marcar rdv (horarios) ou se você pode ir sem rdv (horario). Atenciosamente, Leticia
    Responder
BARBARA
5 setembro 2018
Bom dia! Gostaria de ter um esclarecimento. Meu visto de estudante vai vencer daqui há 2 semanas, e so agora eu e meu namorado decidimos que queremos nos casar. Sendo assim, é muito pouco tempo para conseguir a aprovação antes do vencimento do meu visto. Entao, seria possivel eu continuar aqui na França de alguma maneira apos o meu visto vencer, ja que estamos juntando os documentos necessarios para darmos entrada no pedido de casamento? Obrigada, BÁRBARA
Responder
    Na Provence
    5 setembro 2018
    Boa tarde, Você pode tentar renovar o seu visto na Prefecture ou ainda permancer em situação irregular o tempo de terminar a documentos do casamento. Atenciosamente, Leticia
    Responder
Jhulliana
27 setembro 2018
Olá ... tenho uma dúvida Meu namorado é français e queremos fazer o pacs ou o casamento ainda não sabemos qual é melhor , mais nois moramos na casa dos pais deles , isso é possível ??? Ou teríamos que morar só os dois ? Obrigada ?
Responder
    Na Provence
    28 setembro 2018
    Bom dia Jhulliana, Não tem problema, tanto para o Pacs como para o casamento eles irão pedir o comprovante de domicilio e os pais do teu namorado podem fazer um certificat d'hébergement. A diferença entre o pacs e o casamento (união estavel e casamento no Brasil) é enorme porém rapidamente o casamento é um compromisso maior que a dissolução depende de advogado, juiz..... Porém ha diferença quanto à imigração e o visto. Não sei se este é o seu caso. Att, Letícia G.
    Responder
Juliana Penna
3 janeiro 2019
Olá Letícia! Obrigada pelos retornos nos comentários. Está nos ajudando muito! Meu noivo e eu estamos iniciando o processo de casamento em São Paulo/Brasil. Ele tem dupla nacionalidade (brasil/frança) e eu sou brasileira. Pretendemos nos mudar para Portugal ainda em 2019 por conta do trabalho dele. Nossa dúvida é: para eu ter direito a autorização e cartão residência em Portugal, apenas com nossa certidão de casamento brasileira (apostilada) será possível? Ou será necessário transcrever junto ao consulado francês? E se for necessário, devo comparecer pessoalmente no consulado ou fazer agendamento antes? Não conseguimos marcar nada pelo site do Consulado Francês em São Paulo. Agradeço desde já! Juliana
Responder
    Na Provence
    7 janeiro 2019
    Boa tarde Juliana, O registro do casamento no Consulado francês é essencial para qualquer procedimento na Europa, inclusive pedido de residência por estar casada com um membro da comunidade européia (em Portugal no caso). Quanto ao comparecimento ou agendamento veja no site mesmo pois acredito que existe o procedimento detalhado de como registrar o casamento feito no Brasil no Consulado. Fico à disposição. Atenciosamente, Leticia
    Responder
      Juliana Penna
      7 janeiro 2019
      Muito obrigada, Leticia!
      Responder
Daniele Souza
20 janeiro 2019
Boa noite, gostaria de obter as informações necessárias para a celebração de um casamento religioso na França. Meu noivo e eu decidimos realizar o civil no Brasil, mas adoraríamos realizar um sonho da celebração religiosa na França. O que devemos fazer? Temos a intenção de ser uma cerimônia pequena. Desde já agradeço Att Daniele
Responder
    Na Provence
    22 janeiro 2019
    Boa tarde, Se o seu noivo é francês, peça para ele ver diretamente na paroquia do seu nascimento. Geralmente eles pedem o certificado de batismo mas é melhor ver diretamente no paroquia que vocês querem casar aqui na França. Caso precise de apoio para organizar os papéis, a cerimônia e a festa é só entrar em contato conosco pelo site@naprovence.com
