Contato : +33 (0)4 42 26 40 34 WhatsApp : +33 (0)6 09 01 49 97

A peregrinação das Santas Marias na Provence.

 Lá vamos nós de novo pegar a estrada para mais um passeio pela Provence. O objetivo desta vez é conhecer uma das peregrinações mais tradicionais da Provence: a chegada da barca em Saintes-Maries-de-la-Mer.

De acordo com a lenda provençal, Maria Madalena, Maria Jacobé e Maria Salomé teriam desembarcado da Palestina com outros apóstolos em uma praia deserta da Camargue, logo depois da morte do Cristo. A peregrinação comemora a chegada dos santos.*

Depois de estacionarmos o carro, fomos à pé até a arena de Saintes-Maries-de-la-Mer (a cidade tem forte influência espanhola). Cerca de três mil pessoas acompanhavam a missa. Entre elas, as “arlesianas” (mulheres usando os trajes tradicionais da região), cavaleiros e diversas ordens religiosas como os Cavaleiros do Santo-Sepúlcro. Apesar do vento forte que chicoteava a areia por todos os lados fazendo os hábitos dos sacerdotes dançarem com força, todos aguardaram o fim da celebração para acompanhar a procissão até a praia.

A multidão caminhou com calma, no centro dela a imagem com as santas dentro de um barquinho pintado de azul. Na praia, mais um novo momento para instrospecção e oração. O grupo terminou a procissão deixando a imagem na basílica onde estão as relíquias das santas e de Santa Sara.

Como o momento não era apenas de fé, aproveitamos para descobrir as delícias da culinária local em um almoço onde não faltou o cheirinho e o gostinho de mar.

A peregrinação das Santas acontece sempre no mês de outubro, e esse ano, excepcionalmente a procissão fez parte da programação cultural de Marseille-2013.

*Mais detalhes sobre essa lenda, no e-book ilustrado com fotos da Provence: SagradoS – A Aliança de Maria Madalena. 

Procurando hospedagem ? 

Clique aqui e veja com quem trabalhamos: Booking. 

A nossa assessoria é gratuita para todos os clientes que optam por se hospedar com os nossos parceiros. Além de contar com a consultoria de quem conhece e mora na Provence, você não paga mais nem um centavo por isso.

Aguardamos o seu mail caso tenha alguma dúvida de como funciona o nosso serviço: site@naprovence.com.

Tags:, , ,

Deixe um comentário

Nota: Os comentários no site refletem as opiniões de seus autores, e não necessariamente as opiniões do portal de internet NaProvence. Você deve abster-se de insultos, palavrões e expressões vulgares. Reservamo-nos o direito de excluir qualquer comentário sem aviso prévio ou explicações.

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são assinados com *