A cozinha é um dos lugares onde passo o menor tempo possível. Sempre achei que cozinhar é um talento e eu particularmente não nasci com nenhum.
Por isso fui experimentar o curso de culinária do meu parceiro Gilles – que tem talento de sobra – com muita curiosidade e um certo receio de não estar à altura. Felizmente, o curso é aberto para amadores e profissionais.
Menu provençal proposto
- Tapenade (um patê com azeitonas),
- Carneiro com ervas da Provence e cebolas “jovens”,
- Gratinado de batata,
- Tomates “à la provençale”,
- Queijo de cabra do Montaiguet
- Torta de pêra com sorvete de baunilha.
Ingredientes na feira de Aix-en-Provence
Como em todo programa para se preparar uma boa receita, começamos o nosso curso comprando os ingredientes.
Na feira da praça Richelme encontramos os legumes, o alface, as pêras e os tomates – do tamanho de uma manga. Tudo bem fresquinho.
Passamos para pegar o sorvete em uma doceria artesanal e o carneiro em um açougue.
Vinhedo
Tudo pronto pegamos a estrada para o que estava faltando: o queijo e o vinho. A primeira parada foi em um vinhedo da região a apenas alguns minutos de Aix, onde compramos duas garrafas: um rosé e um tinto e seguimos viagem por estradinhas de terra e com curvas até uma fazenda de cabra onde Gilles selecionou os queijos.
Mão na massa
A essa altura já ouvia o estômago reclamar a minha atenção, mas para chegarmos ao “grand finale” ainda tínhamos um bom caminho pela frente.
Chegamos na casa de Gilles, na campanha provençal, colocamos os aventais e a aventura começa. De cara a minha primeira missão foi preparar a sobremesa. Gilles dita os ingredientes e eu coloco a mão da massa. Ao meu lado, Kira, uma jovem russa e um casal de americanos recebem cada um uma tarefa.
O curso continua com explicações sobre os pratos, curiosidades – a receita do carneiro era da cozinheira de Cézanne – e muita atenção para não errar nas quantidades ditadas por Gilles em cada uma das etapas.
Surpreendi-me com a simplicidade e facilidade de algumas receitas. O gratinado de batata até eu conseguiria repetir! Apenas lâminas bem fininhas de batata, sobrepostas e entre elas um fio de azeite, sal e pimenta. O cheiro do carneiro assado com as cebolas quase caramelizadas e com ervas da Provence começa a se espalhar pela casa.
Colhemos o manjericão e as outras ervas direto na horta de Gilles e fomos preparar a tapenade! Um patê feito com azeitonas e que abre maravilhosamente bem qualquer refeição. Servida com pão quentinho é simplesmente um sonho!
Está na mesa!
Com tudo pronto nos sentamos à mesa para saborear o que foi feito.
Os tomates “à provençale” estavam crocantes, o carneiro macio e bem temperado e o gratinado se desmanchava na boca. O almoço terminou com um café com calissons, o docinho tradicional de Aix e a moleza típica desses momentos deliciosos onde alimentamos muito mais do que o corpo.
Informações praticas
- O curso, os ingredientes, o queijo, os vinhos e o transporte (do centro de Aix para o centro de Aix) estão incluídos no preço do serviço
- A jornada começa às 9h30, em frente ao Office de Tourisme de Aix-en-Provence e termina no mesmo local às 15h30
- É possível viver essa experiência em Aix-en-Provence, Marseille e Saint-Rémy
- Possibilidade de contratar um tradutor em português para facilitar a compreensão da aula
Para viver a experiência – apenas em francês ou inglês – de um curso de cozinha com Gilles é só entrar em contato com o NaProvence: site@naprovence.com.
Experiências personalizadas
Gostaria de viver uma experiência na França com um motorista-acompanhante que fala português?
Procurando hospedagem ?
Dúvidas sobre os nossos serviços?
Envie o seu mail para site@naprovence.com ou entre em contato pelo direct do Instagram.
Consultoria WhatsAPP
Serviço pago e disponível apenas para clientes com passagens aéreas compradas para o ano em curso.
2 Replies to “Curso de cozinha provençal”
24 março 2015
25 março 2015