    Responder
ROSELI LOPES
7 maio 2019
Ola, boa tarde, gostaria de saber se posso e tem consulado Brasileiro em Lyon cidade mais proxima de Valence onde estou, quero saber se posso me casar em Lyon ou tenho que ir ate Paris e quanto tempo demora pois meu visto de turista vence em junho, grata, Roseli
Responder
    Na Provence
    7 maio 2019
    Bom dia Roseli, o único Consulado do Brasil fica em Paris. Um abraço.
    Responder
      ROSELI LOPES
      10 maio 2019
      Entro no site do Consulado Geral deo Brasil em Paris para marcar horario e nao abre, esta sempre indisponivel, eu quero saber se posso ir direto no consulado do Brasil em Paris ou preciso preencher este certificado de costumes? Nao sei o que fazer nem pra quem pedir ajuda, Muito obrigada por me responder acima, voce è muito gentil
      Responder
        Na Provence
        15 maio 2019
        Bom dia, Para solicitar o certiticado de costume no consulado é necessario ter horario marcado. Você pode ir direto porém o atendimento não é garantido. Veja na pagina facebook do Consulado. Geralmente tem algumas dicas. Att, Leticia
        Responder
EDSONIA FARIA
7 outubro 2019
Boa Tarde, Sou brasileira, 46 anos, divorciada, não tenho filho. Meu atual companheiro e brasileiro com cidadania portuguesa(Moramos no Brasil). tenho sonho de casar na França e futuramente ir como ele para Lisboa/Portugal. Mas gostaria de saber se o casamento na frança vai atrapalhar eu residir legal em Portugal. Grata!
Responder
    Na Provence
    10 outubro 2019
    Boa noite, Para casar no civil na França é necessario que um dois dois resida na França. Acredito que seja mais facil casar em Portugal. Atenciosamente, Leticia
    Responder
DEISE M GARCIA
22 fevereiro 2020
ola,eu e meu marido casamos na frança e ainda nao registramos nosso casamento no consulado brasileiro, somos brasileiros, e nao sei qual regime é o nosso casamento, pois no contrato da Mairie nao especifica nada de regime, vc poderia me ajudar?
Responder
    Na Provence
    27 fevereiro 2020
    Boa noite, Se voces não fizeram contrat de mariage, o regime é legal ou seja réduite aux acquêts, como comunhão parcial no Brasil. Atenciosamente, Leticia
    Responder
Érica
25 abril 2020
Boa noite, Estou com uma dúvida, meu namorado é italiano e mora na França e eu sou brasileira e não tenho cidadania européia. Podemos fazer o Pacs? Com o Pacs, eu tenho direito a um visto para poder trabalhar e estudar na França? Muito obrigada pela atenção,
Responder
    Na Provence
    3 maio 2020
    Boa tarde, Para fazer o pacs na França, não ha condição de nacionalidade. Com relação ao sejour apos o pacs, é possivel solicitar à Prefecture um titre de sejour. O seu namorado italiano tem contrato de trabalho na França? Att, Leticia
    Responder
Bruna
29 abril 2020
Amei seu blog, indiquei para uma amiga que vai casar! ❤️ Eu tenho uma dúvida: minha amiga é casada com um francês e pensa em se separar, ela consegue ficar na França mesmo pedindo o divórcio?
Responder
    Na Provence
    2 maio 2020
    Boa tarde, Depende do tipo de carte de séjour que tem a tua amiga e do tempo de casada. Se ela se separar a dificuldade será para a renovação da carta de séjour. Fico à disposição. Atenciosamente, Leticia
    Responder

Deixe um comentário

Nota: Os comentários no site refletem as opiniões de seus autores, e não necessariamente as opiniões do portal de internet NaProvence. Você deve abster-se de insultos, palavrões e expressões vulgares. Reservamo-nos o direito de excluir qualquer comentário sem aviso prévio ou explicações.

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são assinados com *