Camargue: um paraíso natural e cultural na França

A Camargue é um Patrimônio Mundial da UNESCO, reconhecido em 1975 por sua importância como zona úmida e pela rica biodiversidade que abriga. A região é um dos maiores deltas da Europa e um dos mais importantes santuários de aves do continente.

Um paraíso natural

Com seus espaços naturais preservados, a Camargue é um santuário frágil para uma fauna e flora excepcionais na Europa, protegidas pelo Parque Natural Regional de Camargue. Essa região oferece paisagens únicas e é um espaço natural de interesse mundial, o que levou Arles a ser classificada como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

Localização e características

Situada entre os dois braços do Rio Ródano (formando um delta: o Grande Ródano a sudeste e o Pequeno Ródano a sudoeste), a Camargue é uma vasta zona úmida de aproximadamente 100.000 hectares, a maior da França e também uma das mais secretas. Ela se divide em três zonas distintas: as áreas de cultivo ao norte do delta, as salinas a oeste e leste, e as lagoas ao sul.

Ação humana na Camargue

A Camargue também é um território moldado pelo homem, que através da construção de diques nos dois braços do Ródano e no mar, e do desenvolvimento de uma agricultura adaptada, como a cultura do arroz e a colheita do sal, modificou a região. Isso foi possível através do controle do fluxo das águas doces do Ródano, das águas salgadas do Mediterrâneo e das terras do delta. Cerca de cem manadas se dedicam à criação de cavalos e touros da raça Camargue.

O cavalo na Camargue

O cavalo é o companheiro do guardião e sua ferramenta de trabalho. A intervenção humana também possibilitou a proteção do meio ambiente com a criação de uma reserva natural e do Parque Natural Regional, além de áreas abertas ao público.

Um paraíso para os pássaros

A Camargue é um santuário ornitológico, com cerca de 400 espécies de aves registradas, incluindo o flamingo rosa, símbolo da região. É importante reservar tempo para explorar a Camargue, seja através de trilhas para pedestres ou ciclistas, ou cavalgando em um cavalo da raça Camargue, ideal para o turismo equestre.

Informações práticas:

  • Dias e horários de visita: a Camargue é um local aberto, mas algumas áreas protegidas podem ter horários de visita específicos.
  • Tarifas: o acesso à maioria das áreas da Camargue é gratuito, mas algumas atividades, como passeios de barco ou visitas guiadas, podem ter custos.
  • Reserve sua acomodação com antecedência, especialmente durante a alta temporada com o apoio da nossa equipe.
  • Participe de uma visita guiada para conhecer a fundo a história e a natureza da Camargue.
  • Observe os flamingos nas lagoas.
  • Faça um passeio de barco pelos canais da Camargue.
  • Visite as salinas.
  • Aprenda sobre a cultura e as tradições da Camargue.

As informações foram úteis? Compartilhe com um amigo e siga o nosso perfil no Instagram para viajar para a França todos os dias com a NA PROVENCE.

 


Tags:, , , , , ,

Deixe um comentário

Note: Comments on the web site reflect the views of their authors, and not necessarily the views of the bookyourtravel internet portal. You are requested to refrain from insults, swearing and vulgar expression. We reserve the right to delete any comment without notice or explanations.

Your email address will not be published. Required fields are signed with *

error: O conteúdo está protegido !!