Contato : +33 (0)4 42 26 40 34 WhatsApp : +33 (0)6 09 01 49 97

Festival medieval de Saint-Maximin.

A Foire Médievale de la Quinzaine de Saint-Maximin-de-la-Sainte-Baume comemora este ano o seu 733° aniversário. Foi Charles II d’Anjou, durante a descoberta das relíquias de Maria Madalena em 1280, que decidiu criar uma festa anual, quinze dias depois da Páscoa, onde a santa seria celebrada.

Festa maior durante a Idade Média, o assunto caiu no esquecimento até que algumas associações locais tiveram a boa ideia de relançar o festival dando ênfase ao aspecto cultural e didático.

Uma biblioteca em uma “roulotte”, a única da França, que vende livros esotéricos, uma acampamento recriado nos mínimos detalhes, onde até o panelão está cozinhando alguma coisa, um desfile com templários e um espetáculo com saltibancos e outras atrações movimentam a cidade durante um fim-de-semana. Toda a cidade participa do cenário e encontramos espalhados pelas ruas estreitas do centro medieval: bebidas como o hidromel, doces e outras curiosidades que não vemos nos supermercados. Jóias, fantasias para pequenos e grandes e barracas que reproduzem as profissões da época mostram como trabalhavam ferreiros, cordeiros e outros profissionais, entre eles as cartomantes.

No parque, três “tavernas” servem bebidas e petiscos e uma série de jogos ficam à disposição das crianças, que podem optar por uma partida de xadrez, de “raposa e galhinha”, de damas ou de arco e flecha, enquanto os pais saboreiam um pique-nique embaixo de cerejeiras floridas. 

Dentro da basílica, a festa tem outro tom. Com cantos gregorianos, velas e flores, grupos de oração encorajam as famílias a um momento de reflexão observando o crânio de Madia Madalena, que normalmente é guardado sob sete chaves na cripta onde o corpo da santa teria sido encontrado.

Para os cristão ou apenas curiosos, o festival de Saint-Maximin é uma visita obrigatória para quem passa pela Provence em abril.

Procurando hospedagem ? 

Clique aqui e veja com quem trabalhamos: Booking. 

A nossa assessoria é gratuita para todos os clientes que optam por se hospedar com os nossos parceiros. Além de contar com a consultoria de quem conhece e mora na Provence, você não paga mais nem um centavo por isso.

Aguardamos o seu mail caso tenha alguma dúvida de como funciona o nosso serviço: site@naprovence.com.

Tags:, , ,

2 Replies to “Festival medieval de Saint-Maximin.”

Margareth
18 maio 2013
Olá, Anatê! Conheci o site por meio do Conexão Paris e me interessei porque estou indo para a Provence no final de junho. Gostei muito das informações que encontrei e já peguei muitas dicas. Depois de ler tudo, prestei atenção na sua foto e me lembrou muito a Ana Teresa que conheci na 102 norte, em Brasilia. Vc morou lá? Seus irmãos são o Fabio e a Kaline? Se for, que bom reencontrá-la dessa forma! Aproveito para perguntar como é a aceitação de crianças na região, principalmente nos restaurantes. Vamos com nossos filhos, um de 8 anos e uma de 6 meses. Um abraço, Margareth
Responder
    Anatê Merger
    18 maio 2013
    Ola Margareth, tudo bem? Isso mesmo, moça! Que boa memoria! Vou lhe mandar um mail. Beijos!
    Responder

Deixe um comentário

Nota: Os comentários no site refletem as opiniões de seus autores, e não necessariamente as opiniões do portal de internet NaProvence. Você deve abster-se de insultos, palavrões e expressões vulgares. Reservamo-nos o direito de excluir qualquer comentário sem aviso prévio ou explicações.

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são assinados com *