Construída em homenagem à Nossa Senhora, essa abadia continua tendo a mesma função desde que foi criada, no século XII: ela é um monastério, local de retiro para peregrinos e pessoas que buscam a contemplação.
Mas o que podemos visitar na abadia?
Os campos de lavanda, os prédios medievais, o cloître e a lojinha.
Os prédios com o telhado em pedra constituem o monastério medieval, construído entre os séculos XII e XIII. Nele, você vai ver: antigo dormitório, a igreja, a sala do forno (onde os monges se aqueciam), a sala de reuniões e o jardim (cloître).
O jardim interior é quadrado, com colunas em torno que contam com inúmeros símbolos. Elas estão em pares para lembrar os contrastes da vida: o Bem e o Mal, luz e sombra, etc.
O interior da igreja é sóbrio como todo o prédio e as regras estritas da congregação: nada de dourados, ornamentos, ou outras extravagâncias. As ogivas góticas formam os tetos, como leveza e uma beleza discreta. A única imagem presente é a da Virgem Maria. Os cistercianos pregam a simplicidade.
As sete liturgias diárias são celebradas na igreja ou nas capelas e são abertas ao público, confira os horários no site da abadia.
Seis monges moram no local, onde cultivam a lavanda e produzem uma série de produtos derivados, como o mel.
Abadia de Sénanque – ficha técnica:
- Ela fica vizinha de Gordes,
- Não entre, nem saia durante as liturgias,
- Esse é um local de orações e reclusão, não faça barulho,
- Não faça fotos/vídeos durante as liturgias,
- Use roupas adequadas ao local,
- Importante: nenhum carro, van ou ônibus tem autorização para se aproximar do prédio e devem ficar no estacionamento, que fica a cinco minutos à pé do monumento,
- O monumento conta com inúmeros degraus e escadas,
- Faça a visita durante a floração dos campos de lavanda, entre o meio de junho e o meio de julho.
As informações foram úteis? Compartilhe com um amigo e siga o nosso perfil no Instagram para viajar para a França todos os dias com a NA PROVENCE.