Contato : +33 (0)4 42 26 40 34 WhatsApp : +33 (0)6 09 01 49 97

Abadia de Sénanque, um cartão postal da Provence

Construída em homenagem à Nossa Senhora, essa abadia continua tendo a mesma função desde que foi criada, no século XII: ela é um monastério, local de retiro para peregrinos e pessoas que buscam a contemplação.

Mas o que podemos visitar na abadia?

Os campos de lavanda, os prédios medievais, o cloître e a lojinha.

Os prédios com o telhado em pedra constituem o monastério medieval, construído entre os séculos XII e XIII. Nele, você vai ver: antigo dormitório, a igreja, a sala do forno (onde os monges se aqueciam), a sala de reuniões e o jardim (cloître).

O jardim interior é quadrado, com colunas em torno que contam com inúmeros símbolos. Elas estão em pares para lembrar os contrastes da vida: o Bem e o Mal, luz e sombra, etc.

O interior da igreja é sóbrio como todo o prédio e as regras estritas da congregação: nada de dourados, ornamentos, ou outras extravagâncias. As ogivas góticas formam os tetos, como leveza e uma beleza discreta. A única imagem presente é a da Virgem Maria. Os cistercianos pregam a simplicidade.

As sete liturgias diárias são celebradas na igreja ou nas capelas e são abertas ao público, confira os horários no site da abadia.

Seis monges moram no local, onde cultivam a lavanda e produzem uma série de produtos derivados, como o mel.

Abadia de Sénanque – ficha técnica:

  • Ela fica vizinha de Gordes,
  • Não entre, nem saia durante as liturgias,
  • Esse é um local de orações e reclusão, não faça barulho,
  • Não faça fotos/vídeos durante as liturgias,
  • Use roupas adequadas ao local,
  • Importante: nenhum carro, van ou ônibus tem autorização para se aproximar do prédio e devem ficar no estacionamento, que fica a cinco minutos à pé do monumento,
  • O monumento conta com inúmeros degraus e escadas,
  • Faça a visita durante a floração dos campos de lavanda, entre o meio de junho e o meio de julho.

As informações foram úteis? Compartilhe com um amigo e siga o nosso perfil no Instagram para viajar para a França todos os dias com a NA PROVENCE.

 

Tags:, , , , , , , ,

Deixe um comentário

Nota: Os comentários no site refletem as opiniões de seus autores, e não necessariamente as opiniões do portal de internet NaProvence. Você deve abster-se de insultos, palavrões e expressões vulgares. Reservamo-nos o direito de excluir qualquer comentário sem aviso prévio ou explicações.

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são assinados com *